Estudos Bíblicos - Encalhado não! Ancorado.

Por Guto Marcondes - 16 de abril de 2013 Nenhum comentário
Já não bastassem todas as dificuldades e pressões pelas quais um jovem tem que passar, alguns ainda tem que lidar com cobranças tipo: "Quando é que você vai arrumar um(uma) namorado(a)?" "Você precisa se casar!..."

Infelizmente essas cobranças fazem parte e o melhor é saber como lidar com elas; Quando se é solteiro: "Quando você vai arrumar uma namorada?"; Quando você finalmente arruma uma: "Quando vão se casar?"; Vocês se casam: "Quando vão ter filhos"?; Nasce o primeiro: "Quando vão ter o segundo? Um só é ruim..." e por aí vai...

Especificamente no campo do namoro e casamento, vejo expemplos de jovens que sofrem com comentários deste tipo, o que por vezes acaba gerando um incômodo na pessoa e até algumas vezes um sentimento de frustração. Na família ou até dentro da igreja é comum vermos pessoas colocando rótulos tipo: "Encalhada", "Solteirão/Solteirona", "Galo de São Roque" (Não me perguntem de onde veio este último termo, só sei que já ouvi dele..rsrsr).

O termo "Antes só que mal acompanhado(a)", cabe muito bem nesta postagem. Não adianta nada ceder às pressões, cobranças, colocações de rótulos e acabar se casando com qualquer pessoa. Não importa com quantos anos você vai se casar, mas sim COM QUEM você vai se casar e se este "alguém" é realmente a pessoa que Deus preparou para estar ao seu lado. Eu sempre digo que Deus fez um homem para um mulher e uma mulher para um homem! Ele disse "Não é bom que o homem fique só"(Gn 2:18) portanto, não se apresse, pois com certeza Ele tem alguém preparado para estar ao seu lado e lhe fazer feliz; para caminharem juntos.

Quando ouvir alguém dizer que você está encalhado(a), diga: Encalhado(a) não! Ancorado(a). A Biblia nos traz um versiculo que fala da Âncora: Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco.” – Hebreus 6:19 

Nosso porto seguro é Jesus, e é Nele que a âncora do nosso coração deve estar sempre apoiada. O Cristão jamais fica "encalhado" o cristão fica sempre "ancorado" no Senhor Jesus.

Casar não é o bastante, não é a solução! É preciso se casar com a pessoa certa! Ou seja, como disse a Missionária Sarah Sheeva: "Encalhado é quem se casa com a pessoa errada".

"O mundo diz que encalhado é quem está solteiro, mas encalhado é quem casa com a pessoa errada, pois o solteiro ainda tem a chance de se casar com a pessoa certa, já quem casou com a pessoa errada tem que esperar até a morte para se casar novamente", disse a missionária em uma das sua ministrações. Infelizmente hoje em dia as pessoas já se casam com o pensamento de que -"se não der certo, me separo" - , mas Deus não vê as coisas desta forma. A aliança com o cônjuges é a mais importante depois da aliança com Deus.
Não se sinta frustrado por ver que todos oas seus amigos e amigas estão se casadno e você não. Tenha suas convicções firmadas e o propósito de se casar certo! Esteja sempre atento ao que acontece à sua volta, pois muitas vezes a pessoa que você espera está bem aí do seu lado e você não está percebendo. E se não está, não tem problema, espera em Deus pois mesmo que de longe Ele vai trazer alguém pra você! Ele está sim profundamente interessado no seu futuro e com quem você irá se casar. A Igreja é constituida de famílias e por isso Deus tem interesse que você forme sua família, baseada no temor Dele.

Eu sei que com o passar dos anos, a ansiedade começa a tomar conta e o medo de ficar sozinho(a) acaba povoando nossa mente, mas siga o conselho de Pedro: Lançando sobre Ele (Deus) toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7)

O ditado popular é verdadeiro quando diz que "toda panela tem sua tampa"; às vezes se demora um pouco pra se encontrar a tampa certa para nossa panela, mas quando se encontra, é uma maravilha!

Insisto: Quando lhe disserem que você está encalhado, responda: "Encalhado não! Ancorado". Deixe Deus conduzir sua vida, deixe Ele cuidar deo seu futuro, e não se precipite, não se julgue incapaz, feio, ou que há algo errado com você! Não há nada errado em esperar em Deus! É claro que quando chegar o tempo de atitude você terá que fazer sua parte, (principalmente os rapazes). Por isto é necessário orar, entregar nas mãos de Deus, mas estar atento ao que acontece à sua volta. Há rapazes que passam anos solteiros porque não tem coragem de falar sobre namoro com uma moça! Embora ela dê todas as dicas de que gosta dele e que gostaria de namorar com ele, o moço não sai do lugar. è complicado ficar esperando que a moça chegue em você, porque na nossa cultura, as mulheres não tem este hábito e nem é legal. Se você já orou e tem certeza de que a garota é a que Deus tem escolhido pra você, se ela correspode aos seus sentimentos, deixe a timidez de lado e se aproxime dela, meu caro. Deus não faz o que cabe a nós fazê-lo.

Meu irmão, minha irmã esteja convicto de que Deus tem o melhor pra sua vida e no momento certo colocará alguém no seu caminho.

Que o Senhor te capacite, te fortaleça e te inspire!
Deus em Ti e através de Ti!

Descanse no Senhor.

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.

Livres DT - Por Guto Marcondes
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Estudos Bíblicos - Encalhado não! Ancorado. "