A Feia que encantou a Grã Betanha

Por César Costa da Silva - 19 de maio de 2009 Nenhum comentário
Estabanada para falar e andar, ela subiu ao palco metida em um vestido bege quadradão. E logo o público reparou na papada flácida, nas sobrancelhas de dois dedos, no cabelo sem corte. Quando revelou aos jurados ter 47 anos, provocou uma gargalhada coletiva – parecia ter, no mínimo, 15 anos a mais.

O que se esperava ver a seguir, quando a escocesa Susan Boyle começaria a cantar no programa de TV Britain’s Got Talent (uma mistura de show de calouros com o extinto Ídolos), da Grã-Bretanha, era um vexame cabal. Os três jurados, à frente do auditório, ainda mantinham o olhar de repulsa quando Susan entoou a primeira nota de I Dreamed a Dream, interpretada por Elaine Page no musical Les Misérables. Espanto geral: no terceiro verso, o público já aplaudia de pé.

Com uma voz poderosa e impostação perfeita, Susan – uma desempregada que mora com um gato e diz jamais ter sido beijada – comoveu a plateia e deixou o júri boquiaberto. A apresentação ocorreu no dia 11 de abril e, desde lá, vem rendendo repercussões dignas de fenômeno pop. Um dos vídeos que reproduzem a performance, no site YouTube, computava até sábado (10/05) mais de 179 milhões de acessos.

Enquanto a aparência de Susan remete à caricatura, o talento da mulher parece lapidado com minúcia. Ao se apresentar no programa de TV americano Today Show, no dia 22 de abril, Susan fez a apresentadora Kathie Lee Gifford cair no choro. No dia 24 de abril ela cantou de sua casa, em um vilarejo na Escócia, para o tradicional Good Morning America, com audiência média de 5 milhões de espectadores. Mas o ápice veio com o recente convite de Oprah Winfrey para que Susan compareça a seu programa.

Na entrevista de Oprah Winfrey com a cantora Susan Boyle, revelação do programa "Britain's Got Talent" ela disse não ter certeza de que será a vencedora do show de calouros. Ela também revelou que parou de cantar após a morte da mãe em 2007 e decidiu participar do "Britain's Got Talent" para lidar com a dor da perda de sua maior incentivadora. "Espero ter a chance, mas ao mesmo tempo, há muitos outros talentos na competição, então espero conquistar meu lugar entre eles", disse Susan.

Sobre a mudança de visual, a cantora disse que não foi nada drástico. "Só quis me arrumar, como qualquer outra mulher". Susan contou a Oprah que começou a cantar na escola, como forma de melhorar sua deficiência de aprendizado. "Eu aprendia devagar na escola, então cantar foi uma maneira de melhorar minha confiança. Eu cantava em karaokes, o que muita gente faz por diversão. Também cantei uma ou duas vezes em reuniões de família". Quando a mãe morreu, em 2007, Susan parou de cantar. "Depois da morte de minha mãe houve um período de luto em que não cantei". Ela decidiu participar do "Britain's Got Talent" para lidar com a perda.

"Você tenta seguir em frente, apesar da dor, e foi isso que eu fiz cantando. Bem devagar estou conseguindo superar. Uma das razões para eu ter participado do programa foi para descobrir se eu conseguiria cantar diante do público". Agora ela tem fotógrafos acampados em frente a sua casa e até seu gato, Pebbles, recebe cartas de fãs.

"Leva um tempo para digerir tudo isto. Quero dizer, tudo aconteceu tão rápido. É fantástico. Acho que mudanças são sempre difíceis de lidar a princípio, mas estou adorando cada segundo". O jurado Simon Cowell disse que a performance de Boyle foi "um de seus momentos preferidos" no programa. Mas agora, Susan está sob "enorme pressão", diz Cowell. Questionado se acredita na vitória de Susan, o jurado disse à cantora que sim: "Praticamente o mundo inteiro a apoia. Então quero lhe dar parabéns e desejar sorte".

Para completar, Susan coleciona elogios de celebridades. O casal de atores Demi Moore e Ashton Kutcher se derreteu ao falar dela no site de relacionamentos Twitter. Após assistir à apresentação no Britain’s Got Talent – que pagará o equivalente a R$ 325,2 mil ao vencedor –, o galã escreveu que Susan “me fez ganhar a noite”. Demi replicou jurando que “ela me fez chorar”.

Criador e jurado do programa, Simon Cowell – um influente executivo da indústria fonográfica britânica –, acredita que um disco da escocesa alcançará o topo da lista dos mais vendidos nos Estados Unidos. Curiosamente, Cowell foi o mais debochado quando deparou com a figura de Susan antes da apresentação. Sobre o precipitado julgamento, ela ensina: – Eu já esperava que as pessoas se mostrassem um pouco céticas, mas decidi vencê-las pelas beiradas. Eu nunca havia tido uma chance. Você precisa dar um passo de cada vez, e um dia vai conseguir.

Susan Boyle nos ensinou que as aparências enganam.

Marcadores:

Nenhum comentário para " A Feia que encantou a Grã Betanha "