Estudos Bíblicos: Adão e Eva, Cristo e Igreja: Uma Estreita e Misteriosa Relação

Por Benoni Mendes - 22 de abril de 2013 Nenhum comentário
Mais do que explicar as origens do homem e a sua dependência do Criador, a história da Criação, no livro da Gênese, descreve, de forma poética e figurativa, o relacionamento de Cristo e a Igreja. Todavia, ao passarmos rapidamente as páginas iniciais da Bíblia Sagrada, não percebemos a grande espiritualidade contida no mistério que cerca Adão e Eva, ambos criados pelas mãos do próprio Deus para iniciarem a vida inteligente sobre a terra. Iniciarem aquilo que mais tarde viria a se tornar templos do Espírito, casa não feita por mãos de homens. A estrita correlação entre Adão e Cristo não difere da existente entre Eva e a Igreja.
Em Gênesis 1.26 temos revelada a suprema grandeza do Deus Criador, escolhendo fazer o homem, conforme a sua semelhança, para que esse homem exercesse domínio sobre toda a criação, que vira Deus ser boa.  “E Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Gn. 1.26
Posteriormente, O Criador escolhe também criar aquela que seria chamada de varoa, pois do varão fora tirada. Todavia, o Senhor impõe uma condição moral a essa nova criatura: que fosse idônea. Lemos em Gênesis 2.18 que “Disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Já no período Cristão, o Apóstolo Paulo, em carta aos Romanos 5 revela-nos a relação divina entre Adão e Cristo. Pois se por Adão entrou o pecado no mundo, em Cristo entrou a Justificação. Se o primeiro Adão foi feito alma vivente, o último Adão (Cristo) é espírito vivificante. Há minúcias que devem ser consideradas nesta estrita relação de Adão e Cristo, a saber, Adão foi criado pelas próprias mãos de Deus; Cristo, o verbo de Deus encarnado, foi concebido pelo Espírito Santo. Adão dá início a uma geração da carne; Cristo inicia uma geração dos nascidos do Espírito. Por Adão todos herdamos a morte; por Cristo todos herdamos a vida eterna.
Não obstante a relação entre Adão e Cristo, encontra-se também a relação Eva e Igreja. Pois se Eva daria a luz mediante a dor; a Igreja é preterida, perseguida, atribulada para gerar filhos espirituais. Se Eva foi tirada de Adão, a Igreja foi tirada de Cristo (Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18). Se Eva não era estéril, a Igreja não pode ser estéril. Se Eva relacionava-se intimamente com Adão para gerar filhos da carne, a Igreja deve relacionar-se intimamente com Cristo para gerar filhos do Espírito. Se Eva foi criada com a condição de ser idônea, a Igreja não pode ser uma igreja prostituída, mas deverá ser fiel ao seu Adão, a saber, Cristo. Se Adão deveria dominar sobre toda Criatura, Cristo tem a primazia em todas as coisas e sobre todas eles tem domínio ( Colossenses 1. 17,18 /  Efésios 1. 21,22,23)




Livres DT - Por Benoni Mendes
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Estudos Bíblicos: Adão e Eva, Cristo e Igreja: Uma Estreita e Misteriosa Relação "