Papa Francisco diz que Igreja não pode interferir espiritualmente na vida dos gays

Por César Costa da Silva - 19 de setembro de 2013 3 Comentários
Francisco critica ‘obsessão’ da Igreja com aborto e união gay

Em sua primeira entrevista exclusiva em seus seis meses de pontificado, o Papa Francisco fez declarações surpreendentes para a revista La Civilta Cattolica [Civilização Católica]. O novo número da publicação jesuíta, ordem a qual ele pertence, foi lançado hoje na Itália. A entrevista foi reproduzida simultaneamente por 16 revistas jesuítas de todo o mundo e inclui longas reflexões do Papa sobre a identidade da Igreja que ele deseja imprimir.

Na longa matéria de capa, a revista traz o pontífice abordando temas constantes no discurso religioso: aborto e casamento gay. “A religião tem o direito de expressar sua opinião ao servir as pessoas, mas Deus nos fez livres: é impossível interferir espiritualmente na vida das pessoas”, disse ele.

Para Francisco, existe uma “obsessão” dos religiosos em pregar contra o aborto e o casamento gay. Para ele, “a Igreja Católica não tem o direito de interferir espiritualmente na vida dos homossexuais… A Igreja deve ser uma casa aberta a todos, e não uma pequena capela focada em doutrina… Os homossexuais devem ser aceitos com “respeito, compaixão e sensibilidade”.

Aproveitou para esclarecer uma de suas declarações no Brasil, após o término da Jornada Mundial da Juventude. “Se um gay busca Deus, quem sou eu para julgar”, lembrou, e justificou: “Quando Deus olha para um gay, ele confirma a existência dessa pessoa com amor, ou rejeita e condena esta pessoa?’ Nós devemos sempre considerar esta pessoa. Aqui entramos no mistério da humanidade”.

O pontífice também criticou o que considera a insistência da Igreja em falar sempre sobre os mesmos temas. “Não precisamos insistir nesses assuntos relacionados a abortos, casamento gay e o uso de contraceptivos. Eu não falei muito sobre essas coisas, e fui repreendido por isso. Não é necessário falar sobre isso todo o tempo… Os ensinamentos dogmáticos e morais da Igreja não são todos equivalentes. O ministério pastoral da Igreja não pode ser obcecado com a transmissão de um conjunto desarticulado de doutrinas a serem impostas insistentemente”.

Para ele, a questão é clara: “A Igreja se fechou muitas vezes em pequenas coisas, em pequenas mentes pensantes. As pessoas de Deus querem pastores, não clérigos agindo como burocratas ou membros do governo”.

Disse ainda que é pecador. “Esta é a definição mais precisa. Não é uma figura de linguagem, um gênero literário. Eu sou um pecador”. Esclarecendo que mesmo as pessoas de fé podem ser afligidos pela dúvida: “Os grandes líderes das pessoas de Deus, como Moisés, sempre deixaram a porta aberta para a dúvida. Você deve deixar a porta aberta para o Senhor.”

Convocou também a Igreja a encontrar um novo equilíbrio entre missões políticas e espirituais, pois somente assim eliminaria o risco de a instituição “desabar como um castelo de cartas”.

Para os analistas do jornal The New York Times, esse tipo de declaração apenas confirma o que a maioria dos católicos já suspeitava: as posições de Francisco são bem diferentes de Bento 16. Ao longo da entrevista, negou ser um “ultraconservador” e enfatizou “Eu nunca fui de direita”. No fim, questionado sobre como vê a Igreja Católica Romana, asseverou: “Devemos pensar na igreja como a casa de todos, não como uma pequena capela que reúne apenas um grupinho de pessoas selecionadas. Não devemos reduzir o seio da igreja universal a um pequeno ninho proteger nossa mediocridade”.

Fonte: Gospel Prime / Com informações do The New York Times

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão.

Livres DT - Por César Costa
(livresdt@yahoo.com.br)

3 comentários to ''Papa Francisco diz que Igreja não pode interferir espiritualmente na vida dos gays"

COMENTAR
  1. ...Pelo que parece o Papa não apoia nada, apenas não requer Julgamentos incisivos sobrem gays ou mulheres que abortam, demonstrando o lado de graça que Jesus trouxe onde não veio para os sãos e sim para os doentes, não para os justos e sim para os pecadores, Não é por força nem por violência mas pelo Espirito de Deus, que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo... A letra (a lei escrita em pedras) mata mas o Espirito vivifica(a lei do Espirito escrita nas tabuas de nossos corações), Nos somos a luz do mundo e sal da terra e não juízes,por isso devemos não julgar e sim proporcionar para este palavras temperadas com sal, com muita graça, sabedoria e amor... o que vejo nesses últimos eventos são um monte de juízes que querem impor a palavra de Deus e não apregoá-la... o bom semeador saiu a semear e a semente que caiu em terra boa essa deu bons frutos,uns preparam o terreno, outros lavram a terra, outros são os que semeiam a boa palavra e outros necessitados colhem os frutos em forma testemunhos e as boas novas daquela terra que recebeu a boa semente!!! Amém.

    ResponderExcluir
  2. O papa deveria ler e entender melhor a biblia, porque a igreja e aberta a todos, mas para ser Cristão, tem que ser hétero, foi assim que Deus criou o homem e ser gay e horrendo aos olhos do Senhor (LV18:22) e ele abomina tal união, mas se a pessoa quer se libertar que vá a igreja, e aprenda o que Deus tem pra ela

    ResponderExcluir
  3. Realmente devemos nos focar no que tange às Santas Escrituras, a Bíblia é bem clara, quem tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, não vejo em lugar nenhum da Bíblia alguém que titubeie com relação ao que a fé dos Santos pregava, será que estão esquecendo da mulher de Ló???!!! E de Sodoma e Gomorra!!!Misericórdia Senhor, precisamos investir na graça e no conhecimento da Tua Palavra, pois não são poucos os que perecem por falta de conhecimento... Ajuda-nos o Deus a levar a Tua Palavra a todas as criaturas, pois todos nós somos criaturas sua, feituras sua, porém precisamos reconhecer Jesus como nosso Salvador, para de fato sermos chamados de Teus Filhos, o povo perece por falta de conhecimento, e mais nós não podemos mais ser considerados pecadores, pois senão a crucificação e ressurreição de Jesus teria sido em vão, por isso devemos dizer que somos pecadores redimidos, redimidos não pela nossa própria força, mas, pelo PRECIOSO SANGUE DE JESUS QUE FOI DERRAMADO POR NÓS NA CRUZ DO CALVÁRIO, SANGUE CARMESIM QUE LIMPA DE TODO PECADO, NÃO É DE ALGUM PECADO, MAS DE TODO E QUALQUER PECADO!!!
    Igreja de Jesus, imaculada, pura e santa, somos nós...!!!

    ResponderExcluir