Canções divulgadas do DT 20: Suspiro, Te Adoramos e Não Ficou Assim

Por César Costa da Silva - 25 de novembro de 2020 Nenhum comentário
Ana Paula Valadão continua a apresentar as novas canções do DT 20 - RESPIRAR na Escola DT (para conferir a primeira matéria clique aqui), antes da gravação AO VIVO que será realizada dia 10 de dezembro em formato Online no Congresso DT 2020 - Porção Dobrada!

Em mais uma aula temática intitulada "Composição, experiências e músicas do DT 20", realizada dia 19 de novembro, a Ana retomou o assunto de intencionalidade que se deve ter na composição de canções ao Senhor que a Igreja cantará.

Citando o desejo de Martinho Lutero, reformador protestante, em querer que a Bíblia se tornasse acessível às pessoas, ele compôs músicas que continham ensinamentos teológicos e verdades cristãs que são cantadas até hoje, como o hino "CASTELO FORTE". Trazendo ao exemplo do próprio Diante do Trono, ela cita canções como "TEMPO DE FESTA" pelo desejo de transmitir à Igreja brasileira a liberdade de expressão de adoração ao Senhor refletidas na estrofe: "Cantamos de alegria, uôôôôôôô; Dançamos de alegria, uôôôôôôô; Pulamos de alegria, uôôôôôôô; Gritamos de alegria, uôôôôôôô", assim como a canção "AOS OLHOS DO PAI" com uma intenção clara que até hoje crianças e adultos trazem essas verdades para si.

Dentro do DT 20, seguindo o princípio da intencionalidade, a Ana apresentou a canção "TE ADORAMOS", citada no fim da última aula, mas agora falando mais um pouco. Ela foi criada também em coautoria, mas dessa vez com a Ana Paula juntamente com Dee Wilson e Corey Voss, ambos ministros de louvor nos Estados Unidos. A intenção desta canção é de levar as pessoas a uma adoração e contemplação do Senhor que o cristão precisa ter até mesmo hoje em dia com a rotina corrida constante que se tem hoje. Precisamos diminuir o ritmo com a intenção de adoração e contemplação.

Esta música, assim como SOBRE AS RUÍNAS (apresentada na aula anterior), também não está finalizada e a Ana fez uma enquete também sobre um trecho desta música para que os alunos pudessem votar e escolher qual trecho será escolhido para ser gravada oficialmente no DT 20. A canção possui ainda uma Ponte com características do Senhor onde o Pr. Gustavo relembrou até mesmo da similaridade com a carta de Paulo aos Efésios.

Outras dicas dadas pela Ana para composição consistiram em dar um toque especial nas questões de respiração entre frases ou entre palavras, pronúncia correta (citando até mesmo o exemplo negativo da ponte da canção A BATALHA É DO SENHOR que possui quase que um trava-língua), a compreensão que é importantíssima e que falta em alguma canções versionadas por não se ter essa sensibilidade de procurar palavras corretas de substituição às originais sem comprometer a mensagem principal que ela possuía, além da gramática, algo necessário para qualquer pessoa e mais ainda quando se compõe músicas que ficarão registradas Ela citou até mesmo uma alteração sofrida na canção "DEUS FIEL", do DT 3, gravado em 2000. O erro consertado foi no trecho "Tudo que por mim conquistou na cruz" para "Tudo o que por mim conquistaste na cruz", pois toda a música está na 2ª pessoa do singular.

A próxima canção apresentada foi a "NÃO FICOU ASSIM", surgida inicialmente através de um cântico espontâneo do IMERSÃO 4 quando a Ana proclama "O Cordeiro é o Leão." Este ano ela voltou a refletir sobre essa expressão e passou por dias mergulhada nesse processo de composição sendo auxiliada até por "sound starts" antigos, que nada mais são do que algumas ideias para canção, trechos ou melodias que ela teve ao longo dos dias e que foi gravando para depois poder ouvir com mais calma e com a graça de Deus serem trabalhadas para se transformarem em uma música completa.

Ela não fez a canção "NÃO FICOU ASSIM" apenas com suas próprias ideias, pois ela relembrou de uma canção antiga do Asaph Borba que pôde completar o sentido da ponte da canção que ela havia começado a compor.

Através do princípio CANTE A BÍBLIA, ela apresentou a última canção da aula, chamada "SUSPIRO", inspirada nos textos bíblicos "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro." Filipenses 1.21 e "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." Salmos 139.16. É uma canção que carrega essas verdades em suas estrofes.

CANÇÃO BÔNUS!

Uma canção citada pela Ana Paula em meio à aula é uma que eles ainda estão esperando a autorização da versão para ser gravada. No caso, é a canção "LET THE LIGHT IN", autoria da Kari Jobe. A versão da Ana será intitulada "DEIXA A LUZ ENTRAR", então vamos esperar mais alguns dias até a confirmação que será divulgado mais informações sobre esta canção.

Não fique de fora também dos 40 Dias de Consagração para o Congresso DT que será recheado em sua programação e que já está alimentando uma santa expectativa em tantos adoradores no Brasil e em todo o mundo.

Aproveite e siga o Livres Diante do Trono em suas mídias sociais listadas abaixo e aproveite para continuar ligado em notícias relacionadas ao Diante do Trono e ao Mundo Cristão em geral! Nós também teremos novidades muito em breve!


César Costa da Silva - Idealizador do Livres Diante do Trono

Livres DT - O seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão
livresdt@yahoo.com.br

Nenhum comentário para " Canções divulgadas do DT 20: Suspiro, Te Adoramos e Não Ficou Assim "