Poder espiritual, não Político ! (ESTUDO BÍBLICO)

Por Claudionor - 14 de outubro de 2012 Nenhum comentário
Texto: ' E, quando viram que o rei Naás, de Amom, ia atacá-los, vocês rejeitaram o Senhor, nosso Deus, como rei e me disseram: 'Nós queremos um rei para nos governar.' -Agora, aqui está o rei que vocês escolheram. Vocês pediram, e o Senhor Deus deu esse rei.  Tudo correrá bem para vocês se temerem o Senhor, nosso Deus, se o adorarem, se o ouvirem, se obedecerem às suas ordens, e se vocês e o seu rei o seguirem. Porém, se não ouvirem o Senhor e se desobedecerem às suas ordens, ele ficará contra vocês e contra o seu rei. ' 1 Samuel 12:12-15.


Política. Muitos não gostam de discuti-la outros passam horas acompanhando debates, discussões sobre o tema, tomam posições a favor ou contra certo(s) candidato(s). Exite uma espécie de 'dogma' da igreja, principalmente evangélica,  que diz que o servo de Deus, cristão, não deve envolver-se na política porque a mesma é dita 'suja'. Estamos em um ano eleitoral onde mais uma vez este tema é levantado de forma veemente e nos faz pensar: será que a política é de Deus ou não  ? Será que Deus se agrada dela? e a principal pergunta: a política tem solução ?

Queridos a bíblia é fantástica fala sobre tudo até de política, um grande exemplo encontra-se em 1 Samuel 12 onde o grande profeta Samuel despede-se do povo sendo ousado em sua declaração de honestidade, ele diz: ' Aqui estou eu. Se fiz alguma coisa errada, me acusem agora [...]' 1 Samuel 12:3, o mais impressionante é a resposta do povo ' O senhor não nos enganou, nem nos persegui e não tomou nada de ninguém' 1 Samuel 12:4. O texto trata de um político, Samuel era líder do povo ou como hoje um governador, declarando na sua saída que era honesto e que tinha o povo ao seu lado para servir de testemunha afirmando sua honestidade. Pensar em uma situação desta nos nossos dias parece meio improvável ou até impossível.

A pergunta surge: Porque Samuel, tão honesto e bom líder político, estava 'renunciando' seu 'mandato' ? A resposta é simples, o povo queria um rei. Samuel  como líder político e também profeta acatou ao pedido do povo sabendo que seria um grande erro, prova disto encontra-se em 1 Samuel 12:17-18 ' [...] Quando vocês virem  isto acontecer, compreenderão que cometeram um grande pecado contra Deus, o Senhor, quando pediram um rei. Aí Samuel orou e no mesmo dia o Senhor mandou trovões e chuva. Então todo o povo ficou com medo do Senhor e de Samuel. Eles disseram a Samuel: - por favor, ore por nós ao Senhor, seu Deus, e assim não morreremos. Além de todos os nossos pecados, ainda pecamos ao pedir um rei.' 

Samuel mostra ao povo o novo líder político, rei, e diz o que hoje para nós é fundamental: ' Tudo correrá bem para vocês se temerem ao Senhor, nosso Deus, se o adorarem, se ouvirem, se obedecerem às suas ordens, e se vocês e o seu rei o seguirem' 1 Samuel 12:14. Queridos leitores, Deus chamou o seu povo em todas as épocas e cultural para serem ótimos cidadãos. Jesus nos deu o mandamento de cumprirmos os deveres para com o governo terreno ( Mateus 22:21). Além disso devemos orar por nossos governantes e não critica-los (1 Timóteo 2:1-2). O poder maior não é político, mas o espiritual. Samuel explicou ao povo que  se mantivessem a aliança com  Deus eles e o rei seriam prósperos. A solução não está com os homens, mas com Deus

Porém Samuel também advertiu o povo caso eles resolvessem desobedecer ' Porém, se não ouvirem o Senhor e se desobedecerem às suas ordens, ele ficará contra vocês e contra o seu rei' 1 Samuel 12:15. Samuel mostrou as consequências da desobediência a Deus, o Senhor ficaria contra seu sistema político. A questão não é colocar alguém no poder, é saber se quem está sendo colocado estará assim como o povo obedecendo a Deus. 

A igreja deve estar sempre ativa, interagindo com a sociedade; buscando em unidades soluções para a melhoria coletiva. Devemos estar conscientes que a eleição de alguém não acabará com os problemas. O equilíbrio para qualquer povo é espiritual e não político. O povo de Deus deve orar, interceder e obedecer a Deus se quiser ver sua mão agindo na sua política, sociedade. A salvação e as respostas para a sociedade e a política nunca virão de homens eleitos, mas somente de Jesus Cristo, o Messias.



@LivresDT - Por Claudionor Filho


Nenhum comentário para " Poder espiritual, não Político ! (ESTUDO BÍBLICO) "