Você é meu herói (FINAL) - Estudos Bíblicos

Por Claudionor - 21 de setembro de 2012 Nenhum comentário
Textos: 'O povo de Israel pecou contra Deus, o Senhor, e por isso ele deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos.' Jz 6:1.

'Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus, o Senhor.' Jz 6:6.

'Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abinezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianias não o encontrassem. Então o Anjo do Senhor apareceu a ele e disse: - Você é corajoso, e o Senhor está com você! Jz 6:11-12.


Queridos, estamos chegando a parte final do nosso estudo sobre Gideão. Quero antes de começarmos, agradecer você, caro leitor, que assim como eu ficou fascinado com o enredo de Gideão e está procurando não cometer os mesmos 'desvios' que o mesmo cometeu, afinal o sábio aprende observando o erro alheio.

Começamos nossa narrativa no sétimo capítulo do livro de Juízes, nos versos 2-7 que diz: ' O Senhor Deus disse a Gideão: - Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Seu eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. Anuncie ao povo o seguinte: Quem estiver com medo, que saia do monte Gilboa e volte para casa. Gideão anunciou, e vinte e dois mil homens voltaram. Mas dez mil ficaram.. E o Senhor disse a Gideão: -Ainda é gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá. Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o Senhor Deus lhe disse: - Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que os  que se ajoelharam para beber. TREZENTOS homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.Aí o Senhor disse a Gideão: -Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa. '

UAU! Como Deus é fantástico. Pessoal observando com atenção cada verso desse texto podemos observar várias particularidades, tais como: 'O Senhor Deus disse a Gideão'  esta expressão apareceu 3 vezes no texto, o que significa que havia uma grande interação entre Deus e Gideão e que também não era Gideão que era o 'cérebro' da equipe e sim o próprio Deus que comandava; o exército possuía inicialmente 32.000 pessoas, foi reduzido a Deus mil e por fim trezentos,ou seja, foi um golpe violento no quantitativo do exército; e a mais importante, o texto reafirma que Deus é um grande estrategista de guerra.

Deus não está interessado em quantidade, mas em qualidade e ele procura homens e mulheres obedientes para realizar os seus propósitos. Na verdade, Deus queria especificamente um número pequeno de homens. Assim, os israelitas não ficariam pensando que teriam vencido sem a ajuda de Deus.
Deus tinha planejado um teste com os homens para ver quais eram nais espertos. Aqueles que lamberam a água como um cachorro, sem se ajoelhar ou colocar o rosto na água, eram os mais espertos. O versículo 6 sugere que eles permaneceram em pé, levando a água até a boca com as mãos, e que a lamberam com a língua.
Deus quis limitar o exercito de Gideão a uma 'excepcional' tropa de trezentos soldados sob o comando celestial.O Senhor não precisava de um grande número de soldados para executar seus propósitos, apenas trezentos homens que se colocassem em posição de total obediência a ele.

Em Juízes 7:9-25, Deus deu um plano perfeito para vencer os midianitas, debaixo da liderança militar divina enganaram os inimigos. O modo diferente com que os trezentos soldados de Gideão tocaram as cornetas,  quebraram os jarros e seguraram as tochas levou os midianitas a pensar que estavam sendo invadidos por um exército muito maior. Cada soldado carregava um jarro e uma tocha, deve ter dado a impressão de que cada uma  dessas coisas estava sendo carrega por pessoas diferentes.

Chegamos ao fim da história do nosso estudo. Afinal, o que aprendemos com Gideão? vimos que Gideão era o mais inferior da sua casa, medroso que foi chamado de herói, incrédulo e menosprezado por si mesmo; ele é um retrato de muitas pessoas, mas Gideão possui um diferencial, ele entregou-se por completo a Deus e o mesmo Deus o amparou e o guardou em suas asas e deu toda a estratégia militar possível para Gideão e fez com que tudo ocorrece bem e Israel foi liberto.

Gideão teve sua natureza mudada e nós também podemos mudar, basta confiarmos em Deus e não temer a nada porque ele nunca falha.

Querido, fica com Deus e até a próxima semana,se Deus nos permitir.

@LivresDT - Por Claudionor Filho
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Você é meu herói (FINAL) - Estudos Bíblicos "