O Poder da Presença de Deus

Por Guto Marcondes - 10 de março de 2013 Nenhum comentário
As escrituras fornecem infindáveis exemplos de como a presença do Senhor fortalece o Seu povo para viver para Ele. Um dos exemplos mais poderosos é a vida de Moisés.

Moisés estava convencido de que sem a presença de Deus em sua vida seria inútil tentar qualquer coisa; ao falar face à face com o Senhor ele declara ousadamente, “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33:15). Ele estava dizendo, “Senhor, se Tu não estiver conosco, não conseguiremos o nosso objetivo. Não daremos um passo a menos que tenhamos certeza da Tua presença”.

Moisés sabia que era a presença de Deus dentre eles que os diferenciava de todas as outras nações. O mesmo é verdade em relação ao povo de Deus hoje; a única coisa que nos diferencia dos incrédulos é a presença de Deus “conosco”, guiando-nos, levando-nos, operando a Sua vontade em nós e através de nós. A Sua presença afasta o medo e a perplexidade.

A atitude de Moisés era assim, “Nós operamos sob um único princípio. A única maneira de sermos guiados ou governados, de batalharmos e sobrevivermos nos dias atuais é ter a presença de Deus conosco. Quando a Sua presença está em nosso meio ninguém pode nos destruir; mas sem Ele somos frágeis - reduzidos a nada. Que todos os países do mundo confiem em seus poderosos exércitos, em seus carros de ferro e em seus bravos soldados – nós confiaremos na manifesta presença do Senhor”.

Deus respondeu à ousada declaração de Moisés: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (33:14). Em hebraico a palavra “descanso” aqui quer dizer “confiança confortadora e serena”. Deus estava dizendo, “Não importa que tipo de lutas ou provações enfrente, você sempre estará capacitado para achar descanso calmo e confiante em Mim”.
O Velho Testamento está cheio de relatos de maravilhosas bênçãos que vieram aos que tinham a presença de Deus consigo

Veja os seguintes exemplos:

A presença de Deus era tão evidente na vida de Abraão, que até os pagãos em torno dele reconheciam as diferenças entre suas vidas e a dele: “Abimeleque e Ficol... disseram a Abraão: Deus é contigo em tudo o que fazes”(Gênesis 21:22). Esse rei pagão estava dizendo, “Tem alguma coisa de diferente em ti, Abraão. Deus está contigo por onde vais”.

Deus prometeu a Josué que nenhum inimigo lhe resistiria quando Sua presença estivesse com ele: “Ninguém te poderá resistir todos os dias de tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso” (Josué 1:5-6). Quando o Espírito de Deus está presente em nós, podemos ser fortes e corajosos porque confiamos em Sua promessa de ir conosco em todos os nossos caminhos.

Deus disse a Gideão, “O Senhor é contigo, homem valente... Vai nessa tua força e livra Israel” (Juízes 6:12,14). A expressão “tua força” refere-se ao verso anterior: “O Senhor é contigo”. Deus está dizendo, “Gideão, há uma força em ti tão poderosa, que ela pode salvar Israel. Essa força é a Minha presença”. Apesar de Gideão se considerar covarde, Deus o chama de “homem valente”. Por que? O Senhor queria provar o que qualquer pessoa pode fazer quando Sua presença está com ela.

Deus fala a Isaías da promessa especial que faz àqueles que Ele ama: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus... e eu te amei... Não temas, pois, porque sou contigo” (Isaías 43:1-5 – itálicos meus). Com a paz de Deus habitando em si, você poderá atravessar qualquer incêndio, e não apenas irá sobreviver como também será guardado e protegido o tempo todo.

Esses relatos do Velho Testamento não são apenas letras mortas. Seu objetivo é encorajar-nos a confiar em Deus por Sua presença em nossas próprias vidas. Como Abraão, Josué e os demais, nós também temos um testemunho poderoso do que a presença de Deus tem feito por nós: guiado nossos passos, aberto portas, removido obstáculos, cuidados e temores.
Deus impõe uma condição para termos Sua presença em nossas vidas

Veja o rei Asa. Esse homem levou o povo de Deus à uma vitória miraculosa contra um exército de um milhão de homens da Etiópia. Mais tarde ele testifica ter sido a presença de Deus que dispersou o inimigo: “Clamou Asa... Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos... porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão... O Senhor feriu os etíopes diante de Asa” (2 Crônicas 14:11-12).

Quando Asa levou seu exército triunfante de volta a Jerusalém o profeta Azarias o encontra à entrada da cidade com essa mensagem: “Ouvi-me, Asa... O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus... Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado” (15:2-4).

Eis o segredo de se conseguir e manter a presença de Deus em sua vida. O Senhor relembra a Asa em termos não imprecisos: “Asa, nunca se esqueça de como você conseguiu essa vitória; quando estava com problema, você Me buscou de todo coração e enviei Minha presença a ti. Lembre-se, foi a Minha presença que o levou à vitória”.


Quando não há a presença de Deus, tudo fica fora de ordem - sem lei, sem orientação e sem o ensino do certo. Todo mundo se torna sua própria lei, e faz como quer. É bem o retrato de muitos lares cristãos atualmente: tudo em desordem, sem paz ou descanso, cada um fazendo o que lhe agrada. O Senhor em Sua misericórdia sofre com essa desordem.

Mas não precisa ser assim. As promessas de Deus são imutáveis, e Sua palavra garante, “Pelo resto da vida, se você continuar Me buscando Eu estarei contigo. Quando clamar, serei achado por ti”.

Isso não é algum tipo de teologia complicada. Qualquer um pode ter a presença continuada de Deus se ele ou ela simplesmente O invocar em fé. Recebemos a promessa, “O Senhor... se deixará achar” (15:2). A palavra “achar” em hebraico aqui quer dizer “Sua presença vindo para capacitar, abençoar”. Em outras palavras: “Busque o Senhor de todo o coração, e Ele manifestará a Sua presença. Será o TodoPoderoso capacitando-o para se manter firme e sem medo”.
Somente quando a presença de Deus está sobre nós é que podemos contemplar e compreender a Sua glória

Quando os israelitas estavam no deserto, Deus manifestava a Sua presença por meio de uma nuvem. Essa nuvem era a manifestação física do compromisso de Deus em ficar com o Seu povo. Ela cobria o tabernáculo dia e noite, e funcionava como guia para qualquer iniciativa; quando a nuvem se movia, eles se moviam, e quando ela parava, eles paravam. O povo nunca teve de tentar descobrir a direção ou o futuro; punham toda a sua confiança naquela visível nuvem da presença de Deus.

Hoje, a nuvem da presença de Deus paira sobre o nosso lugar secreto de oração. Ela espera todos os dias para envolvê-lo em sua paz. Ela o guiará, lhe capacitará e guardará no descanso do Senhor, dando-lhe direcionamentos para o lar, para o trabalho e para seus relacionamentos. E você pode ter comunhão com Deus em qualquer lugar, seja no ônibus indo para o trabalho ou em suas viagens. Você pode desligar todas as demais coisas e dizer, “Senhor, tenho meia hora agora, e quero falar contigo”. Esse será a sua “hora silenciosa” com Ele.

É maravilhoso ter a melhor hora do seu dia junto ao Senhor, edificando uma intimidade de consistência. Ele promete que quando você busca mais intimidade a presença dEle irrompe em sua vida promovendo a ordem divina em todo o seu derredor. Mas algo ainda maior do que isso acontecerá: a busca contínua da presença de Deus lhe levará à uma revelação da glória de Cristo.

Moisés buscou com Deus uma manifestação continuada da presença do Senhor “para que eu te conheça” (Êxodo 33:13). Eis como Deus respondeu ao Seu servo: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (33:14).

O pedido de Moisés aqui seria o suficiente para a maioria dos cristãos. Quem dentre nós não quer a paz e o descanso prometidos por Deus? O que mais poderia alguém desejar? Mesmo assim, ter a segurança da presença de Deus não foi suficiente para Moisés; ele sabia que havia mais, e clamou, “Rogo-te que me mostres a tua glória” (33:18).
E Deus mostrou a Sua glória a Moisés

A glória do Senhor não apareceu em alguma nuvem luminosa ou numa demonstração de poder capaz de tremer o chão. Antes, Deus expressou a Sua glória numa revelação simples de Sua natureza: “E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado” (34:6-7). Você está vendo? A glória de Deus foi uma revelação de Sua bondade, misericórdia, amor e compaixão.

Alguém pode dizer, “Mas e a incrível experiência dos discípulos no monte da Transfiguração? Aquilo não foi manifestação da glória de Deus? Houve uma luz fortíssima e a milagrosa aparição de Moisés e de Elias”.

Naquele incrível momento a glória de Deus não estava em Moisés, Elias ou mesmo na luz espetacular; pelo contrário, a Sua radiante glória estava em Jesus: “E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz... e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (Mateus 17:2,5-6 – itálicos meus).

Aqui está a glória de Deus personificada em Cristo. Jesus é a revelação de tudo que Deus disse ser a Moisés: benevolente, misericordioso, longânimo, abundante em bondade e verdade, mantenedor de misericórdia para milhares, perdoador da iniquidade e da transgressão do pecado. No monte da Transfiguração Deus revelou um retrato vivo de Sua própria glória. “Tudo está materializado em Meu Filho”.

Já ouvi cristãos dizendo, “Se Deus apenas me desse uma visão dos horrores do inferno, eu nunca O deixaria; eu iria viver para Jesus todos os dias”. Mas uma visão assim nunca conserva alguém. Só uma visão de quem Jesus é – da Sua glória, graça e misericórdia – nos conservará santos. Sei de um homem que estava perto da morte e experimentou exatamente esse tipo de visão do inferno. Mais tarde ele jurou dedicar sua vida a Cristo. Mas em algumas semanas essa visão amedrontadora morreu, e ele voltou a seus caminhos de pecado.

Amado, Deus deseja abrir os nossos olhos para “a riqueza da glória da sua herança nos santos” (Efésios 1:18). Isso quer dizer, simplesmente, que toda a glória revelada a Moisés está incorporada no Filho de Deus. E agora Cristo nos foi dado como herança. “Em Cristo Jesus, nosso Senhor, habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2:9, paráfrase minha).
Pode-se perguntar por que Moisés buscava tão desesperadamente uma visão da glória de Deus

Acho que encontramos a razão nesse verso: “Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados” (Êxodo 29:43 – itálicos meus). A palavra “santificados” quer dizer “tornados limpos”. Deus estava dizendo, “Quando você Me adorar, Eu lhe encontrarei e darei a Minha presença; e quando você estiver na Minha presença revelarei a Minha glória a ti. Ela o elevará acima de quaisquer circunstâncias”.

Então, onde podemos encontrar essa revelação de Cristo? A encontramos unicamente quando oramos confiando na Palavra de Deus. Paulo diz que ao permitirmos que as escrituras reflitam a nós uma revelação progressiva de Jesus, somos transformados de glória em glória: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Coríntios 3:18).

Essa revelação da glória de Deus fornecerá um poder guardador para as nossas vidas: “A glória tudo cobrirá e será um abrigo... refúgio” (Isaías 4:5 – itálicos meus). Em outras palavras, a Sua glória conservará nossa mente nas coisas do alto nos piores momentos.

O que Deus está dizendo aqui é que devemos gastar nosso tempo buscando conhecer o Seu Filho; devemos pesquisar a Palavra e nos dedicar diariamente à oração. Então, ao permanecermos em Sua presença, os nossos olhos começarão a se abrir para a Sua glória Está toda revelada em Cristo. Jesus é a revelação completa do Seu amor, graça, misericórdia e terna bondade.

Ao continuamente refletir essa revelação e manter a comunhão com Ele, você se tornará mais e mais como Jesus. E ao ver o quão amoroso e misericordioso Ele é consigo, você confiará nEle mais e mais em relação aos cuidados que Ele tem em meio às suas lutas. A Sua Palavra deixa claro: “Quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Crônicas 16:9). Busque-O de todo o seu coração e deseje Sua presença em sua vida diária. Então você conhecerá e experimentará a Sua incrível glória.
Eis uma palavra final

Não consigo imaginar como os incrédulos conseguem ter algum tipo de paz ou algo semelhante nesses dias difíceis sem a presença e a segurança de Jesus. Medo e angústia agora pairam sobre a humanidade como nuvem negra. Numa recente reunião entre os homens mais ricos do mundo, um orador disse em tom de agonia: “Todos estamos mergulhados na pior das situações. Nós mesmos a produzimos, e não sabemos como sair dela”.

Agradeça a Deus pela proximidade e intimidade de Jesus. Carregue todos os seus medos e cuidados ansiosos para o calmo lugar de oração. Em calma O adore lá, agradecendo e submetendo todas as suas dores, estresses e cuidados com a família a Ele. Diariamente cante aquele velho hino evangélico: “Se tranque com Deus no lugar secreto, Lá em Sua presença contemplando Sua face, Ganhando novo poder para completar a carreira... Anseie trancar-se com Deus”.

Amado, Jesus vai caminhar consigo em meio aos seus problemas. Ele se rejubila em você. Você vai conseguir, em todas as coisas você é mais que vencedor!

Livres DT, o canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.

Livres DT - Por Guto Marcondes
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " O Poder da Presença de Deus "