Conheça alguns impedimentos para a maturidade espiritual

Por Wallysson Canuto - 5 de maio de 2014 Nenhum comentário
Quando uma pessoa resolve andar no caminho de Deus e toma um posicionamento de fé encontra várias dificuldades na vida cristã por já ter vivido na imundície do pecado, por isso, muitas pessoas voltam a ter alguns hábitos do passado.

Nestes 23 tópicos, logo abaixo, você vai perceber alguns impedimentos da maturidade espiritual. Veja:

1. Insensibilidade. É causada pela dureza de coração, que geralmente se origina do sentimento de rebelião que está alojado no coração. Esse tipo de pessoa é assombrada pelo senso de fraqueza, o que resulta em condenação do outro.

2. Velhos hábitos. É quando a carne domina o espírito e as paixões comandam a vida do cristão, gerando muitas vezes o sentimento de opressão.

3. Amigos do passado. A convivência com pessoas ímpias, que vivem uma vida desregrada, leva o crente a praticar novamente os pecados que cometia antes de se converter ao Senhor Jesus.

4. Conformismo com o mundo. A pessoa é facilmente movida pelo sistema do mundo, pelo amor aos prazeres e conforma-se com o sistema social regido por Satanás. Muitas vezes, quem se acostuma e considera o que antes era pecado como algo “normal” adota os falsos padrões do mundo e abandona o padrão de vida apresentado por Jesus.

5. Falta de autocrítica. Tende a julgar os outros e não refletir a respeito da sua conduta perante Deus e os homens.

6. Preocupação. A origem da preocupação é a falta de fé. O preocupado não deposita sua confiança no Senhor.

7. Oportunismo. Manipular as pessoas para alcançar desejos egoístas.

8. Hostilidade. Indivíduo que por não suportar o outro o trata de forma ríspida empregando palavras duras e ásperas.

9. Instabilidade. Pessoa que, por não estar firme nos princípios imutáveis da Palavra de Deus, é facilmente levada pelas emoções. O apóstolo Tiago chama esse tipo de indivíduo de “homem de coração dobre” (Tg 1.8).

10. Impetuosidade. Indivíduo que age sem antes refletir a respeito da questão. É precipitado nas palavras e nas atitudes.

11. Estupidez. Pessoa indelicada, insensível em relação ao outro. Normalmente é dura nas palavras e expressões.

12. Intrometido. São pessoas que vivem bisbilhotando a vida alheia, querem saber de tudo e de todos e sabem dar notícia de tudo.

13. Possessão. Indivíduo inseguro; por isso se considera dono das pessoas por quem tem afeto. Normalmente é dependente do afeto alheio e gosta de ser o centro das atenções do outro.

14. Ilusão. Pessoa que não tem discernimento espiritual e com isso é facilmente iludida, enganada por palavras e promessas tolas. Em vez de confiar na Palavra de Deus, confia na palavra humana, decepcionando profundamente.

15. Sonhador. Vive em castelos feitos no ar e brinca na terra da fantasia, que não existe. Prefere fugir da realidade.

16. Tagarelice. Pessoa complexada e que busca se sentir realizada e amada sendo o centro das atenções. Busca a popularidade a todo o custo.

17. Procrastinação. É uma forma sutil de esconder a preguiça. A pessoa adia tudo para amanhã e não conclui projetos. É a famosa pessoa da famosa frase: “empurra tudo com a barriga”.

18. Insegurança. Indivíduo que tem medo de tomar decisões e baseia as suas escolhas na opinião de outras pessoas. Sua mente é cercada de incertezas.

19. Vaidade. Pessoa que toca a trombeta para si mesmo e se autoelogia o tempo todo. Os vaidosos são os solistas do tempo, com nenhuma audiência para ouvi-los.

20. Covardia. Pessoas covardes fogem das responsabilidades e se escondem o tempo todo por medo de desapontar alguém ou de se desapontarem.

21. Crítico. É causado por se viver num estado de engano próprio. Ninguém se casa com seus padrões, gostos e desgostos autoimpostos. Todos vivem abaixo dos seus padrões. É doutor em filosofia no criticar, sendo perfeito para si.

22. Vacilante. Pessoas não comprometidas por algo ou alguém. Não têm estabilidade interna nem solidez de caráter.

23. Hipócritas. São sujeitos sem sinceridade e que mostram em suas expressões o que não são em seus corações. Vivem para impressionar os outros, mas no fundo são vazios.

Igreja Batista da Lagoinha

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão.

(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Conheça alguns impedimentos para a maturidade espiritual "