Entrevista do Livres Diante do Trono com o Bispo José Edgilson Sampedro, um homem a serviço do Reino de Deus

Por Guto Marcondes - 13 de fevereiro de 2013 Nenhum comentário
"Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura" Marcos 16.15

Quando olhamos para a vida do Bispo José Edgilson Sampedro o primeiro pensamento que o Espírito Santo nos traz ao coração é o versículo supracitado. Ele tem 45 anos, é casado, com a Pastora Sandra Helena dos Santos Sampedro, é pai de dois filhos: Gabriel Sampedro e Heloísa Sampedro.

A frente de um grande trabalho da Igreja do Evangelho Quadrangular, no interior paulista, na cidade de Araçatuba, o Bispo tem sob a sua cobertura espiritual mais de 7.000 mil pessoas. Viaja pelo país, levando o amor, a cura, a consolação, a restauração, transformação que somente Deus pode e quer dar. Cumprindo o Ide do Senhor, seja por meio de suas viagens ou através da Televisão, Rádio e Internet. Além dessas atividades, Ele é o Pastor responsável pela Sede Regional da Quadrangular na cidade de Araçatuba, um trabalho de excelência e extrema organização.

Um homem que renunciou, abnegou-se, abriu mão de seus próprios sonhos, de suas próprias vontades para fazer e cumprir o chamado de Deus. Para tornar conhecido aquele que se doou por nós, entregando sua vida até a última gota de sangue.

Bispo José Edgilson Sampedro, a esposa: Sandra Sampedro
E os filhos: Gabriel Sampedro e Heloisa Sampedro
Nascido na cidade de Bauru, iniciou o ministério ainda na juventude, depois de passar os primeiros anos com grandes dificuldades, ele não desistiu, e então Deus começou a honrar a fidelidade e o comprometimento do Bispo, abrindo grandes portas para a propagação do Evangelho. Recentemente completou 25 anos de Ministério.

Hoje, o Bispo é um referencial dentro do Estado de São Paulo, um dos grandes Líderes da Igreja Quadrangular. Ele tem impactado milhares de vidas, com seu bom testemunho, sua simplicidade e carisma.

Falar de José Edgilson Sampedro, um homem segundo o coração de Deus, é falar de alguém que faz do trono de Deus um lugar para se estar sempre, buscando quebrantamento, perdão, novas promessas, esperança e renovação no Espírito de Deus. Mas, ele mostra-se disposto a dividir sua benção, compartilhar sua visão.

Sede da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Igreja Lidera pelo Bispo José Edgilson Sampedro
Mesmo com a intensa agenda do Bispo, Ele deu uma pausa durante suas atividades e com muita educação, e atenção recebeu de braços abertos nossa Equipe do Livres DT para um bate papo. Foram momentos maravilhosos sob a direção do Espírito Santo. 

Confira na Íntegra a Entrevista:

Livres DT: Bispo, conte-nos sobre sua conversão.
Bispo: Minha conversão aconteceu, através da vida do meu pai. Meu pai foi acometido de uma enfermidade e os médicos não descobriam a razão, e daí houve uma busca intensa porque, nós fomos orientados a buscar os meios espirituais para resolver o problema que ele tinha, ele tinha uma série de ataques, convulsão, saia fora de si repentinamente, e aí fomos buscar todas as portas para a solução do problema, e um dia um colega de trabalho falou de Jesus e levou meu pai até a Igreja do Evangelho Quadrangular em Bauru, na rua Marcondes Salgado 78, e então ele passou por um processo de libertação espiritual, que envolveu possessão demoníaca, e ele foi liberto das correntes, das algemas, dos grilhões das trevas, e através do que aconteceu com meu pai, a família inteira veio pra Jesus. 

Bispo José Edgilson Sampedro
Livres DT: E isso aconteceu em qual época de sua vida?
Bispo: Há quase 30 anos atrás nós buscavamos um Deus de poder, que pudesse libertar o meu pai, e nos tínhamos uma concepção a respeito das entidades que meu pai recebia, era um conceito que ali estava o poder, por que eram muitas manifestações espirituais de determinadas entidades que na época não discerníamos, hoje sabemos que eram entidades das trevas. Eu vi muitos sinais e prodígios, eu ainda criança, era pré-adolescente, eu achava aquilo muito forte, muito poderoso, até que eu vi um dia um missionário, verbalizou o nome de Jesus, e eu vi naquele instante, todos aqueles espíritos que faziam tantas coisas através do corpo do meu pai, como por exemplo: ficar horas debaixo d´agua, nadar contra a correnteza selvagem de rios, eu vi isso com meus próprios olhos. Mas quando aquele minissionário disse o nome da pessoa de Jesus Cristo, todos aqueles espíritos caíram por terra prostrados, então eu conheci o verdadeiro Jesus, Jesus de Poder, Jesus que liberta, Jesus que transforma. 

Livres DT: Antes de iniciar o ministério, quais atividades o Senhor realizava?
Bispo: Antes de iniciar o ministério, eu tinha um trabalho secular, eu fiz vários cursos de formação técnica, eu também estava iniciando minha carreira no futebol, na época eu estava para fazer um teste no time do Vasco da Gama, e foi bem nessa época que conhecemos Jesus, e meus queridos irmãos, sempre nos orientaram a não abandonar a fé, a não deixar Jesus, e com essa preocupação de sair por ai pelo mundo, e acabar abandonando a fé, eu abri mão da minha carreira. No dia em que era para ser realizado o teste, nós chamávamos e chamamos até hoje de peneira, processo seletivo, o Vasco da Gama, eu abdiquei em prol da fé, não quis me afastar de Jesus. No mundo de hoje é natural ser atleta de Cristo, muitos jogadores de futebol praticam a fé em Jesus, mas, você consegue imaginar isso há 30 anos atrás? Era bem restrito, e a ideia era que nós nos afastaríamos da fé, optei pelo caminho de fé, eu acredito que fiz a melhor opção.


Livres DT: Vemos sua esposa trabalhando ativamente e juntamente com o Senhor, como se conheceram?
Bispo: Conheci minha esposa na Igreja, ainda na cidade de Bauru, ela foi minha amiga secreta no final de um ano, e então deixou de ser secreta (risos) e foi assim que nos conhecemos. Quando começamos a nos relacionar eu compartilhei o meu sonho com ela, e desde então tenho o apoio dela, em todos os sonhos que Deus planta em meu coração.


Livres DT: E quando começou a pastorear e pregar?
Bispo: Eu começei cedo, a primeira mensagem eu preguei aos 11 anos de idade, depois disto, eu senti o chamado para o ministério, desde a minha adolescência, ai foi um processo, ocupei várias posições de liderança. E então em 1988 depois de 6 meses de casados, nós estávamos na continuidade da lua de mel, eu saí para o ministério, eu sempre tive esse desejo de sair da minha pátria, sair da minha terra, sair da minha cidade e fazer missões, eu sempre almejei no ministério realmente na dependência de Deus, ou seja ir para algum lugar que eu não conhecia, uma terra longinquá, e ali ser sustentado pela graça de Deus, e foi o que aconteceu. Em dezembro de 1988, nós assumimos uma pequena igreja, na cidade de Bernardino de Campos, perto da região de Ourinhos (Estado de São Paulo). E ali nós tivemos uma história bem missionária, durmiamos dentro da igreja, era uma igreja que não tinha recursos para sustentar os missionários, naquele tempo fomos sustentados por 2 viúvas por um bom período, e de lá, eu retornei para Bauru, fiquei lá por 1 ano e 8 meses, depois saí para a cidade de Itararé, que é ali na divisa do Estado de São Paulo com Estado do Paraná, e então comecei a realizar campanhas evangelísticas pelo Brasil e fora do Brasil. Deus foi dando a graça, Deus me deu momentos que eu considero uma verdadeira dádiva divina, como por exemplo estar a frente de grandes multidões, e sempre com timbre evangelístico, uma vontade que bate dentro de nós de tirar a dor das pessoas. Nós aprendemos com Jesus que o segredo dEle para curar, é que Ele sentia a dor das pessoas. E quando você começa pregar o evangelho.você se coloca no lugar das pessoas, por que um dia você esteve lá. Você fica imaginando todas as vezes, que aquelas pessoas estão buscando o que um dia eu e minha família buscávamos. Pessoas sofridas, pessoas que erram na sua fé, na sua crença, mas, não propositalmente, na busca no anseio pela solução de seus problemas. Depois de Itararé, permanecemos lá durante 8 anos e meio, e então nós viemos para Araçatuba. Assumimos a superintendência regional no ano de 2002. Continuamos com nosso ministério itinerante, campanhas evangelísticas, cruzadas missionárias pelo Brasil e também em outros países. E assim nós vamos cumprindo a grande missão do Senhor Jesus.


Livres DT: Atualmente, o Senhor lidera a Igreja Quadrangular de Araçatuba, quantas pessoas estão sob sua liderança?
Bispo: A igreja do Evangelho Quadrangular, em que sou responsável administrativamente, e também sob minha cobertura espiritual, tem cerca de 7.000 pessoas. Esse é o corpo que apascentamos na cidade de Araçatuba. 

Livres DT: Estamos na era da interatividade, a informação se espalha facilmente, qual a importância que o Senhor acha de usar as mídias para levar a palavra de Deus?
Bispo: Extremamente importante, os meios de comunicações para pregar o evangelho eles são muito eficazes, a web, o rádio a televisão, mais do que nunca hoje a internet, creio eu que dentro de pouco tempo, a Internet substituirá a TV aberta e tudo mais, será algo acessível a todos, e eu parabenizo vocês da equipe Livres DT por usar este veículo tão importante, e que é impressionante o alcance disso. Nós muitas vezes, não temos dimensão de quantas pessoas assistem uma mensagem, recebem uma oração, leem um artigo, uma entrevista. É um veículo poderoso para falar de Jesus, para edificar a Igreja.


Livres DT: Quais são as estratégias que o Senhor usa para ganhar almas?
Bispo: Desde o princípio eu senti no meu chamado, que você sempre tem um mestre na sua vida, alguém que te discípula, e a escola onde eu estudava, ela usava muito os meios de comunicação, naquela época, as igrejas não tinham a abertura que tem hoje na televisão, então usava-se mais o rádio. E todos esses anos Deus tem me concedido o privilégio de pregar a palavra no rádio, pela televisão, e agora também pela internet. E com o passar do tempo, surgem outras estratégias para consolidação do ganhar almas. Nós temos hoje por exemplo a igreja em células, que é uma metodologia maravilhosa, para ganhar, mas, ao meu ver principalmente para consolidar as almas que são ganhas. Toda metodologia é bem-vinda para realizar o crescimento do reino de Deus.

Livres DT: Para terminar, deixe uma mensagem aos nossos leitores.
Bispo: Meus queridos, a mensagem que queiro deixar, é a mensagem de Jesus, que está em Mateus 11:28, vinde a mim todos vós, que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Aprendei de mim, como sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas. O primeiro ponto desta linda mensagem de Jesus, é que Ele chama toda e qualquer pessoa independente de qualquer cor, credo, raça, nível de cultura, ou classe social. Então, você que está tendo acesso a essas palavras, este é o grande convite, o convite de Jesus para que você venha da forma como você estiver, não importa como você esteja agora, o que importa é que você abra o coração, e deixe Jesus transformar a sua vida. Jesus é mais do que uma religião, Ele é uma nova experiência de vida, eu costumo dizer que a religião coloca uma roupa no ser humano, Jesus não, Ele transforma o ser humano que veste a roupa. Jesus tem como ponto crucial, a pessoa do homem, a imagem e semelhança de Deus, a obra mais importante criada por Deus. Então você que está lendo isto, saiba que você é mais importante do que o sol, a lua, as estrelas, que o universo, você é o ponto principal do coração de Deus. Ele disse vinde a mim, venha como você estiver. Ele não chama pessoas perfeitas, Ele chama pessoas que querem ser aperfeiçoados. O fardo é leve, Jesus não coloca um fardo pesado na vida de ninguém, o jugo de Jesus é suave. Ou seja, a transformação que acontece na vida daquele que vem pra Jesus é uma transformação de dentro pra fora, nem por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, assim diz o Senhor, esse é um versículo que me segue há muitos anos, por que não existe fórmula secreta para mudar o coração de ninguém. Agora quando a pessoa abre o coração, então o Espírito Santo começa a realizar uma obra na vida dela. E aprendei de mim, como eu sou manso e humilde de coração. Meus queridos Jesus nunca disse aprendei de mim como eu curo os enfermos, como expulso os demônios, aprendei de mim como eu falo com as multidões, mas, Ele chamou atenção para duas coisas: aprendam comigo como eu sou manso e humilde de coração. Esse é o nosso referencial, esse é o nosso objetivo, é o nosso bem comum, é isso que nós temos que buscar, principalmente depois de ter vindo até Jesus. Produzimos em nós uma santidade, não aquela santidade conforme nós tradicionalmente imaginemos, ou aquela santidade que tenta mostrar o que nós somos, ou temos, mas, aquela santidade faz com que as pessoas notem algo diferente em mim, para que elas queiram ser iguais a mim. Uma transformação de vida, uma nova atitude, na dependência de Deus. Quando Deus diz, aprendei de mim, essa é uma palavra dirigida a quem é discípulo do Mestre. O mundo precisa que aqueles que vieram até Jesus, possam reproduzir neles mesmos, a mansidão e a humildade do mestre, para atraírem mais pessoas a se tornarem novos discípulos iguais ao Mestre. Esta é a mensagem: Jesus te chama: Venha como você estiver, esteja onde estiver, seja quem for, venha para adquirir duas coisas de Jesus: mansidão e humildade. Deus possa continuar abençoando a sua vida!



A Equipe Livres DT, agradece a atenção e disposição do Bispo José Edgilson Sampedro, em nos receber, agradecemos o apoio, incentivo e carinho que recebemos deste servo de Deus. Desejamos que Deus possa continuar usando a vida deste homem, como um canal para alcançar outras vidas presas nas algemas do inimigo, e sujas pelo lamaçal do pecado. Que o Senhor continue prosperando, dando graça, ousadia, estratégia, sabedoria ao nosso querido Bispo José Edgilson Sampedro. Estendemos estes mesmos votos a família do Bispo, e a amada Igreja do Evangelho Quadrangular de Araçatuba. 

Livres DT, o canal de notícias do Diante do Trono e Mundo Cristão.

(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Entrevista do Livres Diante do Trono com o Bispo José Edgilson Sampedro, um homem a serviço do Reino de Deus "