Ana Paula Valadão apresenta novas canções do DT 20 em aula na Escola DT

Por César Costa da Silva - 13 de novembro de 2020 Nenhum comentário

Na aula AO VIVO da Escola DT realizada quinta-feira (12/11), a Ana Paula Valadão compartilhou exclusivamente para os alunos a temática especial "Composição, experiências e músicas do DT 20".

A leitura utilizada para iniciar a aula foi a do Salmos 45:1, que diz "De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor", enfatizando o ato de praticarmos essa habilidade com nossas palavras assim como um escritor que depois de anos de experiência possuir uma habilidade nata na hora de desenvolver algum texto.

Ela introduziu o assunto da aula com alguns conceitos que devem ser aplicados na hora de uma composição, como por exemplo as músicas serem frutos de momentos devocionais com o Senhor e terem o aspecto de ORAÇÕES CANTADAS e mesmo que a sua canção não seja ouvida por outras pessoas, ela precisa ser verdadeira. O ato de compor é um dom nato, mas precisa ser desenvolvido, aprimorado e disciplinado. Para isso, o artista precisa dedicar seu tempo para compor e aperfeiçoar com a prática. Ela usou como exemplo até mesmo a canção "Águas Purificadoras", que por 3 anos guardou para si, mas que depois de exposta, serviu e serve até hoje como edificação para muitas outras pessoas.

Outros conceitos abordados foram os de CANTAR O SEU CORAÇÃO e SENTIR O CORAÇÃO DAS PESSOAS, pois as músicas não devem ser apenas sobre o compositor e para o compositor, mas sim usar até experiências de outras pessoas, seja de paz, alegria ou até momentos mais difíceis, a fim de que elas possam fazer parte de uma canção e outras pessoas possam se identificar com elas sendo edificadas.

SOBRE O DT 20 - RESPIRAR

Em se tratando do repertório do "DT 20 - RESPIRAR", a Ana apresentou DUAS NOVAS CANÇÕES, ambas frutos de coautoria, quando mais de um artista contribui com ideias para a construção de uma canção e elas dividem os direitos e seus rendimentos. Prática essa cada vez mais comum e que resulta em uma diversidade na composição e até mesmo em humildade, pois cada um partilha um pouco para no final ter o resultado em uma canção.

Segue abaixo um relato sobre as canções apresentadas na aula: SOBRE AS RUÍNAS (CACOS) e TE ADORAMOS, das quais esperamos em breve poder trazer mais informações em primeira mão para vocês, destas canções e das demais.

A primeira canção apresentada, SOBRE AS RUÍNAS (CACOS), surgiu como fruto de um convite da Onimusic e da Integrity Music para artistas (pessoas que produzem arte) brasileiros e internacionais à distância produzirem canções através da prática de coautoria. A parceira desta canção em questão foi da Ana Paula Valadão, Lucy Grimble (Londres, Inglaterra) e David Bynson (Texas, Dallas) através da identificação dos três envolvendo o sentimento de empatia, pois possuem projetos relacionados a questões sociais. A Lucy é embaixatriz de uma ONG que trabalha com tráfico humano na Europa. O David é pastor de uma Igreja no Texas que tem uma forte expressão em obras sociais no Ministério de atendimento a pessoas que vivem em vulnerabilidade. Já a Ana Paula é fundadora da Missão DT (que hoje atua no sertão nordestino, Índia e Angola) e desde o primeiro álbum do Diante do Trono, em 1998, eles levantam recursos para diversas práticas sociais, tanto pontuais como também que reverberam até hoje.

O versículo usado pela Ana como base para essa composição inédita foi o de 2 Coríntios 4:7, que diz "nós temos este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não nossa". Este versículo já rendeu um bom fruto como a canção "Eis-me Aqui", do DT 7 - Esperança e ela relatou que veio novamente este versículo à sua memória pela visão da fragilidade do vaso, suas rachaduras, as brechas que ficam pelos locais quebrados, pelas dores e marcas que muitos carregam. Eles se dispuseram a sentir o coração do outro para compor essa canção, e nas palavras da Ana "Jesus sendo o tesouro dentro desse vaso tão frágil, pode escorrer dessas rachaduras e redimir essa história quando Ele é glorificado".

A letra ainda não está totalmente finalizada e nem mesmo o título definido, pois a Ana até mesmo pediu sugestão, tanto nas redes sociais, como no chat aos alunos para opinarem sobre a alteração de algumas partes da canção para ver qual ficaria melhor. Dependendo dos trechos que forem escolhidos, a Ana Nóbrega entra junto, pois ela que sugeriu uma das alterações, e o título poderá ser CACOS definitivamente no lugar de SOBRE AS RUÍNAS. Outro momento que ela comentou dessa música é que está já pensando em um momento de ministração espontânea que possa acompanhar essa canção.

A segunda canção, TE ADORAMOS, também foi em coautoria, mas dessa vez a Ana Paula se reuniu em formato online com a Dee Wilson e Corey Voss, ambos ministros de louvor nos Estados Unidos para realizar esta composição. Porém nesse momento e em um anterior houve erro de conexão causada por uma forte chuva que estava acontecendo na região, então a aula foi encerrada e em um próximo momento a Ana voltará a compartilhar as novas canções do DT 20.

Não fique de fora também dos 40 Dias de Consagração para o Congresso DT que será recheado em sua programação e que já está alimentando uma santa expectativa em tantos adoradores no Brasil e em todo o mundo.

Aproveite e siga o Livres Diante do Trono em suas mídias sociais listadas abaixo e aproveite para continuar ligado em notícias relacionadas ao Diante do Trono e ao Mundo Cristão em geral! Nós também teremos novidades muito em breve!


César Costa da Silva - Idealizador do Livres Diante do Trono

Livres DT - O seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão
livresdt@yahoo.com.br

Nenhum comentário para " Ana Paula Valadão apresenta novas canções do DT 20 em aula na Escola DT "