Você é meu herói - Estudos Bíblicos

Por Claudionor - 7 de setembro de 2012 Nenhum comentário
Textos: ' O povo de Israel pecou contra Deus, o Senhor, e por isso ele deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos. ' Jz 6:1.

' Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus, o Senhor. ' Jz 6:6.

'Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abinezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianias não o encontrassem. Então o Anjo do Senhor apareceu a ele e disse: - Você é corajoso, e o Senhor está com você! Jz 6:11-12.


Hoje nosso tema é muito especial, digo isto porque pessoalmente a história do nosso personagem da vida real, Gideão, me instrui de maneira sobrenatural a nunca desistir nem olhar para os lados e temer as adversidades. Sabemos que a história dele abrange os capítulos 6,7,8 do livro de Juízes. Antes de começarmos nosso estudo venho dizer-te o motivo de Gideão ter sido chamado; bem mas você deve estar pensando: eu ja sei o motivo; ele esta claramente dito em Juízes 6:1, o povo de Israel estava cativo. Sim, seu pensamento está correto, entretanto existe um motivo que a própria ordem cronológica do livro vai te explicar. Após a morte de Josué, todos os outros daquela geração obviamente também se foram, logo uma nova geração veio substituir a velha que morreu, todavia eles haviam esquecido o Senhor e as coisas que ele havia feito pelo povo de Israel ( Jz 2:10). Então o povo começou a pecar contra o Senhor e suas ordem e foram duramente castigados, o castigo era o cativeiro.

No cativeiro eles lembravam do Senhor Deus e clamavam por socorro e Deus por seu grande amor e fidelidade àquele povo os ouvia e enviava um salvador para livra-los dos seus tiranos, o povo se arrependia e caminhava com o Senhor até a morte de toda a geração salva e voltavam a pecar novamente quando se levantava outra ( daí a importância de ensinar a criança no caminho que deve andar Pv 22:6 ) que não sabia do que Deus havia feito por seus pais e neste ciclo vicioso estava Israel, pecado--clamor por socorro--amor de Deus--salvador é levantado--libertos e tementes a Deus--nova geração vinha o pecado e assim começava tudo de novo ( até que Deus deu um basta na situação enviando Jesus ). Neste contexto Gideão foi levantado.

O primeiro contato de Gideão com algo que transcedece a mente humana, divindade, veio quando um Anjo de Deus sentado em um Carvalho o observava malhando trigo no tanque de pisar uvas, tal era a dificuldade com o domínio midianita ( Jz 6:4-5), com um agravante ele estava fazendo tudo escondido, com muito medo, foi então que o Anjo disse-lhe: Você é corajoso, e o Senhor está com você! ( Jz 6:12-b) UAU! só Deus pra poder dizer isto, e mesmo parecendo loucura, no exato momento em que o Anjo disse isto Gideão se tornou um homem fora do comum; ele recebeu um decreto do céu. Gideão ouvindo esta afirmação prontamente revidou com a sua incredulidade, falta de fé ( Jz 6:13 ), porém Deus disse ' Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá ' ( Jz 6:14 ). Um ponto importante neste diálogo é a outra resposta de Gideão que analisando a sua situação real via que o que ele estava ouvindo era uma loucura aos olhos mortais. Quantas vezes nós crentes não fazemos esta auto-análise e dizemos não ao chamado de Deus ? Contudo Deus sempre nos diz como disse a Gideão ' - Você pode fazer isso porque EU o ajudarei.

Você esmagará TODOS os midianitas como se fossem UM só homem..' (Jz 6:16). Gideão tinha um POVO contra ele e nós, quais são os nossos inimigos? Nosso vizinho,marido,esposa,sogra,colega de escola,faculdade,trabalho? Nossos sentimentos mesquinhos que nos fazem apenas ver o que é mais cômodo para o nosso ego e deixa o seu irmão de lado, desprezado? Quanto nós temos que aprender a não fazer da própria vida um problemão. Somos nós que escolhemos e também somos nós que sofremos. Porque israel precisava de salvação? ele decidia pelo mal e o mal votava contra ele próprio. Você meu irmão que me lê, você pode está passando um problema gigante e assim como Gideão ter uma resposta pra Deus de repulsa, descrença, todavia saiba que o Senhor Deus já te deu a vitória assim como fez a Gideão chamando-o de corajoso, herói mesmo ele sendo o menor, sem crédito, de família pobre, Deus o chamou de 'Meu herói', nossa mente cheia de si nos deixa cegos porém Deus a renovará em nome de Jesus e nos dará a unção de Gideão.

Continua...

@LivresDT - Por Claudionor Filho
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Você é meu herói - Estudos Bíblicos "