Festival Promessas 2011 repercute internacionalmente

Por César Costa da Silva - 5 de janeiro de 2012 Nenhum comentário
O Festival Promessas, realizado dia 10 de dezembro no Rio de Janeiro, repercutiu internacionalmente.

O maior jornal britânico, The Guardian, publicou uma extensa matéria sobre o evento, definindo-o como um show de rock com começo não-convencional: 'uma explosão de luzes fluorescentes, um rufar de tambores ensurdecedores e, finalmente, um extrato do Salmo 91: 'Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti'.'

Destacou que o evento foi uma apresentação de algumas bandas gospel do Brasil mais conhecidas e, mais importante, o primeiro show evangélico que seria transmitido pela gigante da mídia brasileira, a Rede Globo. O Festival contou com a presença do Diante do Trono, David Sacer, Fernanda Brum, Fernandinho, Regis Danese, Damares, Ludmila, Pregador Luo e Eyshila e foi transmitido na Rede Globo no domingo, 18, em um especial de Natal, atingindo grandes índices de audiência e inúmeros trending topics (assuntos mais comentados) no twitter durante a transmissão. E que, apesar da emissora ser tradicionalmente vista pelos brasileiros como um canal católico e assistido pela maioria católica que povoa o Brasil, o Festival Promessas recebeu cobertura de destaque em vários programas de notícias da Globo, o que representa um grande avanço, segundo os evangélicos. Luiz Gleizer, diretor da TV Globo, disse que ' a Globo não pode ignorar algo que assumiu as proporções de música gospel no Brasil', acrescentou, destacando que o canal havia 'percebido a importância progressiva da música gospel na vida cultural do Brasil.' O canal estendeu a mão para 'todas as classes sociais e todos os dados demográficos', disse ele, afirmando que o evento reafirmou a laicidade da Globo. 'Globo não é um canal católico - é um canal secular, laico'.


Nos bastidores, Regis Danese, destacado pelo jornal como um dos melhores artistas gospel do país, estava radiante. 'Hoje é um dia histórico para a música gospel brasileira', disse ele em entrevista. 'O povo de Deus deve louvar e agradecer a Deus por tudo isso.'

Apresentação do Ministério
Diante do Trono no Festival Promessas 

A matéria ainda lembrou que o Brasil é conhecido como a terra do samba, bossa nova e funk. Mas, cada vez mais, os artistas que estão no topo das paradas 'empunham não apenas guitarras e tamborins, mas também cópias da Bíblia'. Marina de Oliveira, cantora gospel já ganhadora do Grammy, falou que é um movimento que tem crescido nos últimos 25 anos e acredita que o avanço do gênero ajuda não só na venda de discos, mas também a espalhar a mensagem da Bíblia: 'Isto é maravilhoso, fantástico. Nossa capacidade de transmitir a palavra de Deus vai crescer absurdamente'.

Frisou que, para todos os artistas que se apresentaram no Festival Promessas, o evento não era apenas sobre a 'venda de discos'. Foi também uma oportunidade para pregar o evangelho: 'É muito importante', disse Regis Danese, cuja faixa 'Faz um Milagre em Mim' tornou-se um hino nacional para o movimento do evangelho, disse ele ao Guardian. 'Rádios seculares estão tocando nossa música. Importantes jornais e revistas brasileiras seculares, todos eles, estão escrevendo sobre a nossa música. E agora a Rede Globo tem abraçado este projeto. Diretores do canal estão fazendo seu melhor, e nós todos devemos fazer o nosso melhor para Jesus.' Destacou ainda a fala do Regis, quando este parafraseou o Livro de Isaías, acrescentando: "A palavra de Deus não volta vazia". 

Confira os pontos de audiência em alguns lugares do Brasil.

@LivresDT - Por César Costa (Amigos DT)
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Festival Promessas 2011 repercute internacionalmente "