"Deus é o amor com cabelo grande e poderes"

Por César Costa da Silva - 21 de maio de 2013 Nenhum comentário
"Deus é o amor com cabelo grande e poderes". Essa é a definição do que é Deus para Ana Milena Hurtato que tem apenas 5 anos e participou com outras crianças de um livro, que foi exposto em abril e fez sucesso na Feira do Livro de Bogotá, que tem por título "Casa das Estrelas: o universo contado pelas crianças".

O livro é na verdade um dicionário de A à Z com vários verbetes que tiveram suas definições ditas por crianças. A ideia do livro veio do professor colombiano Javier Naranjo que passou 10 anos colecionando essas definições com seus alunos. São no total 500 definições para 133 palavras.

Apesar de lançado originalmente em 1999, o livro foi reeditado neste ano. Javier Naranjo, o autor, conta que compilou as informações durante dez anos enquanto trabalhava como professor em diferentes escolas do estado de Antioquía, região rural do leste do país.


A ideia surgiu quando, em uma comemoração do Dia das Crianças, ele pediu que seus alunos definissem a palavra “criança”. O resultado encantou o professor – uma das definições era “uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir mais cedo”. A partir daí foram surgindo novas definições, que eram sempre anotadas e guardadas.

Para ele, as crianças têm uma lógica diferente, uma maneira própria de entender o mundo e de revelar muitas coisas que os adultos já esqueceram. É assim que, no peculiar dicionário, o adulto é uma “pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro de si”, água é uma “transparência que se pode tomar”, um camponês “não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos” e a Colômbia é “uma partida de futebol”.

Confira no box abaixo alguns dos verbetes encontrados no livro:



Livres DT, o seu canal de notícias do Diante do Trono e do Mundo Cristão.

Livres DT - Por César Costa
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " "Deus é o amor com cabelo grande e poderes" "