Por Guto Marcondes - 12 de maio de 2013 6 Comentários
Marcos 16:15: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Quando olhamos para a vida do Pastor Marcelo Toshi o primeiro pensamento que o Espírito Santo nos traz ao coração é o versículo supracitado.

Ele tem 35 anos, é casado com a Pastora Ana Cristina Toschi, e pai de duas filhas.

A frente de um grande trabalho na Primeira Igreja Batista, no interior paulista, na cidade de Araçatuba, o Pastor Marcelo tem sob a sua cobertura espiritual um grande rebanho. Viaja pelo país, e pelo mundo, levando o amor, a cura, a consolação, a restauração, transformação que somente Deus pode e quer dar. Cumprindo o Ide do Senhor, seja por meio de suas viagens ou através da Televisão, Rádio e Internet. Além dessas atividades, Ele é o Pastor responsável por vários trabalhos sociais na cidade de Araçatuba, trabalhos de excelência e extrema organização. Ele também é o idealizador de todo trabalho de extrema qualidade em mídia realizado pela Primeira Igreja Batista em Araçatuba.

Pastor Marcelo Toschi e
Pastora Ana Cristina Toschi
Um homem que renunciou, abnegou-se, abriu mão de seus próprios sonhos, de suas próprias vontades para fazer e cumprir o chamado de Deus. Para tornar conhecido aquele que se doou por nós, entregando sua vida até a última gota de sangue.

Nascido na cidade de Tupã, iniciou o ministério ainda na juventude, depois de passar por um processo árduo de transformação e superação, ele atendeu o chamado do Senhor. Nascido em lar cristão e descendente de espanhóis, o Pastor Marcelo levou para o interior de São Paulo uma nova proposta, um novo conceito de igreja. Após uma experiência de avivamento com o Espírito Santo, Deus começou a trazer novas estratégias, honrando o comprometimento que podemos notar na vida deste Pastor. O crescimento é impressionante, e a qualidade e profissionalismo nos trabalhos promovidos pela Primeira Igreja Batista em Araçatuba, tem sido destaque para toda região.

Hoje, o Pastor é um referencial no interior do Estado de São Paulo. Ele tem impactado milhares de vidas, com seu bom testemunho, sua simplicidade e carisma.

Falar do Pastor Marcelo Toshi, um homem segundo o coração de Deus, é falar de alguém que faz do trono de Deus um lugar para se estar sempre, buscando quebrantamento, perdão, novas promessas, esperança e renovação no Espírito de Deus. Mas, ele mostra-se disposto a dividir sua benção, compartilhar sua visão.

Mesmo com a intensa agenda do Pastor, Ele deu uma pausa durante suas atividades e com muita educação, e atenção recebeu de braços abertos nossa Equipe do Livres DT para um bate papo. Foram momentos maravilhosos sob a direção do Espírito Santo.

Confira na Íntegra a Entrevista:

Livres DT: Pastor, conte-nos um pouco de suas origens.
Pastor Marcelo: Nasci em um lar evangélico, minha família veio da Espanha e quando eles vieram para o Brasil, já conheciam a Jesus Cristo, e já O serviam. Grande parte da minha família materna é Cristã. É bastante interessante, porque no passado, muitos familiares meus trabalharam aqui nessa região onde estou pastoreando atualmente, eles ajudaram na implantação de Igrejas em Santa Fé do Sul/SP, São José do Rio Preto/SP, Aparecida do Taboado/SP. E o mais interessante, é que eu não tinha conhecimento dessa história. Quando o Senhor me trouxe para Araçatuba, foi que tomei conhecimento do trabalho dos meus antepassados.

Livres DT: E o encontro com Jesus, como aconteceu?
Pastor Marcelo: Apesar de ter nascido em um lar Cristão, na minha adolescência eu me desviei no evangelho do Senhor, caminhei por outros lugares, foi uma experiência muito triste para mim. Eu fui ter um encontro verdadeiro com o Senhor eu já tinha por volta de 18 anos. Eu era um religioso, cresci em uma igreja bastante tradicional, ia às reuniões porque meus pais me obrigavam, mas, minha conversão verdadeira se deu aos 18 anos de idade. Eu me lembro claramente, quando eu era adolescente, a igreja tinha sempre campanhas missionárias, e em uma dessas campanhas, eu me lembro que estava sentado no banco da igreja e pensei comigo: eu nunca vou ser pastor na minha vida. E então, quando realmente aceitei Jesus, houve uma transformação plena em minha vida. Muitos amigos meus do colégio logo começaram a se converter também por conta do meu testemunho. Sabe aquele ditado: a boca fala do que o coração está cheio? Pois então, quando comecei a servir Jesus, eu só falava dEle, em todo instante. Eu me lembro que eu estudava a noite, e durante o dia eu trabalhava secularmente. E então um dia eu saindo da escola me encontrei com um amigo, e esse meu amigo estava bastante alterado, era nítido que estava sob efeito de droga, e nesse momento deste encontro o Espírito Santo trouxe a minha memória o que eu havia dito tempos atrás: que eu jamais seria um pastor ou missionário. Eu me lembro que eu estava andando e chorando na rua, e retirei aquilo que havia dito, e disse pra Deus: Senhor minha vida é Tua, se o Senhor quiser me usar, eis-me aqui! Então na verdade meu chamado começou neste dia, a partir daquela oração. E o meu coração foi transformado e Deus começou a me dizer que Ele tinha um plano para minha vida.

Livres DT: E o chamado pastoral, como foi?
Pastor Marcelo: Eu tinha acabado de terminar o ensino médio, meu pai era advogado e tinha um comércio. E eu ajudava ele na loja, gerenciando, administrando. Quando eu recebi o chamado, eu falei abertamente com ele, e então ele me abençoou e fui para o seminário. Sai de Tupã e fui para o seminário, retornei depois como pastor de jovens da igreja que eu já participava, fiquei ali naquela igreja cerca de 6 anos.
"Meu coração foi transformado, e Deus começou a me dizer que Ele tinha um plano para minha vida"
Pastor Marcelo Toschi - Primeira Igreja Batista em Araçatuba
Livres DT: Pastor, e a vinda para a cidade de Araçatuba, aconteceu como?
Pastor Marcelo: Eu estava em Tupã com o Pastor Silas Campos (Pastor da Primeira Igreja Batista de Tupã) pastor muito querido, aprendi muito com ele. E lá recebi o convite para ser co-pastor na Primeira Igreja Batista de Campinas, aceitei o convite e fui pra Campinas. Hoje eu entendo que eu fui pra lá só pra poder vir pra cá, porque eu fiquei ali 1 ano e meio, foi um período curto mas, muito intenso, foi muito forte, eu tenho um relacionamento profundo, sempre estou lá com nossos irmãos. E foi em Campinas que surgiu o convite para vir para Araçatuba em Setembro de 2007. Foi nesse ano que aconteceu o primeiro contato com a Primeira Igreja Batista de Araçatuba, depois em outubro eu recebi o convite oficial da igreja para pastorear. E no comecinho de 2008 começamos o ministério nessa cidade tão abençoada! Já estamos aqui tem mais de 5 anos.

Livres DT: Conte-nos um pouco do trabalho desenvolvido dentro da igreja.
Pastor Marcelo: A Primeira Igreja Batista, sempre foi uma igreja muito organizada, com uma linda história, já são 77 anos de P.I.B. aqui em Araçatuba. Quando eu cheguei aqui, só havia 1 pastor, que era eu mesmo. Passamos pela fase de adaptação, todo aquele processo de mudança foi bastante difícil pra mim, porque Araçatuba é uma cidade bastante quente (risos) e eu e minha esposa, não estávamos acostumados com a temperatura tão alta assim. Então, começamos com algumas dificuldades, e foi logo no inicio do ministério aqui, que aconteceu o grande divisor de águas. Eu tinha um estudo com uma série de mensagens sobre avivamento, e esse estudo havia sido pregado em uma conferência Batista na Argentina. Então eu trouxe esse estudo aqui em Araçatuba nas reuniões de quarta-feira. Quando eu terminei os estudos, eu estava aqui no gabinete, e o Espírito Santo veio e falou comigo: nem você acredita no que você pregou! Eu levei um susto, então eu comecei a orar, e o Espírito Santo veio novamente e me disse: o que mudou na sua vida, com essas mensagens sobre avivamento? E aquilo foi muito forte! A partir daquele momento, uma santa inconformação, uma santa incomodação começou a tomar conta do meu coração, eu precisava realmente buscar um avivamento na minha vida. Lembro claramente quando Ele (Espírito Santo) disse a mim: não acontecerá nada na igreja, se primeiro não acontecer em sua vida! A partir desse momento eu comecei uma busca por avivamento, e foi daí que tudo começou. Tive muitas dificuldades naquele ano, algumas pessoas não concordaram, saíram da igreja. E foi a partir do ano de 2009 que nós temos experimentado esse crescimento lindo, isso que o Senhor tem feito na vida da nossa Igreja. Nossa visão é hoje, é de uma igreja voltada para fora, não estou dizendo que não tínhamos essa "preocupação" antes, mas atualmente temos trabalhado mais fora das quatro paredes, do que anteriormente. Começamos a dar mais atenção às pessoas, à nossa cidade. Eu tenho entendido cada vez mais que o avivamento que Deus quer não é só para a Igreja. O avivamento que Deus quer, que o Espírito Santo quer, é para a cidade! Porque o avivamento transforma uma realidade, transforma não só as pessoas que estão na igreja. Nós temos tido bastante crescimento com ações sociais, na visão de abençoar pessoas, na visão missionária. Abraçamos hoje aqui em nossa cidade mais de 22 frentes missionárias dando o sustento mensal, orando, cuidando. Temos um trabalho diário onde abençoamos mais de 100 crianças, com café da manhã, almoço, café da tarde. Distribuímos cestas básicas, oferecemos cursos profissionalizantes, atendimento médico, estamos implantando agora também o atendimento odontológico. Lembrando que todos que participam de nossos projetos, não pagam 1 centavo se quer para participar. Esse projeto que nós temos tem o nome de "João Arlindo", em homenagem ao Senhor que nos doou o espaço há tantos anos atrás. Hoje nós conseguimos abranger 8 bairros aqui em Araçatuba, e já montamos uma extensão em mais um bairro aqui de nossa cidade, o bairro Atlântico que é um novo bairro aqui da cidade. Temos 24 funcionários que trabalham integralmente nesse projeto.

Primeira Igreja Batista em Araçatuba
Livres DT: Comente um pouco mais sobre o projeto "João Arlindo".
Pastor Marcelo: Quando o Senhor começou trazer o avivamento em nossa Igreja, o projeto "João Arlindo", não tinha a proporção que tem hoje. Tudo foi crescendo, conforme nossa intimidade com o Senhor ia crescendo também. Deus quem trouxe o crescimento, e tem provido os recursos para a manutenção do projeto. Pela graça de Deus, chegamos a distribuir 40 cestas de hortifrúti por dia, temos também o fome zero, distribuímos cestas básicas, temos uma assistência social que faz um trabalho de excelência. Mais uma vez eu digo, tudo isso aconteceu, depois que Deus trouxe o avivamento em nossa igreja!

Livres DT: Vocês trabalham com a visão celular, poderia nos explicar um pouco sobre a visão deste modelo que vocês usam?
Pastor Marcelo: Deus nos trouxe a visão de células, a visão do M.D.A. (meu discípulo amado). Eu tenho um discipulador, o meu "Paistor" é o Pastor Domingos da Primeira Igreja Batista de Marília, é algo muito lindo! Porque eu entendo na bíblia que o discipulado é algo para uma vida toda. Moisés foi discipulado por 40 anos antes de voltar para tirar o povo do Egito, ele foi discipulado por Jetro. E Jetro não era um pagão, ele era um sacerdote, e depois quando Moisés saiu com o povo do Egito, Jetro continuou com Moisés, aconselhando ele. Quando foi acontecer o sacrifício, quem estava lá? Estavam: Moisés, Arão e Jetro. Então partiu do meu coração, não foi imposição de ninguém, até porque quando eu resolvi aderir a visão, eu já tinha uma equipe de pastores aqui comigo, mas, partiu do meu coração me sujeitar a outro pastor. E toda semana, nos falamos, e ele me questiona como eu estou, como estou com a minha família, como está o meu relacionamento com Deus. E esse acompanhamento é muito lindo! É saudável! Isso vai se estendendo para todos os líderes aqui da P.I.B. todos os demais pastores, líderes, líderes de célula, todo mundo precisa estar debaixo de uma cobertura M.D.A. e na célula, esse discipulado vai abraçando, vai tomando conta de toda igreja. Porque esse é o nosso foco: todo mundo bem cuidado, bem pastoreado, para que ninguém se torne apenas mais um na igreja. E através da célula eu sei quantas pessoas estavam presentes, porque tem uma estrutura, uma organização. Não é uma estratégia de crescimento, é uma estratégia de consolidação, de amor, de cuidado. Naturalmente, por você cuidar bem, ovelha saudável gera ovelha.

Livres DT: E há quanto tempo já estão trabalhando em células?
Pastor Marcelo: Estamos trabalhando com células há pouco tempo, estamos "engatinhando" (risos). Temos quase 2 anos que implantamos as células. Quando trouxemos essa visão, nossa igreja já trabalhava com células, mas eram células de comunhão, haviam cerca de 3 células. Atualmente, estamos com cerca de 90 células para glória de Deus! Tudo debaixo de muita oração, muita consagração, debaixo da submissão da vontade do nosso Pai! Todas as quartas, nos consagramos em jejum, iniciamos no por-do-sol da terça, até o por-do-sol da quarta. Todos os pastores, líderes, e líderes de células participam desta consagração semanalmente. Nosso foco é a intimidade com Deus, e isso gera saúde espiritual, e consequentemente o crescimento do rebanho. Também temos as vigilas que acontecem todas as sextas-feiras no nosso templo.

Livres DT: Pastor, os cultos aos domingos são realizados em uma das mais conceituadas casas de eventos da cidade de Araçatuba, que é o Víveri Eventi, pode nos contar porque realizar reuniões nesse local?
Pastor Marcelo: Quando começamos nosso ministério aqui, fizemos uma grande reforma em nossa estrutura predial, os bancos eram de madeira, era uma igreja com um estilo bem mais antigo. Então nós investimos, e em 2009, fizemos uma reforma aqui na nossa sede. Nosso templo tem 4 andares, e nós fizemos uma grande reforma estrutural. Entramos com britadeira e tudo dentro da igreja (risos). Nessa época de reforma, a igreja já estava em um ritmo de expansão. Ampliamos o espaço do nosso templo, e não demorou nada, já não comportava a demanda das pessoas. Foi nessa época também, que implantamos o trabalho de mídia aqui na P.I.B., começamos a transmitir os cultos pela internet, não tínhamos a estrutura que Deus nos deu hoje, começamos a transmitir os cultos pela twitcam na internet. O que tinha a disposição dentro dos nossos limites, nós usamos, começamos do zero mesmo, com câmera de internet. E a igreja foi crescendo, começamos a realizar 2 cultos. Quando comemoramos 75 anos, fizemos uma festa de celebração no Víveri Eventi, na época não fazia muito tempo que havia sido inaugurada, era um absurdo de caro! Quando eu fiz os contatos, para realizarmos apenas nossa celebração de 75 anos, eu falei, nós vamos realizar nossos cultos aqui! E eu fui sonhado com isso, de realizar nossas celebrações naquela local. O valor era muito alto, realmente não podíamos dar aquele passo. Eu comecei orar, sempre debaixo da direção de Deus, e a igreja continuou crescendo, crescendo, e junto com esse crescimento, veio a necessidade de um local maior, para nossas reuniões. Um dia, fui para um congresso ali na cidade de Marília/SP, e eu estava com minha liderança, e Deus falou muito com eles lá, confirmando que deveríamos ir para um local maior. Veio uma palavra profética para mim nesse mesmo congresso, de um pastor lá de São Paulo/SP, ele nunca tinha me visto, chegou até mim e disse: Pastor, Deus está me dizendo que você é como uma flecha na mão do arqueiro, o arco já está preparado, e você está pronto para ser lançado, agora é o momento. Nós tomamos posse daquela palavra, e fomos negociar, o valor era muito alto. Fizemos uma proposta para o proprietário, e num ato de Deus, conseguirmos fechar o negócio! Deus seja louvado por isso! Foi um passo de fé! E Deus não tem nos desamparado, pelo contrário, cada dia vemos a fidelidade, o cuidado e a provisão do Pai celestial.

Livres DT: Deixe uma mensagem para nossos leitores.
Pastor Marcelo: Eu andei um tempo afastado na minha adolescência, foi muito triste, eu adquiri naquela época o vício do cigarro, da bebida. E quando eu vim pra Jesus de verdade, foi em um final de ano, e aquele final de ano eu me lembro que foi bastante intenso, e foi em um acampamento que eu encontrei o Senhor, que eu senti o Espírito testificar na minha alma e coração. Foi nesse final de ano que eu comecei a buscar o Senhor, que comecei a me alimentar da palavra de Deus. Eu me lembro como se fosse hoje, quando sai desse encontro com Deus, voltei pra minha rotina eu fui tomado por um medo, por um pavor de como seria enfrentar as situações que eu deixei, principalmente as influências dos amigos e na escola. Um medo de como eu iria resistir as provações, as tentações, lembro de um momento em que eu estava sentado no balcão da loja, e ali sentado, falei com Deus: Senhor eu preciso muito que o Senhor fale comigo, estou com muito medo! E então Deus trouxe ao meu coração a palavra de I Coríntios 10:11, 12 e 13, mas, principalmente os versículos 12 e 13, que diz assim: Assim aquele que julga estar firme cuide para que não caia, não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos mas, Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir, pelo contrário, juntamente com a tentação  proverá um livramento para que possais suportar! A hora que eu li isso, senti o fortalecimento que só Deus pode dar, senti o renovo, o vigor, uma força! Eu tomei posse, e realmente pude crer nessa verdade! Foi como se Jesus estivesse ao meu lado, falando comigo! Depois daquele dia, dessa experiência, eu nunca mais tive medo! Porque eu me fortaleci nessa promessa de Deus! Nenhuma tentação é sobrenatural, e para todas elas, Deus vai prover o livramento de forma que eu possa suportar! Isso marcou a minha história! Que Deus possa fortalecer a você também, saiba que Deus te ama e Ele quer o seu bem. Os braços dEle estão estendidos para você todo o tempo! Venha enquanto ainda há tempo! Deus tem o melhor preparado para você e sua família!

A Equipe Livres DT, agradece a atenção e disposição do Pastor Marcelo Toschi, em nos receber, agradecemos o apoio, incentivo e carinho que recebemos deste servo de Deus. Desejamos que Deus possa continuar usando a vida deste homem, como um canal para alcançar outras vidas presas nas algemas do inimigo, e sujas pelo lamaçal do pecado. Que o Senhor continue prosperando, dando graça, ousadia, estratégia, sabedoria ao nosso querido amigo Pastor Marcelo. Estendemos estes mesmos votos a família do Pastor, e a amada Primeira Igreja Batista em Araçatuba.

Você pode conhecer mais do belíssimo trabalho da P.I.B clicando aqui.
E também pode acompanhar os vídeos da Igreja pelo canal no youtube.

Fotos de William Rocha
e algumas imagens do arquivo pessoal do Pastor Marcelo Toschi

Livres DT, o canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.

Livres DT - Por Guto Marcondes
(livresdt@yahoo.com.br)

6 comentários to ''Uma história de fé e ousadia, confira a entrevista exclusiva com o Pr. Marcelo Toschi"

COMENTAR
  1. Deus abençoe Pastor Marcelo e toda igreja. Sempre acompanho os vídeos pelo youtube! Parabéns, bela matéria! Adriana Moraes

ResponderExcluir
  2. Igreja Batista de Parabéns, e parabéns ao site, conteúdo sempre edificante! Renato Pazzini

3. Pastor Marcelo parabéns, que bom poder conhecer sua história.

4. Parabéns querido. Pastor/Amigo é com foco na cruz de Cristo que o Sr. conduz essa igreja.
    Parabéns pela entrevista. Ricardo e Yara Concordia

ResponderExcluir
  5. Que linda matéria!!! Meu Pastor é bem isso mesmo, como uma flecha nas mãos do Arqueiro,Deus te abençoe Pr Marcelo e continue te honrando.Viviano, Josi e Sarah

6. caldeiralivingsston@ig.com.br13 de maio de 2013 às 23:36

Deus continue te usando meu querido irmão e amigo, Nós te conhecemos na adolescência, e temos acompanhado tua tragetória, mas nunca pudíamos imaginar Deus te usando da maneira que Ele está te usando, nosso coração fica pulando de alegria. Que cada dia você diminua e Ele cresça. Ele ainda fará muito mais na tua vida. Vamos qualquer dia aí ver de perto a obra do Senhor. Pr. Livingston e Miss. Rute