Estudos Bíblicos - Para Vencer o Medo!

Por Claudionor - 10 de agosto de 2012 Nenhum comentário
"Sejam fortes e corajosos; não se assustem, nem tenham medo deles, pois é o nosso Deus, quem irá com vocês. Ele não os deixará, nem abandonará" Deuteronômio 31:6.

Verdade Central: É preciso trazer a memória da igreja que viver com medo não provêm do Reino. A vontade de Deus para nós é que vivamos uma vida de coragem diante de todos os cenários possíveis e imaginários.

Viver sem medo talvez seja um dos maiores problemas do homem moderno, que vive em uma realidade a qual medo ou a falta de coragem é considerada normal e muitas vezes a melhor opção a seguir aos olhos humanos. Porém, como somos filhos de Deus, não devemos ter esta visão sobre os desafios que enfrentamos. Deus abomina os medrosos (Ap. 21:8).

Quando criou o ser humano, Deus não o criou para conhecer o medo, o medo é uma consequência do pecado.

Deus criou o homem para governar ' E disse Deus: - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: - Tenham muitos e muitos filho; espalhem-se por toda a terra e a dominem.E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no are sobre os animais que se arrastam pelo chão.' (Gn.1:26-28).

Temos a plena convicção de que o medo não é de Deus, logo não provem da fé consequentemente é pecado, vejamos em: ' Mas quem tem dúvidas a respeito do que come é pecado é condenado por Deus quando come, pois aquilo que ele faz não se baseia na fé. E aquilo que não se baseia na fé é pecado.' (Rm 14:23).

Saber toda esta teoria sobre o medo, que não provêm de Deus, que é pecado, que o homem foi criado para governar, que Jesus morreu por nós, que somos livres porque ele nos libertou, todos nós sabemos muito bem; o problema surge quando somos confrontados a vencer o medo em nosso dia a dia.

Existe um homem na bíblia que passou por uma situação muito difícil, foi escolhido para substituir um grande homem de Deus que nem enterrado por mãos humanas foi (Dt 34:7). A sua missão era só fazer uma nação atravessar um rio a pés enxutos e conquistar uma terra prometida por Deus a eles, acho que você já sabe de quem se trata, trata-se de Josué substituto de Moisés.

Quando Moisés morreu, Josué chorou muito, afinal seu líder, seu exemplo morreu, não está mas com ele e tinha dado a ele a missão de continuar a viajem de mais de 40 anos. Quanta responsabilidade para uma só pessoa! É de dar medo mesmo. Deus viu esta debilidade de Josué e disse a ele: -Moisés é morto, prepara-te para conduzir o povo à atravessar o rio e conquistar a terra que vos prometi! (Js.1:2). Uau! Josué ainda estava enlutado e Deus deu a ele um 'choque de realidade' e o fez lembrar de uma promessa: ' Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem.' ( Js 1:3). Agora ficou 'mais fácil', Deus deu a garantia da vitória!

Depois de dizer isto Deus continua dando instruções, promessas para Josué e a mais impactante e decisiva para ele é: ' Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles.' (Js 1:5-6).

Meu irmão, depois de todas estas promessas Josué se encheu de coragem e tendo em mente a promessa, cumpriu sua missão. O fim da história você conhece, Josué conquistou a vitória por não temer!

Será que isto só aconteceu com Josué ? Meu querido o nosso Deus é o mesmo, ele não muda, ele é imutável, o que ele fez com Josué ele fará com você, comigo, com todos nós porque somos dele.

A vitória é sua, é nossa, porque somos cheios do Espírito Santo que nos capacita e nos leva a lugares autos da confiança nele. Entregue seus medos, suas angustias ao Senhor, ele é o Deus que te ajuda, que te encoraja que te conhece como ninguém mais na face da terra conheceu e te conhece. Em todas as coisas você é mais que vencedor em Cristo Jesus!

Livre-se do medo, da covardia, do que te prende. Lembre-se do que Deus disse a Josué: ' Lembre da minha ordem: Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu o Senhor, seu Deus estarei com você em qualquer lugar para onde você for!' (Js 1:9).

Me despeso de você te deixando a convicção da sua vitória não importa a situação, nem a circunstância, o Deus de Josué é o seu Deus também!

Graça e Paz!

Nenhum comentário para " Estudos Bíblicos - Para Vencer o Medo! "