Idioma de Cristo corre risco de ser extinto de Maaloula, Síria

Por César Costa da Silva - 7 de dezembro de 2013 Nenhum comentário
Maaloula é um dos únicos lugares no mundo onde o aramaico mantém vivo

Desde setembro, Maaloula, tem sido palco de disputa entre rebeldes e forças do regime de Bashar AL-Assad. A vila localizada na Síria e um dos únicos lugares no mundo onde o aramaico, a língua de Cristo, mantém viva. O local também é considerado como ponto de combate entre rebeldes e forças do presidente para o controle da rodovia central do País.

Diante desse cenário, praticamente todos cristãos da vila fugiram para Damasco. Com a dispersão, há temor pelo fim do cristianismo na Síria, onde apenas 10% da sua população é cristã; e que o aramaico seja definitivamente extinto, uma vez que ele, segundo a Unesco, já é um idioma ameaçado de extinção.

De acordo com a síria Najwa Safar Seif, residente no Brasil, o aramaico é falado em Maaloula, porém não é escrito; e o governo havia criado um programa em parceria com a Unesco para preservar o idioma por meio de aulas e estudos. Entretanto, perante esse quadro, ela já não sabe mais como vai ficar a questão da preservação da língua.

Além da fuga de cristãos de Maaloula, freiras que ainda permaneciam no local, a fim de assistir dezenas de crianças órfãs, foram sequestradas na última segunda-feira (2). Rebeldes foram acusados pelo jornal do governo sírio “al-Watan” de realizar o sequestro e de usar as religiosas como moeda de troca.

Cristiane Soares / Lagoinha.com
Fonte: O Globo / Fotos: Wikipedia

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão.

Livres DT - Por César Costa
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Idioma de Cristo corre risco de ser extinto de Maaloula, Síria "