A líder do Diante do Trono, Ana Paula Valadão, escreveu artigo para uma das revistas cristãs mais conhecidas nos Estados Unidos, a Charisma Magazine.

Leia a tradução do artigo publicado na edição deste mês de julho/2013:

Como a Adoração Profética pode moldar uma nação

Uma das mais conhecidas líderes da Adoração no Brasil, explica porque a adoração profética e evangelística, domina hoje os ares de sua nação, atraindo milhares para as ruas.

A Igreja evangélica no Brasil tem crescido mais nos últimos 16 anos do que em qualquer outro tempo, e a adoração tem sido a chave para esse crescimento, porque nós entendemos que a nossa adoração limpa os céus. Adoração Profética é uma característica distinta da adoração brasileira. Nós não somente cantamos canções de adoração a Deus, mas também cantamos nossas orações – especialmente orações para cura da nossa nação. Nós temos muitas canções nacionais nas quais clamamos por cura e restauração das nossas famílias, nosso governo, nossa economia – e essas canções muitas vezes tem precedido o mover de Deus, de maneira que elas tem literalmente rompido as regiões celestiais.

Desde 2001 nós temos realizado grandes ajuntamentos pelo país para adorar e orar pela nossa nação, assim como temos visto o Espírito Santo fazer movimentos similares ao redor do mundo. Não é algo que apenas uma pessoa tenha organizado. Nos EUA existe o “TheCall” e outros eventos similares; os nossos começaram em 2001, e desde então temos visto cristãos se reunindo para adorar e orar em arenas públicas.

Praticamente cada estádio de futebol das grandes cidades tem recebido ajuntamentos, o que significa muito no Brasil, onde o futebol domina. Nosso maior ajuntamento aconteceu em 2003, em São Paulo, a maior cidade do país, e atraiu 2 milhões de pessoas. Ano passado estávamos em Manaus, a capital do estado do Amazonas. Ainda que Manaus seja muito menor que São Paulo, tendo aproximadamente 2 milhões de habitantes, mais de 800 mil de pessoas desses 2 milhões, compareceram ao evento – quase metade da cidade!

Eu acredito que a medida que limpamos os céus da nossa nação com nosso louvor profético e adoração, as pessoas tem sido salvas. Em todos os cultos em nossas igrejas locais nós fazemos apelos, e vemos centenas de pessoas vindo para Jesus a cada dia, em cada culto. Nós temos apelos em casamentos e aniversários. Nós temos grupos pequenos no campus das Universidades, nas escolas – em todo lugar temos pessoas evangelizando.

Mais do que nunca, os corações dos brasileiros estão abertos para o evangelho. Eles estão abertos para quebrarem tradições que os prenderam a uma cristandade nominal e eles estão tendo um novo nascimento em Cristo, tanto Cristão como Católicos. Eles tem também quebrado as tradições da feitiçaria, que ainda é muito forte no Brasil, e tem se posicionado para receberem Jesus como seu Salvador.

O Brasil é naturalmente um país musical. Mistura de diferentes culturas, diferentes estilos, e a nossa música reflete isso. Ainda que Adoração seja mais do que música, a música é um instrumento para nossa expressão de adoração. E é por isso que eu acredito que a adoração tem sido uma chave para esse avivamento. Mas não é apenas uma adoração casual, é estratégica, adoração profética. Nós temos sido estratégicos com os locais onde realizamos esses ajuntamentos.

O Brasil é também conhecido por seus vários festivais nacionais, tal como o Carnaval, e em sua essência esses são festivais de adoração. Eles envolvem, homem buscando adoração, mas o que vemos é Deus redimindo nosso dom de adorar para que possamos devolver essa expressão de volta pra Ele. Na verdade uma das estratégias que Deus deu para nosso ministério, foi o de ir para os locais desses festivais, e reunir o povo de Deus. Aonde existir um festival de peregrinação, nós adoramos Jesus lá. Aonde existir um festival de Dança ou uma parada, como Carnaval, nós celebramos o Senhor ali. Até mesmo o futebol pode ser um ídolo que os brasileiros adoram. Então nós vamos em cada estádio de futebol e o transformamos, o redimimos e declaramos que tudo na Terra é do Senhor. Por causa disso nós acreditamos que tudo será convertido para verdadeira adoração à Deus.

Além desse movimento de adoração, nós temos visto uma incrível unidade entre os cristãos. Esses ajuntamentos a céu aberto, reúnem líderes de louvor, pastores e cristãos de várias igrejas e denominações diferentes. Muitos desses pastores vem de regiões onde o crescimento da igreja, é um desafio, então para ajuda-los nós temos ajuntamentos proféticos onde oramos especificamente por essas áreas. Nós usamos versículos, como por exemplo em Daniel onde nós pedimos perdão pelos pais, e nós identificamos as maldições espirituais por trás da corrupção e da pobreza em muitas dessas regiões. Nós expomos pecados escondidos. Ainda que aqueles líderes possam ter doutrinas diferentes, os encontros fazem eles estarem juntos, como nunca antes, com o foco na Bíblia e um clamor comum na oração intercessória.

Deus de fato está movendo, e está crescendo. Nesse processo, Ele está nos dando mais sabedoria, como cristãos, particularmente líderes de louvor e adoração, a entrar na mídia secular como nunca antes. Regularmente hoje em show seculares, líderes de louvor cristãos e artistas são incluídos, cantando canções de adoração, e nós temos ministrado em locais bastante populares. Desde televisão, jornais até rádio, todos tem falado de nós e olhado para nós. É um privilégio, sim, mas também uma grande responsabilidade, o que faz com que seja muito importante que esses líderes de louvor fiquem comprometidos firmemente em suas igrejas locais com uma comunidade que nos mantenham humildes e fundamentados.

Mas como nossa cultura está ligada a uma guerra espiritual, por exemplo, recentemente temos batalhado sobre a legislação que envolve o casamento entre pessoas do mesmo sexo, os ministros de louvor são uma “voz” para reforçar princípios bíblicos. Com tantas pessoas nos ouvindo e nos assistindo, até mesmo pessoas com dificuldades na homossexualidade, nossa adoração é um link vital para ensinar a verdade e expor a escuridão. Por isso nossas canções reforçam princípios bíblicos sobre a família, o valor da vida e outras questões-chave. Nossa adoração é uma intercessão para a nação. Acreditamos que é a chave para livrar-nos de uma religião corrompida.”*

Uma ministra de louvor premiada, Ana Paula Valadão* é a fundadora do ministério de música Diante do Trono (Before the Throne,beforethetrhonebrazil.com). Ela já gravou vários CDs de adoração em português e Inglês, serve na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte como pastora do ministério de louvor e adoração, e já levou milhares à adoração pelo o mundo.

Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão.

Livres DT - Por César Costa
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Charisma Magazine, uma das revistas cristãs mais conhecidas nos EUA, publica artigo de Ana Paula Valadão sobre a adoração no Brasil "