Rei Davi: minissérie da TV Record estréia dia 24 de janeiro

Por César Costa da Silva - 9 de janeiro de 2012 1 Comentário
Inspirada em uma das mais lindas e conturbadas passagens da Bíblia, a minissérie Rei Davi é um épico que retrata a vida de um homem polêmico, um herói valente e destemido, senhor da guerra, libertador de seu povo e, ao mesmo tempo, um artista generoso, sensível, poeta, músico e amigo de Deus.

Uma história de fé e coragem, que mostra como um humilde pastor de ovelhas derrotou o temível gigante Golias e transformou as doze tribos de Israel em uma grande nação, forte e respeitada. É também a história de um amor proibido e de suas consequências devastadoras, da qual nasceu um dos maiores reis de todos os tempos. Com direção geral de Edson Spinello e texto de Vivian de Oliveira, Rei Davi estreia dia 24 de janeiro.

Produção grandiosa, com 29 capítulos e 42 personagens, a minissérie conta cerca de 70 anos da trajetória de Davi, desde sua juventude como pastor de ovelhas até sua morte, passando pela unção do profeta Samuel, os altos e baixos de sua relação com o angustiado rei Saul, que o antecedeu, e a consagração como rei de Israel, bem como suas difíceis relações familiares.

Nossa história começa por volta de 1035 a.C., em Belém, quando Davi é um jovem pastor de ovelhas, o mais novo de sete irmãos. É um rapaz apaixonado pela vida, sempre confiante e determinado. Nesta jornada solitária pelos pastos, Davi conta com a companhia de uma harpa, que dedilha toda vez que se sente só, cantando lindos versos de adoração a Deus. É dele a autoria dos mais belos e comoventes salmos da Bíblia, entre eles, o famoso salmo 23.

Enquanto Davi pastoreia suas ovelhas, Israel é governada por Saul, escolhido por Deus para reinar sobre o seu povo. No decorrer dos anos, entretanto, Saul deixa de ser um homem simples e humilde e se transforma em um rei arrogante, passando a desobedecer as ordens de Deus, dadas a ele através do profeta Samuel. Samuel então declara que o Senhor de Israel o rejeitou como rei e que colocará em seu lugar alguém melhor do que ele. A partir daquele instante, o espírito de Deus se retira de Saul e ele passa a ser atormentado por um espírito maligno. E começa a decadência de um rei que outrora havia sido brilhante, mas que escolheu seguir seus próprios caminhos.

Guiado por Deus, Samuel vai à casa de Jessé, pai de Davi, em Belém. Um de seus filhos será o novo rei de Israel. Quando Davi chega diante de Samuel, Deus fala ao profeta: “Este é o meu escolhido.” Assim Samuel unge Davi diante de seu pai e seus irmãos e declara que um dia ele governará sobre todo Israel.


Saul passa a ter acessos de raiva e descontrole, alternando com momentos de grande depressão, perturbado pelo mau espírito. Preocupado com seu pai, Jonatas, o filho predileto e braço direito do rei Saul, procura por um músico que possa acalmá-lo. Davi então é chamado ao acampamento de Saul. Ele toca harpa e declama belos salmos que trazem paz ao coração do rei. Saul se encanta com a música de Davi e se afeiçoa a ele, passando a tratá-lo como a um filho muito estimado. Enquanto está no acampamento, o jovem desperta o interesse da bela Mical, filha caçula do rei, aparentemente doce e frágil, mas no fundo uma mulher diabólica e manipuladora, com quem Davi acabará se casando após ganhar fama ao matar o gigante filisteu Golias com sua funda e se tornar um grande guerreiro.

Mas a fama de Davi provoca a inveja de Saul, que desconfia que o rapaz seja o novo escolhido de Deus para ocupar o seu lugar como rei de Israel. O rei se transforma em seu maior inimigo e passa a perseguir Davi, tentando matá-lo várias vezes.

Apenas após a morte de Saul numa guerra contra os filisteus é que Davi finalmente será reconhecido como rei das tribos de Israel, trinta anos depois de ser ungido por Samuel. Ele conquista Jerusalém para capital de seu reino e faz com que seu povo se torne próspero.

Sua vida pessoal também é cheia de fartura. Davi tem várias esposas e concubinas, assim como muitos filhos. Entre eles, Amnon, Tamar e Absalão, que serão protagonistas de uma grande tragédia familiar, provocada, em primeiro lugar, pela paixão desenfreada que Davi sente por Bate-Seba, mulher de seu nobre guerreiro Urias. Tomado pela paixão, Davi manda matar Urias para ficar com Bate-Seba. E continua tão envolvido com Bate Seba que não consegue enxergar seu erro. Num certo dia, o profeta Natã, enviado por Deus, o alerta de que, por conta de seu pecado, a espada jamais se afastará de sua casa.

Davi se arrepende e Deus o perdoa, mas o sofrimento chega para ficar. O filho que Bate-Seba esperava de Davi morre com uma semana de vida. Algum tempo mais tarde, seu filho mais velho, Amnon, estupra a própria irmã, Tamar. Absalão, o outro filho, manda matar o irmão para vingar o crime e acaba entrando em guerra contra o pai, reivindicando o trono de Israel. Davi foge de Jerusalém para não enfrentar o filho, mas Absalão acaba morto durante a guerra. Neste período de sofrimento, a única benção em sua vida é o nascimento do filho Salomão, que será um dos maiores reis de todos os tempos.

Enfim, Rei Davi é uma história rica, repleta de reviravoltas, suspense, romance, aventura, intrigas e conspirações. Davi teve uma vida marcada pela tragédia, foi vítima de inúmeras traições, errou, reconheceu seus erros, pagou por eles e viveu intensamente. E durante todo esse tempo, Davi amou a Deus profundamente e dedicou sua vida para servi-lo. Por tudo isso, Davi foi um homem segundo o coração de Deus.

Participação: Leonardo Bricio / Leandro Leo (Davi); Maria Ribeiro / Eline Porto (Mical); Camila Rodrigues / Amanda Diniz (Merabe); João Vitti / Bernardo Segreto (Joabe); Gracindo Jr. (Saul); Clemente Viscaino (Jessé); Angela Leal (Edna) e muito mais.

Ficha Técnica:
Nº de episódios: 25 episódios
Estreia prevista: 24 de janeiro/2012
Dia/Horário de exibição: Terças e quintas-feiras às 23h00
Minissérie de Vivian de Oliveira

O Canadá serviu de cenário para algumas cenas externas de Rei Davi, gravadas no final de setembro, nas proximidades das cidades de Cache Creek e Kamloops. Em novembro, a equipe da minissérie gravou por cerca de 30 dias em Diamantina, Minas Gerais. Outras cenas foram feitas no Rio de Janeiro, além da cidade cenográfica de Rei Davi dentro das instalações do Recnov.

@LivresDT - Por César Costa (Record Brasilia)
(livresdt@yahoo.com.br)

Um comentário to ''Rei Davi: minissérie da TV Record estréia dia 24 de janeiro"

COMENTAR