Para enxergarmos bem, dois fatores são essenciais e fundamentais: a luz e o sentido. De nada adianta a claridade do meio-dia. Da mesma forma, o sentido não nos ajudará se estivermos em meio à escuridão: andaremos às apalmadas.
A luz é um fator objetivo, externo. A Palavra de Deus é chamada de "Lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (Salmos 119:105). Quando a conhecermos, muitas coisas que não sabíamos tornam-se claras e objetivas. Por meio da Bíblia, Deus nos mostra as armadilhas, os laços da morte, perigos, abismos, pedras de tropeço no nosso caminho e também a maneira como devemos proceder. A Palavra nos dá discernimento, princípios para nortear nossa vida e as respostas de que precisamos.
O sentido, por sua vez, é um fator subjetivo, interno, que parte de nós mesmos. De nada adianta Deus nos ter deixado Sua Palavra com todas as suas orientações, ensinamentos e exemplos, se nos recusamos a olhar para ela, deixando-a esquecida. No coração insensível que utilizavam sua visão e audição, mas não compreendiam o que Deus queria lhes mostrar.
É necessário conhecer a Bíblia, meditar e refletir sobre ela e, acima de tudo, pedir ao Senhor sabedoria para entendê-la. Nossa mente deve estar receptiva e sensível à mensagem divina. Se deliberarmos seguir a Palavra de Deus, obedecendo a tudo que ela nos mostra, certamente teremos uma visão mais nítida sobre nosso caminhar e, mais do que isso, sobre o que nos espera no final de nossa trajetória. Ela também nos mostrará quem somos, ela é semelhante a um espelho.
Como sua Palavra, Deus nos deu a luz para a vida. Que tal também abrir os olhos?
Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão.
Livres DT - Por Wallysson Canuto
(livresdt@yahoo.com.br)
Nenhum comentário para " Estudos Bíblicos - Tua Visão "