Livres Diante do Trono entrevista Isa Coimbra, líder de dança na IBL

Por Guto Marcondes - 18 de junho de 2013 3 Comentários
Isa Coimbra fala da sua vida, da importância do ministério de dança.

A Igreja Batista da Lagoinha não é inspiração para o Brasil apenas pela música. Parte do sucesso das canções, quando gravadas ou apresentadas, está na performance do Ministério de Dança que acrescenta um toque de espiritualidade visual e inegavelmente torna a música mais compreensível e assimilável pela alma.

De alguns anos para cá, um nome é sempre associado à dança na IBL: Isa Coimbra, 26 anos, que aceitou Jesus aos 7 anos de idade, está na Igreja Batista da Lagoinha há 16 anos e, que, atualmente, é a líder do ministério batizado de Dança da Noiva para o Avivamento (DNA). Isa é formada em Direito pela Universidade de Belo Horizonte (UNI-BH) e Dança pela Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, e dançou em todos os DVDs do Diante do Trono até o ano de 2011. Participou ainda dos DVDs do “Adoração e Adoradores” e de Nívea Soares.


No último dia 08 de Junho, durante o Seminário de Louvor e Adoração "Levantando um Altar de Adoração", promovido pela Igreja do Nazareno na cidade de São José do Rio Preto/SP, a equipe do Livres DT, esteve presente. Fomos muito bem recebidos pelas queridas e preciosas irmãs: Renata Rodrigues, Joice Cremonesi e Carla França e toda a equipe que organizou o belíssimo seminário que marcou a todos nós que participamos destes dias de intensa adoração ao nosso amado Pai.

Entre uma programação e outra, Isa Coimbra atendeu nossa equipe, e o bate-papo você confere agora:

Livres DT: Há embasamento bíblico para o uso da dança no culto?
Isa Coimbra: O texto de 2 Samuel 6 relata o momento em que Davi dançava de alegria no retorno da Arca da Aliança para Jerusalém. O Salmo 150 nos convida a louvar ao Senhor com tamborins e danças e ainda acrescenta diversas outras manifestações e formas de louvor a Deus. Esses textos nos mostram que o culto não está ligado a um lugar e momento específico ou a um tipo exclusivo de arte, mas sim na totalidade de adoração e entrega a Deus. Por que acharíamos que o grande criador do universo esperaria que adorássemos a Ele somente com uma porcentagem dos dons que Ele mesmo nos deu? Deus não espera uma forma especifica de adoração. Ele espera uma forma completa, o tudo, o 100%. E a dança também faz parte desse todo.

Livres DT: Coreografia, dança, qual a diferença entre os dois e qual a aplicação de ambos?
Isa Coimbra: Dança é a arte de mover-se no espaço e no tempo. Ela pode ser coreografada ou espontânea. Usamos o termo coreografia para uma dança ensaiada previamente e espontânea para uma dança criada no momento. Ambas são utilizadas na Igreja.

Livres DT: O cristão pode utilizar qualquer tipo de dança?
Isa Coimbra: Essa pergunta fica um pouco mais clara se pensarmos na música. Existe algum tipo de ritmo musical proibido aos cristãos? Claro que não. Essa questão é uma reflexão muito mais cultural e social. O que torna uma música profana ou cristã é a sua letra e intenção. Ritmos e melodias são diferenciados culturalmente. Precisamos ter o entendimento de que existe o momento e local apropriado para todas as coisas. Pode acontecer que a forma como um cristão africano dança para o Senhor venha a escandalizar um brasileiro ou vice-versa, o que não significa que a dança africana seja do Diabo. Cada cultura possui seu estilo artístico e padrões morais que devem ser respeitados. O que não podemos fazer é darmos lugar à carne e deixarmos que a nossa dança fira a santidade do nosso irmão em Cristo. Precisamos do discernimento do Espírito Santo e da reflexão, do porquê e para que estamos dançando determinado tipo de dança.




Nós do Livres DT agradecemos o carinho da nossa queria irmã Renata Rodrigues, da Carla França e do precioso irmão Guilherme Fabiano e todos a Igreja do Nazareno em São José do Rio Preto. Foi uma honra estar com vocês, e participar deste belíssimo evento. Desejamos que Deus possa continuar capacitando, inspirando e fortalecendo cada um.

Estendemos os nossos agradecimentos aos nossos queridos amigos, irmãos e parceiros, a fotógrafa Gianda Oliveira, ao fotógrafo Hélio Tuzzi, e a jornalista Joice Cremonesi, que nos receberam de braços abertos, mostrando realmente o caráter de Jesus inserido em suas vidas! É um privilégio poder chamá-los de amigos. Agradecemos o apoio, incentivo e colaboração. Deus certamente recompensará a cada um!

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.

(livresdt@yahoo.com.br)

3 comentários to ''Livres Diante do Trono entrevista Isa Coimbra, líder de dança na IBL"

COMENTAR
  1. as ministrações são muito linda

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Isa e continue deixando Deus te usar!!Gosto muito das roupas na dança e gostaria de saber qual o tecido do vestido que a Isa usa no dvd Renovo( 2013) adoração Nos braços do Pai, se alguém souber comente aqui!!Fazendo um grande favor, tmbm ministra de louvor e profeta da dança,Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Algumas dessas perguntas (e respostas) foram COPIADAS do blog Dança com Propósito.http://blogdancacomproposito.blogspot.com.br/2012/05/entrevista-com-isa-coimbra.html Plágio é CRIME, PECADO e FALTA DE PROFISSIONALISMO.

    ResponderExcluir