11 de Setembro... a data que ficou marcada na história.

Por César Costa da Silva - 11 de setembro de 2010 Nenhum comentário
Os atentados contra o World Trade Center (WTC) e o Pentágono completam nove anos neste sábado em meio à tensão e polêmica nos EUA. O plano de um pastor protestante de queimar exemplares do Alcorão - o livro sagrado do Islã - no aniversário do ataque e o da construção de um centro islâmico perto do 11 de Setembro politizaram a data e geraram preocupação nos EUA e no mundo.

Na sexta-feira, após voltar atrás na queima do Alcorão, o reverendo Terry Jones tentou confundir a opinião pública, dizendo que havia suspendido e não cancelado o ato. Ele quer que autoridades religiosas islâmicas que planejam o centro perto do marco zero alterem o local da construção.

"No momento, não temos planos de fazer isso (queimar o Alcorão)", disse Jones, à rede de TV ABC. "Acreditamos que ele vai manter sua palavra, o que nos prometeu ontem... Acreditamos que iremos como ele disse e prometeu, nos reunir em Nova York." Pelo mundo, ocorreram protestos em diversos países islâmicos contra a possível queima do livro sagrado do Islã. Afeganistão, Paquistão, Índia e Indonésia enfrentaram manifestações antiamericanas.

Nos EUA, as autoridades advertiram o pastor de que executar o 'Dia da Queima do Alcorão' pode colocar em risco vidas de soldados americanos no Afeganistão. O presidente Barack Obama criticou indiretamente o pastor ao indicar que o caso não deveria ser superestimado.

"Esperamos que isso não se repita pelo país como um modo de ganhar atenção. Não se brinca com isso. Vidas de homens e mulheres de uniforme estão em jogo", disse o presidente.

Centro islâmico

O projeto do centro islâmico perto do Marco Zero tem despertado críticas dos familiares das vítimas dos atentados de 2001, realizados por fundamentalistas islâmicos. Eles consideram o local sensível para a construção do centro e acreditam que erguê-lo ali seria um ato de desrespeito.

O complexo de 13 andares que está sendo construído foi orçado em US$ 100 milhões. O centro terá uma mesquita, estações culturais, áreas esportivas e outros espaços públicos.

O governo do Estado de Nova Jersey já ofereceu um terreno longe do Marco Zero para a construção do centro. Os idealizadores do projeto, porém, alegam que ele atenderia a comunidade de Manhattan e descartaram levá-lo para outro lugar.

Cerimônias

O vice-presidente Joe Biden vai comparecer a uma homenagem pelas vítimas dos atentados em um parque perto do marco zero, onde 2.752 pessoas morreram. Haverá quatro minutos de silêncio, representando os momentos em que os aviões atingiram as duas torres e quando ambas desabaram.

Um comício a favor da construção do centro islâmico foi organizado por partidários do projeto. Outro contrário também está marcado para este sábado.

Confira algumas fotos selecionadas daquele trágico dia que não será apagado da mente de muitas pessoas, mas antes disto, faça uma oração pedindo para que Deus leve consolo ao coração de familiares que se hoje se lembram do pai, da mãe, do filho, da esposa, do esposo, que tiveram suas vidas interrompidas naquele dia e que Deus possa estar levando também o perdão ao coração das pessoas que cometeram esta atrocidade independente de que tenha sido, mas que seja feita justiça.

Fotos

Avião da United Airlines bate contra a torre sul do "World Trade Center" às 09:03h.
Momento em que o segundo avião bate contra a torre do "World Trade Center". A colisão dos dois aviões sequestrados pelos terroristas, e o subsequente colapso da torres mataram mais de 2.800 pessoas.
Fumaça sai das Torres Gêmeas do "World Trade Center" após a colisão dos dois aviões sequestrados por terroristas.
Um bombeiro de Nova York chama trabalhadores de resgate para entrar nos escombros do "World Trade Center".
Um homem cai do "World Trade Center" depois que dois aviões colidiram com as Torres Gêmeas em um ataque terrorista.
Escombros das torres gêmeas, momentos após a queda da torre do "World Trade Center".
Trabalho de remoção de escombros no local onde ruíram as torres gêmeas.
As luzes gêmeas do "Tributo de Luz" aparecem no horizonte de Nova York . A luz de dois feixes é uma recordação temporária dos ataques de 11 de Setembro.
Familiar chora durante memorial em tributo às vítimas do 11 de setembro.
Um quadro feito com fotografias das vítimas dos atentados de 11 de setembro exposto em Washington em 23 de março de 2004.

Marcadores:

Nenhum comentário para " 11 de Setembro... a data que ficou marcada na história. "