Estudos Bíblicos - A Derrota

Por Claudionor - 17 de agosto de 2012 Nenhum comentário
Texto: "Assim foram mais ou menos três mil. Porém os homens de Ai fizeram os israelitas recuarem e mataram trinta e seis. E eles perseguiram os israelitas desde o portão da cidade até as pedreiras, matando-os na descida. Então o povo ficou completamente desanimado e perdeu toda a coragem." Js 7:4-5.

Verdade Central: A vida do crente é uma vida de vitória! O crente é o sujeito que faz a sua vitória certa e garantida ser afastada por suas atitudes errôneas, que afastam este indivíduo da presença e dos planos de Deus.

Este texto do livro de Josué nos remete a uma história de desobediência a ordem de Deus, uma ordem clara e objetiva que proibia qualquer um do povo  ficar com as riquezas da cidade de Jericó, cidade conquistada recentemente por eles com todo o auxílio de Deus.

Porém um homem tomado de grande cobiça por bens materiais chamado Acã, desobedeceu a ordem de Deus e tomos para si objetos da cidade de Jericó pensando que 'ninguém estava vendo'.

Como o nosso Deus é grande, é forte, é poderoso, é auto-suficiente, e nesta ocasião ele utilizou da sua onipresença e viu o pecado oculto de Acã e ficou grandemente irado por esta clara prova de desobediência do povo de Israel.

Pois bem, nesta época, Israel sob o comando de Josué, continuava seu processo de conquista de seus novos territórios, a sua canaã tão almejada por 40 anos vividos andando em um árido deserto. Jericó ja era uma realidade para o povo de Israel, já era deles, a cidade 'mira da vez' era Ai e confiantes no perpétuo apoio de Deus coube a Josué mandar espias para Ai com a finalidade de ver como se comportava este povo.Os espias voltaram e trouxeram um relatório plenamente favorável a eles e disseram para levar um exercito pequeno para a luta, já que Ai era muito mais fraca no sentido de exercito, pessoal para a luta.

Josué vindo de vitória não consultou a Deus sobre a batalha e mandou que homens fossem guerrear. O 'improvável' aconteceu! Israel perdeu, foi enxotado, e ainda perdeu 36 homens. O que houve?
Josué, servo do Senhor, não sabia o que fazer ja que tinha vencido tudo até ali e ainda tinha em suas mãos promessas de vitórias sempre, cheio de dor, enlutado por suas perdas de homens, território não conquistado, perda do prestígio perante o povo, se ajoelhou, se humilhou diante do trono de Deus e cheio de dúvidas começava a se queixar sobre a sua missão. 

Temos então um desespero repentino por causa de uma derrota. Esta derrota foi decisiva no ministério de Josué. Ele precisava aprender a consultar Deus em primeiro lugar. Deus com toda a certeza mostraria a ele o pecado de Acã e nenhuma derrota teria acontecido. Ouvir a voz de Deus é fundamental para evitar qualquer derrota!

Deus, que é amor, viu seu amado servo jogado no chão, chorando, se lamentando,sofrendo, da um choque de ânimo em Josué e diz: - ' Levante-se! Por que é que você está aí desse jeito,com a cara no chão? O povo de Israel pecou. Eles quebraram a aliança que haviam feito comigo, a aliança de que eu mandei que guardassem. Ficaram com algumas coisas que eu mandei que fossem destruídas. Eles roubaram essas coisas,mentiram por causa delas e colocaram no meio da bagagem deles. É por isso que os israelitas  não podem enfrentar o inimigo.Fogem dele porque agora eles mesmo estão condenados à destruição.Se vocês não destruírem o que roubaram,eu não continuarei como vocês. 'Js 7:10-12.

Quantas vezes nós com nossos pecados enterrados em submundos do nosso coração, somos assim como Israel, impedidos de conquistar por causa dos pecados, da desobediência,da desonra? Podemos esconder o nosso pecado da nossa liderança espiritual, da sociedade mas nunca de Deus. Quando Deus ordenou que não pegassem nada ele definitivamente não estava de brincadeira, ele estava falando sério. O resultado da desonra foi a perca do poder sobrenatural de Deus que os guiava. Josué convocou o povo a santificação (Js 7:13) e se separar do pecado de Acã que teve um fim lastimável, morreu queimado junto com tudo que era seu e sua família.

Esta história de derrota e pecado vivida por Israel é um espelho para nós. Quantas vezes nós somos derrotados e colocamos a culpa em Deus,na vida, queremos bodes expiatórios só para não assumirmos nosso erro? A culpa de sermos muitas vezes  derrotados até aprendermos a lição é nossa e só nossa, somos rebeldes e não consultamos Deus para nada e acabamos muito mal.

Quando pecamos retemos as bençãos, atrasamos nós mesmos. Deus quer nos abençoar,mas primeiro precisamos ser puros e santos como ele é.

Me despeço de você, te deixando uma palavra de ânimo, você nasceu para vencer, mas primeiro precisa querer vencer.Querer vencer não é só nas palavras, na teoria, é na prática diária!

Graça e Paz!

@LivresDT
 - Por Claudionor Filho

Nenhum comentário para " Estudos Bíblicos - A Derrota "