Estudos Bíblicos - NAMORO CRISTÃO

Por Guto Marcondes - 12 de junho de 2013 32 Comentários
Namorar é bom demais! Mas antes é preciso responder uma pergunta: como posso ter um namoro aprovado por Deus? 

NAMORO CRISTÃO: Período de amizade, conhecimento mútuo, oração e estudo da Palavra de Deus. 

NOIVADO CRISTÃO: Período de planejamento e preparação para o casamento, compra de móveis, arrumação da casa, etc., tudo deve ser feito com muita oração e direção na Palavra. 

CASAMENTO CRISTÃO: Envolvimento espiritual, mental e físico. O Senhor deixou claro que só através do casamento o homem e a mulher seriam os dois uma só carne, ou seja, teriam relacionamento físico. 

1 - Os padrões do namoro cristão são bem diferentes dos padrões que o sistema do mundo tem. No sistema do mundo, na maioria dos casos, o namoro está alicerçado no prazer físico e egoísta. Na maioria das vezes o sexo é a base do relacionamento, e, talvez depois, acontece o casamento.

2. - O namoro cristão precisa ser diferente, Deus coloca limites para a nossa vida em tudo, porque em nós há um desejo depravado para pecar, vindo assim a nossa destruição. 

3. - O namoro cristão precisa ser uma amizade que cresce em oração e estudo da Palavra de Deus; o casal tem oportunidades de se conhecer e aplicar o conhecimento da Palavra de Deus ao seu relacionamento. O objetivo do namoro cristão deve ser o conhecimento mútuo e o prazer da amizade. 

A VONTADE DE DEUS É A NOSSA SANTIFICAÇÃO: (ITes. 4:1-8)

Santificar-se é viver dentro dos padrões da Palavra de Deus, é ter temor do Senhor no coração e rejeitar tudo aquilo que é pecaminoso e prejudicial para a nossa alma. : (vs. 3) 

Em IPe. 1:16, o Senhor nos diz: "Sede santos, porque eu sou santo". 
Em Jo. 17:17 diz: "Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade". 

Quando fazemos a vontade de Deus, experimentamos a verdadeira alegria e o verdadeiro propósito da vida. Mas quando desobedecemos a vontade de Deus, nos tornamos tristes, vazios, angustiados e sem propósito na vida e vem o embrutecimento da nossa personalidade. (Jd. 10) 

  TEMOS A RESPONSABILIDADE DO NOSSO PRÓPRIO CORPO DIANTE DE DEUS: (I Tes. 4:4-5) 

O nosso corpo é o templo do Espírito Santo, é a habitação de Deus aqui na terra, fomos comprados com o sangue de Jesus Cristo o Filho de Deus. Portanto não somos mais de nós mesmos, ou seja, não podemos fazer com o nosso corpo o que fazíamos no passado, mas através do nosso corpo devemos glorificar o Nome do Senhor. (ICor. 6:15-20) 

SOMOS RESPONSÁVEIS DIANTE DE DEUS, POR AQUILO QUE CAUSAMOS NAS OUTRAS PESSOAS, ATRAVÉS DOS NOSSOS CORPOS E ATITUDES: (ITes. 4:6) 

Defraudar ou Oprimir significa: Despertar desejo em alguém, não podendo ser satisfeito dentro dos padrões da Palavra e Vontade de Deus. (Ex. carícias, gestos, palavras, uso de roupas, etc...). 

REJEITAR TODAS ESTAS COISAS, É REJEITAR A DEUS E NÃO A HOMENS: (I Tes. 4:8) 

Muitas vezes somos tentados a fazer algo errado, principalmente quando achamos que não tem ninguém por perto nos vendo; mas nos enganamos, porque a Bíblia diz que Deus está vendo tudo (Heb. 4:13). Por isso, quando voluntariamente pecamos desobedecendo a Palavra de Deus, o Espírito Santo se entristece em nós, além disso, estaremos dando lugar ao diabo e entrando em decadência espiritual. O sexo fora do casamento é algo reprovável e condenável por Deus. O Senhor não criou o homem para o pecado, mas sim, para a santidade. (I Cor. 6:9-11; Atos 15:29; Mt. 5:32; Apc. 22:14-15) 

- Nunca devemos nos esquecer: "A santidade é bela". (Salmo 96:9 e 27:4) 

- NAS TRÊS ETAPAS, (NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO) JESUS CRISTO PRECISA SER O CENTRO DAS NOSSAS ATENÇÕES: (Fp. 1:21). Só conseguiremos ser felizes quando Jesus Cristo estiver no centro de nossas vidas e dos nossos relacionamentos. Só depois que permitirmos que o Senhor reine sobre nós é que conseguiremos êxito em tudo que fizermos. 

PARA QUE O NAMORO SEJA DA VONTADE DE DEUS:
1- Nunca Namorar com uma pessoa que não crê em Deus. 2Cor. 6:14-18 
2- O Namoro precisa começar sempre com Oração. Fp.4:6 
3- Comunicar aos pais de ambos, sobre suas intenções. Ef. 6:1-3 
4- Nunca viver no "agarra-agarra", principalmente na rua. Col. 4:5 
5- Nunca namorar dentro da Igreja. A Igreja é um lugar de adoração a Deus. 
6- Não deixar o grupo de jovens por causa do namoro. Heb. 10:25 


POR QUE NAMORAR? 
O que você pensa sobre o namoro? Você já fez essa pergunta a si mesmo? Ela pode ajudar muito a definir com que idade deve-se começar a namorar. Tudo depende da maneira como você vai encará-lo. Se for com seriedade e compromisso , pode-se dizer que o seu equilíbrio emocional está começando. Iniciar um namoro com 12 ou 13 anos ,geralmente causa privações de estar com outros amigos ,jogar o esporte que gosta, porque o(a) namorado(a) pode ficar com ciúmes. Por que queimar etapas da sua vida antes da hora? Assumir a seriedade do namoro tão cedo? Adolescência é para se curtir os amigos, viver muitas aventuras. Será que você está preparado(a) para dedicar-se tanto a uma pessoa? O namoro não é apenas um momento de emoção a dois. Ele é um período muito importante e deve ser levado a sério em nossas vidas. A sua base deve ser firmada num amor de verdade e não em uma paixão desenfreada. E isso leva tempo para se adquirir. O namoro é o tempo das descobertas. Descobrir o máximo como é o outro: sua personalidade, temperamento, caráter, afinidades e hábitos. Além de oferecer também uma oportunidade para se desenvolver amizade e companheirismo. Você entrou num namoro só por causa das carícias? Cuidado! Elas são muito atraentes e envolventes, mas costumam cegar nosso entendimento para outras áreas importantes. Numa dessas, você pensa que o(a) garoto(a) é um príncipe (ou princesa),de repente você está com o maior "sapo" nas mãos. 

COM QUEM VOU NAMORAR? 
Você já pensou nas qualidades que espera encontrar na pessoa amada? Observe as dicas a seguir e decida somente após uma séria avaliação.

Dicas para um bom namoro :
O que ela (e) pensa sobre Deus?
Ela (e) dá testemunho de uma vida comprometida com Deus?
Ela (e) é bondoso(a)? Educado(a)?
Como ela (e) reage às suas fraquezas e defeitos?
Como reage aos problemas que a vida traz?
Como ela (e) reage à auto- É companheira (o)? É amiga(o)?
É briguenta (o)?
Ela (e) é sensível? Demonstra consideração?
Já estabeleceu alvos para o futuro?
Como ela (e) lida com dinheiro? 

Sem dúvida, é difícil encontrar todas essas qualidades numa só pessoa. Veja se a pessoa corresponde às expectativas que você considera essenciais. Coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus. Lembre-se que Ele pode responder sim, não ou espere. O coração humano sempre tem dificuldade em ESPERAR. Deus por toda a Bíblia, nos orienta a esperar por Ele, como em Salmo 46.10- "Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus." Quando ao invés de aquietar, nós nos inquietamos e começamos a agir por conta própria, acumulamos frustrações e problemas. Ao procurarmos o querer do Senhor para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Rm 12.2-"A vontade de Deus é boa perfeita e agradável". Ele sempre quer o melhor para nós. Você encontrou a pessoa certa? Já sente-se com maturidade suficiente para encarar o amor e suas responsabilidades? Orou ao Senhor, e obteve uma resposta afirmativa, até de seus pais? Vá em frente, invista nesse namoro. Vai valer a pena! Caso contrário, vá curtir sua juventude, seus amigos e cada etapa desta emocionante fase da vida , pois ainda não é o seu tempo para namorar.
Namorar é muito bom! Mas, namorar dentro da vontade de Deus é melhor ainda!!!

UM NAMORO QUE VEM DE DEUS 
Quando Isaque estava pronto para se casar, seu pai Abraão enviou um servo a sua pátria para escolher uma esposa para Isaque. O servo encontrou Rebeca e trouxe-a na volta para Canaã, para ser esposa de Isaque. Ele só se encontrou com Rebeca pouco antes de se casarem e não a namorou (Gênesis 24). Isso pode parecer estranho, até mesmo espantoso, para uma pessoa jovem de hoje em dia, mas os casamentos arranjados pelos pais eram comuns nos tempos bíblicos. O que dizer do romance? E se o homem e a mulher não fossem fisicamente atraídos um pelo outro? Esses casamentos, com freqüência, duravam precisamente porque não eram iniciados na base da atração física ou do amor romântico, uma emoção que é freqüentemente difícil de sustentar. 

Hoje, contudo, é mais comum os jovens selecionarem seus próprios companheiros. Enquanto o namoro nem sempre leva ao casamento, é o método usual de se encontrar um parceiro para o casamento. O namoro sempre permite que se observe e se conheça mais sobre aquela pessoa especial a quem se está considerando como um possível companheiro.

Obviamente, o namoro pode e deve ser agradável, mas também é sério. A seleção de um parceiro para o casamento é uma das mais significativas decisões que uma pessoa fará na vida. A Bíblia ensina que quando um homem e uma mulher se casam, deverão permanecer casados pelo resto de suas vidas. O divórcio é autorizado por Deus somente em casos quando o adultério foi cometido por um dos parceiros (Mateus 19:3-9; 5:31-32). Uma má escolha do companheiro é uma decisão que pode causar muito sofrimento, mais tarde, na vida. Por outro lado, um bom companheiro é uma bênção maravilhosa em nossa vida (Provérbios 18:22).

QUE TIPO DE PESSOA DEVERÁ UM HOMEM OU UMA MULHER ESTAR PROCURANDO?
Freqüentemente, os jovens escolhem seus namorados na base da aparência física. Rapazes querem namorar mulheres com corpo bem feito e feições atraentes. As moças querem namorar homens com corpo forte e feições elegantes. Infelizmente, a atração física não é uma garantia de que um jovem será um bom esposo ou de que uma moça venha a ser uma boa esposa. Não é errado, certamente, ser-se atraído pela beleza física, mas o bom caráter é o que dá a felicidade no casamento (1 Pedro 3:1-6). Quando as pessoas namoram, que traços de caráter deveriam elas estar procurando em seus namorados? Observando as responsabilidades de esposos e esposas, podemos descobrir alguns dos traços que são necessários a um casamento bem sucedido. As Escrituras também nos dizem sobre alguns traços de caráter que são importantes em qualquer relação humana.

PROCURANDO UM BOM ESPOSO
A responsabilidade do esposo é amar sua esposa sem egoísmo, assim como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25-29). Ele precisa estar pronto a sacrificar-se por ela, a amá-la nos tempos difíceis. O esposo é a cabeça da esposa, mas precisa respeitá-la como aquela que se submeteu a ele voluntariamente, isto é, aquela que se tornou o "vaso mais fraco" por sua própria escolha (1 Pedro 3:7). Como provedor de sua família, ele precisa possuir a vontade de trabalhar com suas mãos e sua mente (Gênesis 3:17-19; 1 Timóteo 5:8). Quando uma mulher namora, ela deverá estar-se fazendo as seguintes perguntas sobre o homem com quem ela está se encontrando. Ele demonstra uma atitude desprendida? Ele mostra respeito pelas mulheres? Ela deverá ser bastante prudente para observar como ele age com sua mãe, a quem ele é mandado honrar pelas Escrituras (Efésios 6:2). Ele tem demonstrado capacidade para terminar tarefas desagradáveis que precisam ser feitas ou ele perde o interesse rapidamente e desiste?

PROCURANDO UMA BOA ESPOSA 
A responsabilidade da esposa é amar seu esposo e filhos e cuidar da casa (Tito 2:4-5; 1 Timóteo 5:14). Os cuidados da casa, incluindo o trato e o ensinamento dos filhos, exigem muito trabalho e paciência. Ela precisa querer submeter-se à autoridade de seu esposo, justamente como a igreja precisa submeter-se a sua cabeça, Jesus Cristo, em todas as coisas (Efésios 5:22-24). Assim como a mulher, o homem deverá estar-se fazendo algumas perguntas a respeito da pessoa que ele está encontrando. Ela adorna a pessoa interior do seu coração adequadamente, manifestando um espírito que é "manso e tranqüilo" (1 Pedro 3:3-4)? Ela mostra respeito pela autoridade de seus pais? Se não, ela mais tarde mostrará respeito pela autoridade de seu esposo? Ela demonstrou capacidade e disposição para trabalhar nas tarefas domésticas até que elas estejam terminadas e bem feitas? Todo o homem jovem faria bem em ler Provérbios 31:10-31 e considerar as qualidades da mulher descrita nesse texto.

TRAÇOS GERAIS DE CARÁTER
Há outros traços de caráter e atitudes que são de suma importância para o sucesso no casamento. Por exemplo, a confiança é a base do casamento. Aqueles que servem para o casamento deverão falar sempre a verdade, não só um com o outro, mas em qualquer circunstância (Colossenses 3:9). Haverá ocasiões em um casamento quando um parceiro não terá como verificar a veracidade do outro. Para que esse casamento perdure, cada um precisa ser capaz de ter confiança na honestidade e fidelidade do outro. A pessoa que estou namorando diz sempre a verdade a mim e aos outros? Duas pessoas quaisquer, numa relação tão íntima como o casamento, eventualmente pecarão uma contra a outra. Para que essa relação permaneça sadia, ambos precisam ser capazes de admitir o erro e pedir perdão. Isso exige humildade, que não é a ausência de confiança em si mesmo, mas antes uma avaliação adequada de si mesmo em relação com Deus e com os outros. A arrogância e a hipocrisia que ela produz podem destruir um casamento. A pessoa que estou namorando manifesta uma humildade genuína? Talvez uma das fraquezas humanas mais comuns é a raiva desenfreada. Impaciência com irritabilidade fazem uma combinação terrível, que freqüentemente destrói a comunicação num casamento e às vezes resulta em violência física de um parceiro contra o outro. A Bíblia adverte repetidamente contra o perigo da ira incontida (Tiago 1:19-20; Efésios 4:26-27,31-32). Explosões de temperamento durante o período de namoro são um sinal claro de que o casamento com uma pessoa assim trará dificuldades. Espiritualidade e respeito pela palavra de Deus são os traços que formam uma base firme para todos estes outros traços de caráter e atitudes. Aqueles que vivem num nível puramente físico, cuidando apenas dos prazeres da carne, dão maus parceiros de casamento porque tendem a ser abertamente egoístas e freqüentemente lhes falta domínio próprio. A pessoa que estou namorando está interessada em servir a Deus? Essa pessoa demonstra interesse por coisas espirituais? Aqueles homens e mulheres que estão habituados a seguir a palavra de Deus na vida são melhores esposos, simplesmente porque a Bíblia contém a receita para um casamento bem sucedido.


SUGESTÕES PARA O NAMORO
O processo de amadurecimento físico e mental dos jovens traz tanto potência quanto perigo. É claro, nossos corpos freqüentemente amadurecem mais depressa que nosso juízo. Além disso, os desejos sexuais são com freqüência mais fortes na adolescência e na juventude do que em qualquer outro período da vida. Por esta razão, é importantíssimo que os jovens percebam a importância de manter a pureza sexual. A Bíblia é clara sobre o fato que ter relações sexuais antes do casamento é pecaminoso (1 Coríntios 6:13-18; 7:1-2). Umas poucas orientações simples para o namoro ajudarão a diminuir o perigo de ser-se apanhado na impureza. Evite o contato físico excessivo. As chamas da paixão freqüentemente são avivadas pelo contato físico íntimo até o ponto em que nenhuma pessoa quer parar. Muitos homens e mulheres tem pensado que poderiam se conter em certas circunstâncias, mas perderam sua pureza num momento de fraqueza. "Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?" (Provérbios 6:27-28). Não se encha de desejos pecaminosos, evitando situações que provoquem a tentação (Romanos 13:14). É possível resistir à tentação, mas precisamos querer buscar o meio de escapar (1 Coríntios 10:12-13). Evite os lugares escuros, isolados. Planeje as atividades do namoro em vez de se deixar levar pela paixão do momento. Roupas modestas também ajudam a evitar a tentação. As mulheres, especialmente, deveriam vestir-se de tal modo que reflita sua castidade e pureza; vestir-se de roupas escandalosas é sugerir ao seu namorado que ela pode estar querendo se envolver em comportamento lascivo. Evite namorar com pouca idade. Por causa do principal propósito do namoro, isto é, encontrar um companheiro, é um erro começar a namorar muito cedo. Tal prática meramente coloca meninos e meninas em situações para as quais não estão preparados. Infelizmente os jovens, freqüente e erradamente consideram o comportamento lascivo como um sinal de maturidade e desejam desesperadamente tornar-se adultos. Os pais dos jovens não deveriam permitir-lhes namorar enquanto não amadurecerem suficientemente para entender os perigos e as responsabilidades do namoro. Tem sido observado que geralmente casamos com alguém que namoramos! Por essa razão, os homens e as mulheres precisam agir com cuidado no namoro. Olhar para o caráter da pessoa que namoramos, em vez de ver somente sua aparência física, pode ajudar a garantir a escolha de um bom parceiro. A prudência no namoro nos ajudará a evitar os trágicos erros e pecados que podem danificar seriamente nossas oportunidades de futura felicidade nesta vida, e na eternidade. 

Algumas dicas para um Namoro:

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não crê em Deus pode resultar em um casamento equivocado. 

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si amor e um compromisso permanente. 

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento. 

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro. 

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.


Livres DT, o canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.

Livres DT - Por Guto Marcondes
(livresdt@yahoo.com.br)

32 comentários to ''Estudos Bíblicos - NAMORO CRISTÃO"

COMENTAR
  1. Tenho 18 anos e namoro a pouco mais de um ano estou feliz mais sou mto ciumenta e insegura e isso tem desgastado meu relacionamento mais não consigo manter o controle eh meu primeiro namorado não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  2. Confie em seu namorado, uma coisa é vc sentir um cuidado outra é tirar a liberdade dele, ame-o e peça a Deus pra liberta-la desse sentimento pois faz mau. Fik a dik

    ResponderExcluir
  3. Amei o estudo ;D
    Fiquei feliz, pois meu namorado se encaixa em TODAS as dicas, só espero q eu tbm me enquadre ebquanto companheira

    ResponderExcluir
  4. meu namoro ta na mao de deus meu casamerto esta na mao de jesus cristo. amem joven

    ResponderExcluir
  5. Estava a conhecer um rapaz, durante 7 messes. Saiamos e começamos a gostar um do outro.Mas eu falhava em vários pontos, e ele era mais maduro, mas também tinha as suas falhas. Eu sou um pouco imatura e não estava preparada. Pensava que sim, mas aos poucos vinha a descobrir que não. Foi desgastado, não deu certo e agora quero me preparar, crescer e amadurecer primeiro antes de qualquer outra coisa. Tenho pena, porque ainda gosto muito da outra pessoa. Mas, está nas mãos de Deus, e a vontade dele é prioridade na minha vida. É o que quero, mesmo que não esteja perto da outra pessoa, e mesmo que custe. Mas Deus quis assim, o máximo que posso fazer é guardar as recordações e procurar ser melhor a cada dia mais e mais, e este estudo ensinou-me bastante!

    ResponderExcluir
  6. GRAÇAS A DEUS QUE O MEU NAMORO SE ENCAIXA EM TODAS ESSAS ATRIBUIÇÕES!

    ResponderExcluir
  7. Vc diz entao que quando casar devo obedecer meu marido e me submeter a ele. Entao todo o meu estudo, minha independencia, minha liberdade, minha futura carreira a um homem ?! Entao nunca serei livre, por nascer mulher estou condenada a ser submissa aos outros. Sairei da casa de meus pais para ser mandada por um homem que por mais profundamente que me ame, esta aberto a falhas e escolhas egoistas, nunca serei dona de minha propia vida entao?! E quanto a igualdade e fazer escolhas juntos, tomar decisoes juntos em busca do bem dos dois. Ja nao estaria na hora de abrir mo desse pensamento, pois como sabemos a biblia foi escrita em outras circunstancias e como se pode ver as mulheres ja nao sao consideradas impuras ao menstruar e nem reclusas do convivio familiar ao dar a luz a seus filhos, certo? Nao devo me considerar inferior a um homem, pois e isto que fica implicito ao se dizer que devo baixar minha cabeça ao marido, tenho consciencia e poder de raciocinio tao ou ate melhor que o de um homem.Nao passarei minha vida frustrada as opinioes de meu futuro marido, pois entendo que um homem que me ame de verdade e mereça se casar comigo sabera respeitar minhas escolhas e decidir nossa vida junto a mim e nao sozinho jugando se ter pensamento superior ao meu. Sou tao digna e filha de Deus quanto qualquer homem e tenho sanidade mental suficiente para entender o casamento como uma parceria e nao como uma hierarquia a qual estarei condenada ao me casar!

    ResponderExcluir
  8. Você não sabe nem o que voc/ẽ está falando querida.
    Deveria estudar mais a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Venhamos entender que a Bíblia é supra-cultural, está acima de qualquer cultura!

    ResponderExcluir
  10. Amei o estudo ,fiquem na paz de Deus

    ResponderExcluir
  11. gostei do estudo. mt bom e achei mt interessante para casais que gostaria de casar no futuro.

    ResponderExcluir
  12. Pude aprender muito . Que Deus possa abençoar os casais que colocao Ele na frente.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do estudo...tenho que rever minhas decisoes apartir de agora...Buscar a Deus antes de tudo..e as Demais coisas vos serão acrescentadas..pura vdd

    ResponderExcluir
  14. Tenho 14 anos e namoro a 1 ano meu namorado é uma bênção penca nas coisas de Deus e no nosso futuro, mas estou preocupada se irei perder minha juventude

    ResponderExcluir
  15. Estou em um namora de 9 meses, não conheci ele numa festa nem em um outro lugar impuro, aos poucos fomos fazendo amizades e acabamos namorando. Pra falar a verdade eu não era digna de Deus pois ainda não conhecia a palavra, mas depois que o conheci ele me ensinou muita coisa, ele conhece e palavra e agora esta me ensinando ela. Há uns 5 meses estamos indo a igreja juntos, agora eu conheço a palavra, ele agora recentimente se tornou um levita, começamos a frequenta grupo de jovens sou outra pessoa. Infelismente tive que conta sobre meu passado, só que agora que ela quer aceitar diz esta sofrendo muito com as coisas que eu disse. Estou orando, fiz jejun e Deus me deu uma graça de conforto o coração dele. Mas agora voltou tudo a tona, eu sei que Deus não me colocou na vida dele atoa, com ele comecei ter a ter pensamentos de casar construir uma família. Hoje me arrepende de coração de tudo que eu fiz no passado e ter revelado isso a ele só agora, mas estou sofrendo muito com isso. Eu entrego o meu namoro a minha vida na mãos de Deus e meu futuro só Ele pertence, que seja feita a sua vontade ..

    ResponderExcluir
  16. estou para iniciar um relacionamento, estamos apenas orando, ainda não firmamos nada publicamente e nem aos nossos pais, apenas oramos. Quando Deus confirmar, qual o proximo passo? falar com os nossos pais? ir aos pastores? o que fazer?

    ResponderExcluir
  17. Gente, as mulheres estão entendendo tudo errado! Submissão não tem nada a ver com obediência, submissão é relacionado com amor e respeito. Hoje assisti uma ministração da Pra. Ana Paula Valadão onde ela dizia que temos que ser submissa até certo ponto, se o marido privar a esposa de viver, já está sendo egoísta. A submissão que está na bíblia não significa que a mulher tem que abaixar a cabeça pra tudo o que o marido impõe.
    Também devemos levar em consideração que, se o marido for um homem de Deus, ele mesmo irá propor pra vcs orarem e pedir uma direção pra Deus, pra que tomem a decisão correta, e não vai impor nada contra a sua vontade... é tudo relacionado a oração e bom senso!
    Deus abençõe todos os casais ;)

    ResponderExcluir
  18. emerson barbosa bulhoes24 de fevereiro de 2015 às 12:46

    gostei muito do estudo aprendi muitas coisas relacionado ao namoro!
    assina emerson barbosa bulhoes

    ResponderExcluir
  19. Olá , tenho 19 anos e minha namorada 16 anos, nasci e cresci no berço evangélico assim como ela, mais os pais dela demonstraram mau testemunho, em um caso de traição, agora entro no assunto principal, se eu ou ela falharmos não necessariamente nessa área, estamos dando chances para maldição hereditária e pode acontecer o mesmo com agente ? estou preocupado em não fazer o que Deus quer e sofrer-mos juntos, la na frente !! o que deveria fazer estou desesperado pois a Amo mais não quero ir contra Deus, o que faço ?

    ResponderExcluir
  20. Submissão da mulher na Biblia se refere a sua posição de auxiliar do marido GN 2. Submissão não é escravidão, mas sim a disposição em se colocar ao lado da pessoa que voce ama com o intuito de ajudá-lo.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito parabéns

    ResponderExcluir
  22. gostei da pagina,grande ajuda,foi tirade todas as minhas duvidas

    ResponderExcluir
  23. gostei muito tenho apenas 1 mes e estou orando ainda creio que Deus dara vitoria, fiquem na paz

    ResponderExcluir
  24. gostei muito do estudo já vou está bem orientada quando Deus colocar a pessoa que for da vontade dele na minha vida.

    ResponderExcluir
  25. Deus é fiel, ele não tarde nem falha, chega no momento certo, basta esperar e confiar no Senhor.

    ResponderExcluir
  26. muito bacana o estudo, resumindo tudo, namoro cristão, tem que ser totalmente separado, sem toques sem beijos lugares publicos, com horario consentimento dos pais, proposito de casamento, uma amizade com uma finalidade, ahhh sem beijos, sei que muitos nao irao gostar, mas uma dica de estudos a vontade na net, o beijo movimenta os mesmos musculos que o ato sexual, tem penetração tambem, se quiser que seu namoro seja totalmente SANTO pague esse preço, vale a pena! beije no altar..

    ResponderExcluir
  27. Sou cristã viúva 4anos,conheci um viúvo da mesma igreja,ele assumiu o namoro e depois sumiu,pq recusei a fazer sexo,.Posso denunciá-lo sem me comprometer?

    ResponderExcluir
  28. Muito legal o estudo. Aprendi bastante nao tenho namorado mais quando for ter ja seicomo deve agir.

    ResponderExcluir
  29. Ajuda boa, estudo ótimo

    ResponderExcluir