Estudos Bíblicos: Sem mais desculpas

Por Guto Marcondes - 4 de maio de 2013 Nenhum comentário
Portanto, se qualquer pessoa está [inserido] em Cristo (o Messias), ele é uma nova criação (uma criatura totalmente nova), o velho [condição moral e espiritual anterior] já passou. Eis o novo e fresco, chegou! -2 Coríntios 5:17

"Eu sempre tive um temperamento ruim. Isso é apenas o jeito que eu sou. "

"Eu sou uma pessoa simples. Isso é quem eu sou, e é assim que as pessoas precisam me aceitar. "

"Eu falo conforme meu ponto de vista . Eu não vou adoçar nada. "

Esta lista poderia continuar indefinidamente, mas a única coisa que essas desculpas têm em comum é que cada uma é feita para justificar as pessoas serem do jeito que são. É uma maneira de resistir à mudança.

É também uma forma de Satanás a se infiltrar em nossas mentes. O grande enganador diz-nos que não somos rudes, estamos apenas sendo honestos, e as pessoas precisam respeitar essa qualidade em nós. Nós achamos que falar a verdade tal como a vemos, significa que não somos covardes ou hipócritas. Se o diabo pode nos convencer de que não temos de mudar, que nós estamos bem exatamente do jeito que estamos, ele ganhou uma batalha séria em nossas vidas.

Na verdade, o diabo pode nos dar um monte de desculpas para não mudar. Isso pode ser o problema. Se ele nos convence de que outras pessoas estão em falta porque "eles são muito sensíveis" ou "eles não querem ouvir a verdade e enfrentar a realidade," não nos sentimos responsáveis, e achamos que está tudo bem.

Outra coisa é que não importa o quão negativo que pode estar em nosso pensamento, a maioria de nós não nos chamamos de "negativa". Nós preferimos palavras como lógica, realista, sem rodeios, ou sincero. Não enfrentar a verdade sobre nós mesmos é parte da obra de engano de Satanás.

Quando passei por um período de extrema negatividade, eu não teria pensado em mim como sendo negativo. Eu estava apenas sendo honesto. Se eu visse algo errado, eu falava. Eu oferecia o meu conselho sobre as formas para que as pessoas mudassem. Eu podia ver as fraquezas e os problemas dos outros, e eu estava muito feliz para mostrar-lhes como poderiam superar.

Em meus piores dias, eu encontrei coisas “erradas” em todos os meus amigos e tudo que eles faziam. Eu não tinha que procurar coisas para criticar, eu fazia isso sem esforço. Eu não considerava negativo, porque eu pensava que estava apenas tentando ser útil. Nunca me ocorreu no meu estado orgulhoso que as pessoas realmente não queriam a minha ajuda. Eles queriam aceitação e encorajamento, não julgamento e crítica.

Como eu disse, eu nunca pensei em mim como sendo negativo, isto é, até que Deus tratou comigo e me convenceu. Eu não estou tentando condenar ninguém por ser negativo, franco, direto, sincero, ou qualquer termo que você pode usar para isso, porque é em si mesmo condenando ser negativo. Em vez disso, quero ajudar os crentes a reconhecer seus problemas de atitude e ajudá-los a perceber que Deus é capaz de libertá-los.

Começamos a vida cristã como novas criações de Deus. Nosso passado é apagado. A vida cristã é uma mudança diante do crescimento do movimento.

O caminho para a liberdade começa quando encaramos nossos problemas e enfrentá-los sem desculpas. "Sim, eu sou negativo, mas se você veio do tipo de família, eu vim... você veio...” Pare! Sem desculpas. Sabemos o que foram no passado, mas também sabemos que não temos de continuar assim agora ou no futuro. Com a ajuda de Jesus Cristo, podemos ter nossas mentes renovadas de acordo com a Palavra de Deus.

A parte mais difícil pode ser para dizer a Deus: "Eu sou uma pessoa negativa, mas eu quero mudar." Lembre-se que a mente negativa produz uma vida negativa. Você provavelmente já tentou mudar a si mesmo muitas vezes no passado, mas não funcionou. Agora você pode começar a ganhar a batalha pela fortaleza de Satanás ao admitir que você é e reconhecendo que é preciso depender de Deus para mudá-lo.

“Deus Santo e positivo, perdoe-me por todo o meu pensamento negativo. Você quer que eu seja amoroso e cheio de Sua alegria. Ajude-me, para que Satanás não tenha fortaleza sobre minha mente. Por favor, destrua todos os aspectos negativos do meu pensamento, por meio de Jesus meu Senhor. Amém.”

Que o Senhor te fortaleça, te inspire e continue a te capacitar!

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.

Livres DT - Por Guto Marcondes
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Estudos Bíblicos: Sem mais desculpas "