Após novo terremoto, Japão tem mais um alerta de tsunami

Por César Costa da Silva - 14 de março de 2011 Nenhum comentário

Um novo terremoto foi sentido esta segunda-feira (hora local) por volta das 10h (22h de domingo, hora de Brasília), menos de três dias após o sismo mais forte da história do Japão, de magnitude 8,9. Quase uma hora depois, um alerta de tsunami foi emitido. A agência Kyodo citou uma autoridade dizendo que ondas de até três metros pderiam atingir a costa, incluindo a província de Fukushima.

O novo sismo teve magnitude 6,2 segundo a agência meteorológica japonesa e 5,8, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS). O epicentro deste novo terremoto foi registrado no mar, 150 km a nordeste de Tóquio, na província de Ibaraki, e fez balançar prédios altos na capital japonesa.

De acordo com o USGS, o abalo, uma das muitas réplicas do terremoto de sexta-feira, ocorreu a uma profundidade de 18 km. O nível do mar se alterou levemente, mas segundo a agência meteorológica japonesa não há risco de tsunami.

O nordeste do Japão foi devastado na sexta-feira pelo maior terremoto já registrado no país, ao qual se seguiu um tsunami igualmente destruidor, que podem ter matado mais de 10 mil pessoas.


Entenda o terremoto no Japão


César Costa DT (Fonte: Globo.com)
(cesarcosta5@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Após novo terremoto, Japão tem mais um alerta de tsunami "