Palavras da Ana sobre o Rio Solidário - "Jesus, a chave para o recomeço"

Por César Costa da Silva - 27 de janeiro de 2011 Nenhum comentário

No início de janeiro o Brasil e mundo ficaram abalados com os acontecimentos referentes à tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro – o maior desastre natural da história brasileira – que ainda gera muita repercussão, pois ainda há centenas de desaparecidos e mais de 800 mortes. Já está entre os 10 maiores do mundo. Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis (cidades mais afetadas) viram seus filhos e filhas perderem bens, familiares, a própria vida.

As causas são as mais diversas como crescimento urbano desordenado, a falta de uma política preventiva para a região, a agressão do próprio homem ao meio ambiente, a negligência generalizada, as intensas tempestades, dentre outras. Mas o que importa no momento é a vida dos sobreviventes. A pior catástrofe para os que venceram a devastação está registrada principalmente nos corações. As lembranças são muitas, talvez as amargas histórias marquem estas pessoas para sempre. A perda traz dor. O sofrimento assola. As forças se esvaem.

Somente o Senhor pode trazer consolo para todos os que foram tragados por tamanha destruição, seja em que nível for. A “reconstrução dos muros” será intensa. Às vezes é difícil recomeçar, mas há esperança. O Senhor Jesus, Príncipe da Paz, trará alegria, força, unidade, perseverança para estas pessoas retomarem o curso normal de suas vidas, ainda que as lembranças doam.

“Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar consolação…” Isaías 57:18a

Oremos para que as águas que correm do trono de Deus passem por todas as cidades vitimadas. Pois, tais águas levam a vida do próprio Deus, curam, limpam. E que o Senhor Jesus alcance os doloridos corações para que possam reescrever suas histórias. Ele é a chave para o recomeço, para a toda restauração. Ele transforma maldição em benção. Só Ele pode restaurar emoções, sentimentos.

Fico muito feliz pela demonstração de carinho do povo brasileiro. Toda solidariedade e compaixão com as vítimas são extremamente importantes, seja pelo governo, forças armadas, empresários, famosos ou anônimos, ricos ou pobres. Pois não sabemos em quanto tempo tais cidades se erguerão completamente, não temos ciência de quando as pessoas poderão sorrir novamente. E as necessidades são muitas: alimentos, água, higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas de cama, mesa e banho, dentre outras.

Rio Solidário

No ano passado, com a tragédia em Niterói (Morro do Bumba) foi realizada a primeira edição do Rio Solidário*, na Igreja Batista da Lagoinha, em BH. Vários ministros como Nívea Soares, Mariana e André Valadão, Felipe Barros (Ministério Fluir), participaram da ação, que arrecadou mais de 9 toneladas de alimentos e roupas. Infelizmente, com a catástrofe da Região Serrana, foi necessária a realização de mais uma edição da campanha RS. No dia 18/01 aconteceu na IBL novamente. O resultado foi recorde. Aproximadamente 10 mil pessoas compareceram e foram arrecadados cerca de 25 toneladas de produtos. A campanha contou com a participação de ministros como Thales Roberto, Referência Jovem, Santa Geração, Vinícius Melo, Felippe Valadão e Felipe Barros. Aliás, por iniciativa de Barros o RS se estendeu para outras cidades. No dia 22/01 o RS aconteceu em Brasília (DF) e Vitória (ES). No dia 23/01 no Rio de Janeiro (RJ) e no dia 28/01 em Goiânia (GO). Mais informações em www.riosolidario.com.br

Tal ação é um ótimo exemplo de solidariedade. Reúna seus amigos, irmãos, parentes, sua igreja. É possível fazer campanhas como esta para abençoar aquelas vidas. Pense nisso, e aja. Não hesite.

Faça a sua parte. Doe através da Cruz Vermelha e saiba como. Seja um canal de bênçãos na vida do seu próximo, ainda que ele não esteja ao seu lado. Em seu lugar o que faria Jesus?

Ana Paula Valadão

*Sobre o Rio Solidário – Fonte: Lagoinha

César Costa DT
(cesarcosta5@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Palavras da Ana sobre o Rio Solidário - "Jesus, a chave para o recomeço" "