Silas Malafaia ensina porque não assistir "Salve Jorge"

Por Guto Marcondes - 17 de abril de 2013 Nenhum comentário
Um boicote evangélico a novela Salve Jorge tem chamado a atenção para algo muito grave na Igreja: a falta de maturidade dos cristãos brasileiros. Há pelo menos uma semana, o Facebook tem sido dominado por mensagens fundamentalistas, alertando aos “crentes” para o perigo de assistir a essa novela. Segundo os manifestantes, Jorge é Ogum, uma entidade invocada pelos espíritas.

Além de serem medonhos e de igualarem as religiões afro-brasileiras ao Espiritismo, os textos apresentam a doutrina do medo, muito conhecida e difundida pelas igrejas neopentecostais. A ideia propagada é de que a pessoa pode ser amaldiçoada ao assistir essa novela. O pior: usam o nome de Deus para amedrontar o rebanho (on-line).

Sem consciência e de uma forma bem alienada, muitos protestantes, até de igrejas históricas, têm se deixado levar por uma baboseira sem fim criada pelo líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo. Chamo-o de pai de santo devido aos rituais realizados em seu terreiro, digo, templo, que se assemelham bastante às práticas da Umbanda e do Candomblé. Como exemplos, podemos citar a sessão dos descarrego, o culto da rosa branca, os banhos de arruda, a sexta-feira forte, o culto dos empresários, sem contar a utilização do sal grosso. Qual o interesse de Edir Macedo em detonar as novelas da Globo? Ué, minha gente, não é obvio? Os programas da Record, emissora do bispo, estão com problemas de audiência. Sua novela Balaco Baco, mistura de Avenida Brasil com Cheias de Charme, não colou. E a salvação para o grupo é colocar novamente no ar a minissérie Rei Davi. Com isso, o Edir Macedo encabeçou uma campanha para chamar os “crentes” para um despertar. Em vez da Salve Jorge por que não assistir ao Rei Davi, que é uma história bíblia?

Uma coisa que quero deixar clara: aqui não estou defendendo a Globo. Até porque não ganho nada com isso. Nem estou defendendo as novelas. Todas elas, sem exceção apresentam cenas de prostituição, adultério, violência, crueldade, desequilíbrio emocional, falhas de caráter, de personalidade. Acredito que cada pessoa, salva em Jesus Cristo, tem consciência advinda do Espírito Santo para saber até onde pode ir. E a fé no Senhor, no qual eu acredito, nos liberta de todo o fardo. Quem somos nós para interferirmos nas iniciativas individuais? Como a salvação é individual, é importante deixar claro que cada um opta pelo caminho a seguir. Se escolho não assistir, é por uma questão minha com Deus. Posso até compartilhar minha visão, mas não posso obrigar ninguém a ser como eu.

Apesar de acreditar que a novela vai de encontro às minhas convicções como serva de Cristo, não posso participar de uma campanha, falando mal de outras religiões. Uma pergunta que deixo no a: Até que ponto o cristão mostra ser diferente, um ser transformado por Jesus Cristo, ao postar em sua página no Facebook que não vai assistir a Salve Jorge devido às ligações o santo às religiões afrobrasileiras?
Com esse texto, venho chamar atenção dos cristãos, que fazem parte do Corpo de Cristo, para que estejam atentos aos enganos. Você não vai deixar de ser salvo em Jesus porque assistiu a qualquer novela. Sua casa não será amaldiçoada porque você assistiu Salve Jorge. O que torna a vida de um cristão fria é a valorização que ele dá a algo que não seja Deus. Se você deixa de ter um encontro com Senhor para assistir ao desenho do Tio Patinhas, por exemplo, você está em pecado. Você não precisa assistir a Salve Jorge para errar.
Um ponto importante também que preciso falar aqui é sobre as diferenças entre as religiões Espírita, Umbanda e Candomblé. Irmãos, pelo amor de Deus, são coisas diferentes. Antes de falar, procure conhecer melhor para não cometer gafe nem magoar ninguém.
Jorge, para quem não sabe, foi um cristão fervoroso, no século III, que foi perseguido porque professava ser salvo por Jesus Cristo. 


Ele era uma figura importante no Império Romano, mas foi morto porque defendia os cristãos. Ele era contra a morte dos seguidores de Jesus. Ele conhecia a verdade e não teve medo de revela-la ao imperador.
“A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade.”
Muitos anos após sua morte, é que Jorge Capadócia, como realmente se chamava, foi considerado santo. Como ocorreu com vários outros homens santificados pela Igreja Católica, Jorge também foi relacionado aos Orixás da Umbanda e do Candomblé.
A conclusão que chego é que em vez de ir para o Facebook fazer escândalo por causa de novela, o cristão deve estar preocupado em passar da melhor maneira aos amigos, conhecidos e familiares o amor de Jesus. E para aprender a defender sua fé de maneira inteligente e saudável, leia mais a Bíblia e tire um tempo para refletir. Não use mensagens fabricadas por outros. Nem ache que está defendendo a sua fé ao fazer uma besta campanha no Facebook. Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine. 1 Coríntios 6:12

Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.” 2 Coríntios 3:17

Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido em sacrifício”, não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência, isto é, da consciência do outro e não da sua própria. Pois, por que minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros?” 1 Coríntios 10:28-29

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1

Fonte: Silas Malafaia e Arte de Chocar

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.

Livres DT - Por Guto Marcondes
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Silas Malafaia ensina porque não assistir "Salve Jorge" "