Estudos Bíblicos - Jogando o lixo fora

Por Claudionor - 21 de janeiro de 2013 Nenhum comentário

'e disse: - Levitas, escutem o que vou dizer! Purifiquem-se a vocês mesmos e purifiquem também o Templo do Senhor, o Deus dos nossos antepassados. Tirem tudo o que é impuro (lixo).' 2 Crônicas 29:5.

Lixo: Tudo o que é imprestável e deve ser deitado fora. No Brasil a situação do despejo do lixo é gravíssima! Estimasse que apenas a cidade do Rio de Janeiro despeja 7.900 toneladas de lixo diários e que são depositados indevidamente nos aterros sanitários sem a devia triagem. Todas essas informações nos remete a pensar que assim como temos problemas com o nosso lixo físico temos também com o nosso 'Lixo espiritual'.

Nossa história começa em 2 Crônicas 28, onde temos a narrativa da história do rei Acaz, de Judá.  Este rei foi muito mal. Ele fazia coisas nojentas e abomináveis como queimar seus próprios filhos em adoração a ídolos. Acaz era tão teimoso que mesmo sendo vencido pelos assírios ele quis adorar seus deuses 'Quando as suas dificuldades aumentaram, o rei Acaz cometeu pecados piores contra Deus, o Senhor. Acaz era assim mesmo! Ofereceu sacrifícios aos deuses da Síria, mas esses mesmos deuses foram a causa  da sua derrota. Ele disse: - Os deuses da Síria ajudaram os rei sírios; portanto, vou lhes oferecer sacrifícios, e eles me ajudaram também.' 2 Crônicas 28:22,23. Acaz pegou os objetos do templo  e os quebrou em pedaços, fechou o portão do templo e ainda construiu altares pagãos nas esquinas de Jerusalém. Que homem mau.

Acontece que esse rei sem juízo teve um filho espetacular, Ezequias. Ezequias quando assumiu o trono começou a limpeza e purificação do Templo, pois sabia que a causa da ruína de Judá era a idolatria. Ele fez com que levitas se  purificassem a si e ao templo, reconstruiu os objetos quebrados, fez uma revolução. Acaz poluiu moralmente o Templo sagrado de Deus, que se tornou impuro e cheio de lixo espiritual. O rei Ezequias tinha uma missão santa de Deus: a de purificar o Templo de toda a corrupção e idolatria que o rei Acaz tinha deixado. Ezequias e seus homens  tiveram de tirar 'do Templo tudo que é impuro' e carregar todo o lixo para fora do Templo. Antes que o Templo fosse reinaugurado para uso sagrado, aquelas coisas que o tinham poluído tiveram de ser removidas.

O rei Ezequias é um modelo do Espírito Santo agindo na vida do crente. Os crentes em Jesus Cristo  se tornaram os novos templos de Deus ( 1 Coríntios 3:16 ). Porém muitas vezes se permitem a sujeira moral  e espiritual entre dento de si. Uma vez limpos que somos templo do Espírito Santo, Deus nos quer puros e santificados, para que assim ele possa habitar por completo dentro de nós.

Logo  que o Templo foi limpo  de todo o lixo que o poluía  e após ter sido purificado com sangue ' Ezequias mandou que trouxessem sete touros novos, sete carneiros, sete ovelhas e sete bodes, a fim de oferecê-los como sacrifício para tirar os pecados da família do rei e do povo de Judá e para purificar o Templo. Então ordenou que os descendentes de Arão oferecessem os animais no altar.' 2 Crônicas 29:21. então a adoração pôde recomeçar. 

De igual modo, uma vez que o nosso interior, onde habita em Espírito, esteja purificado pelo sangue do Cordeiro, Jesus Cristo, então, estaremos livres para adorar a Deus em espírito e em verdade. Adoração e louvor fluem livremente do coração dos crentes quando estes estão purificados pelo sangue de Cristo. Haverá uma total libertação do chamado de Deus para a vida do crente que permitir ser purificado pelo sangue de Jesus por meio da confissão,arrependimento e abandono do pecado.



@LivresDT - Por Claudionor Filho

  

Nenhum comentário para " Estudos Bíblicos - Jogando o lixo fora "