Tragédia da boate Kiss faz um ano e emociona moradores de Santa Maria

Por César Costa da Silva - 27 de janeiro de 2014 Nenhum comentário
Nesta segunda (27), faz um ano que o país foi acordado com a dor de uma tragédia: o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que matou 242 pessoas. Neste domingo, a data foi lembrada com momentos de solidariedade e muita emoção na cidade.

Comércio fechado, faixas brancas e ruas vazias. Em sinal de solidariedade, a cidade ficou em silêncio neste domingo.

A principal praça de Santa Maria é um local simbólico para os pais das vítimas. Lá, eles montaram uma vigília permanente, para garantir que o caso não seja esquecido. Por isso, esse foi um dos lugares escolhidos para as homenagens desse fim de semana.

Helena perdeu os dois filhos e sempre vem à praça em busca de apoio. “Tem pessoas que a gente não conhece, como agora há pouco. Vieram me dar flores, me abraçaram. Isso nos conforta e nos ajuda”, conta.

Foto da Boate Kiss dias depois do incêndio

Foi esta força que os pais e sobreviventes também encontraram durante o Congresso Internacional, organizado pela Associação dos Familiares das Vítimas.

“Por mais que as pessoas tentem ajudar, tentem se aproximar, ninguém está dentro do que a gente viveu. A gente acabou se unindo e percebeu que uma das nossas maiores forças veio dessa união da gente”, comenta a estudante Bárbara de Oliveira.

Mães que perderam os filhos no incêndio da boate Cromagnon, em 2004, na Argentina, participaram do Congresso. Lilla diz que só agora, quase 10 anos depois, os responsáveis foram punidos. “As coisas demoram as vezes, mas foi só com a união de pais e sobreviventes que se conseguiu isso”, destaca.

Durante todo o fim de semana, o Congresso discutiu saúde, segurança e prevenção contra incêndios. "Nós não queremos a referência de Santa Maria na tragédia, nós queremos a referência de Santa Maria na transformação para a vida”, explica o presidente da associação, Adherbal Ferreira.

No fim da tarde, dezenas de pessoas se reuniram em uma caminhada pedindo paz, e soltaram 242 balões brancos.

Fonte: Fantástico / G1

Leia também: 

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão.

Livres DT - Por César Costa
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Tragédia da boate Kiss faz um ano e emociona moradores de Santa Maria "