Estudos Bíblicos - Mais do que simples músicos

Por Claudionor - 21 de dezembro de 2012 2 Comentários
Texto: "Algumas famílias de levitas eram responsáveis pela música no Templo. Os chefes dessas famílias moravam nos cômodos do Templo e não tinham outros deveres, pois estavam ocupados no serviço de dia e de noite." 1 Crônicas 9:33


A música é de grande importância para a adoração. Geralmente no início dos cultos sempre temos o momento dos cânticos, da adoração, que serve como ponte para o palestrante do culto que recebe a igreja com o coração quebrantado diante do Senhor. O poder da música é incalculável, através dela, ideologias, crenças, pensamentos são pregados e de forma mais didática a música consegue alcançar mais pessoas que até mesmo o próprio sermão do pregador.

Em 1 Crônicas 9:33 temos uma ilustração de como o serviço da música é importante. Segundo o texto, os músicos,levitas,cantores não faziam nada além de adorar a Deus de dia e de noite eles eram realmente exclusivos do serviço do Senhor. Hoje, muitos de nós criticamos os nossos levitas que vivem da música cristã e muitas vezes os rotulamos de adjetivos que não cabem a nenhum deles afinal, estão cumprindo o que a palavra diz.

Cantar é um dom de Deus. Davi considerava os cantores e suas canções tão importantes para a adoração, que ele tinha sacerdotes cantores cuja a única obrigação no Templo era a de cantar dia e noite e tinham as suas necessidades supridas. Em Apocalipse 5:9, vemos que na sala do trono de Deus seu povo vai cantar uma nova canção a ele. A verdadeira adoração é sempre nova a cada dia e envolve uma alegra comunhão entre Deus e seu povo.

Em 1 Crônicas 23:27-31 temos as verdadeiras funções dos levitas na casa de Deus ' Assim, de acordo com as últimas ordens de Davi, quando completavam vinte anos de idade, os levitas eram registrados para o serviço. Então eram escalados para ajudar os sacerdotes descendentes de Arão na adoração no Templo, para cuidar dos seus pátios e salas e para conservar puro tudo o que era sagrado; para serem responsáveis pelos pães oferecidos a Deus, pela farinha  de trigo usada nas ofertas, pelos pães achatados feitos sem fermento, pelas ofertas assadas em frigideiras e pela farinha de trigo misturada com azeite. Eram também encarregados de pesar e medir as ofertas para o templo; de louvar e glorificar o Senhor todas as manhãs e todas as tardes e sempre que as ofertas a Deus eram  queimadas no sábado, na Festa da Lua Nova e em outras festas. Foram feitas regras a respeito do número de levitas escalados de cada vez para fazerem esse trabalho. Eles ficaram encarregados PARA SEMPRE da ADORAÇÃO ao SENHOR.'

Davi entendeu o poder de louvar. Queridos, louvar é algo muito forte. Analisando morfologicamente a palavra louvar descobri que louvar significa: Agradecer;alegrar-se, orgulhar-se de alguém. Os levitas que eram sacerdotes de Israel deviam agradecer e louvar ao Senhor todas as manhãs e todas as tardes. Nossa cultura contemporânea, normalmente usamos a frase ' Deus seja louvado!' Mas o que de fato, significa o termo louvar de forma geral ? Halal, normalmente traz a ideia de falar ou cantar as glórias, virtudes ou honra de algo ou alguém. Halal ´´e a raiz de onde vem a palavra  'hallelujah' (aleluia). A frase é uma ordem: hallelu-jah, ou seja, ' Todos vocês devem louvar a Javé!' A palavra tehillah também derivada de  halal; refere-se a um hino, um salmo ou uma canção. O título hebraico de tehillah, e significa, literalmente, 'Louvores'.

Davi é um exemplo  do estilo de vida que tem como base a adoração e o louvor, os quais  deveriam estar presentes na vida de todo o crente hoje. Iniciar o nosso dia entrando na presença de Deus com louvor e agradecimento libera a unção do Espírito Santo em nossa vida.

Gostaria de acrescentar o que está escrito em 1 Crônicas 25:1 ' [...] Eles deviam anunciar as mensagens de Deus, acompanhados por música de harpas,liras e pratos.' Mais do que simples músicos, eram líderes que anunciavam a mensagem de Deus por meio da música. Ao tocarem suas harpas, liras e pratos com  habilidade extraordinária, eles também anunciavam a mensagem de Deus para o povo.

Você levita que encontra-se desanimado, pensando em desistir, levante sua cabeça e veja o ministério glorioso que você recebeu de Deus. Sua função aqui na terra é adorar o Senhor em todo o tempo.

@LivresDT - Por Claudionor Filho

2 comentários to ''Estudos Bíblicos - Mais do que simples músicos"

COMENTAR