Livre como só ela mesma

Por larissa - 26 de outubro de 2012 Nenhum comentário

Como que quase já membro da família Livres, nossa equipe tem o prazer de divulgar para vocês, queridos leitores, a biografia da Cantora Simone Oliveira. Para quem ainda não conhece, ou sabe pouco do seu Ministério, vale apena ler o texto que se segue abaixo.

 Simone Oliveira já possui um disco pela Canzion Brasil e está agora na produção do clipe oficial de uma das canções mais tocadas de seu trabalho, intitulada "Prova de Amor", que estreia em novembro agora. Junto com seu novo site.


Solo e bem acompanhada 

"Agora em carreira e ministério próprios que traduzem a melhor fase de sua vida, a cantora nordestino-mineira Simone de Oliveira não é apenas mais uma revelação. É ela mesma e única." 

O trocadilho que dá título a presente matéria, é bom que se diga em primeira mão, não é mera coincidência ou jogo de palavras. Nada disso. Pelo contrário. É proposital e referencial. Proposital porque o que se lê nas entrelinhas é real (ou surreal?). E referencial porque diz muito mais que a memória, num primeiro momento e numa rápida leitura, pode alcançar ou captar. Ainda mais quando se trata não de algo, mas de alguém. Alguém como Simone Oliveira, que tem na música muito mais e além que a possibilidade de um futuro, de uma carreira, mas um chamado, um ministério, capaz de tocar seja lá um único indivíduo ou multidões. 

Bíblia, caranguejo e pão de queijo 

De sotaque carregado e tipicamente característico que remete às suas origens em termos de sangue e nascimento (filha de pai nordestino), mas com um mineirês que também salta aos ouvidos – por conta de onde também foi criada (Minas Gerais, pela mãe) ─ Simone Oliveira é a primeira neta de uma imensa família que é tida por ela como modelo e referência. Hoje casada e mãe de três filhos, é a primogênita de quatro irmãos e a única mulher. Criada no evangelho desde a mais tenra idade, teve aos 12 anos, num quintal da casa da avó Jacira (Jacira Guimarães), numa madrugada, sua primeira experiência na fé, mais precisamente a conversão. “Lembro-me que via Jesus a partir daquela madrugada de uma forma diferente e comecei a me relacionar com Ele desta forma, como meu amigo, alguém com quem poderia então contar sempre”, recorda ela. O tempo e, claro, e a providência divina se incumbiriam de todo o processo. Aí incluso a própria música. 

No sangue, na alma, no coração 

Se para muitos hoje a música é sinônimo quase que imediato de satisfação e oportunidade, para Simone Oliveira ela é muito mais que isso. É chamado e ministério divinos. Foi e tem sido assim. Ela diz: “A música está dentro de mim, desde o ventre de minha mãe. Meu pai cantava em praças públicas e fazia evangelismo, e minha mãe em coral quando eu era pequena. Eu já cantava com 8 anos na igreja e já escrevia canções em meus cadernos.” Foi só então questão de tempo para que tudo ganhasse corpo por assim dizer, quando suas canções de fato se tornariam não só arranjos e melodias, mas um ministério consolidado. O grupo Grito do Adorador, o qual criaria anos mais tarde com seu esposo, Roberto, em 2006, já como membros da Igreja Batista da Lagoinha (em BH/MG), daria forma a tudo isso. Em meio ao processo e parte dele, o então seminário Clínica da Alma de cura e restauração interiores. “Ali eu tive um entendimento mais claro de chamado, identidade, missão e propósito ministerial”, afirma Ela. “O foco da minha adoração não era mais fazer com que pessoas entendessem ou aceitassem o evangelho de Cristo. Entendi que este era o papel do Espírito Santo e não da Simone... O meu papel era tocar o coração de Deus! Quem convence o homem da sua necessidade dEle é Ele!” 

Mescla e mistura, mas ela mesma 

Em termos de sonoridade, Simone nunca é ou foi de fazer tipo e personagem. Por conta disso, nunca foi de copiar ninguém. Mas reconhece que houve quem a influenciasse. Em termos de ministério, ministros e grupos, David Quinlan, Antônio Cirilo (ambos de BH/MG) e Palavra Antiga (banda gospel mineiro-capixaba), e ainda Amy Grant, Brooke Fraser e Sixpence (americanos). Só para citar uns poucos. Houve ainda bandas e indivíduos que necessariamente não transitam pelo chamado meio gospel, mas que parecem ter dado a sua parcela de contribuição em termos de sonoridade. Mas nada copiado, claro. Apenas “ganchos”, o que traduz a ecleticidade de sua pessoa e suas composições. 


Solo e bem acompanhada

Da concepção e criação, até chegar ao inicio da juventude e vida adulta, a música foi e tem sido parte quase que inseparável da vida de Simone Oliveira. Quem sabe a própria razão de ser dela, haja vista que ela, a música, não é arte, gosto ou entretenimento, mas chamado e iniciativa divinos. Traduzindo: ministério, como já mencionado. “Componho desde pequena. E hoje muitos me procuram para gravar canções minhas de forma informal e formalmente. A Betânia Lima, do grupo Ellas, gravou em seu novo CD em carreira solo uma canção minha chamada ‘Meu coração queima’”, diz ela tímida e modestamente. 

Foto: Marcus Castro
Se a experiência de ter participado do ministério de louvor Manancial, da Igreja Batista da Lagoinha (ainda hoje o grupo atuante) e do outrora grupo Grito do Adorador conferiu-lhe chão e bagagem para se consolidar na música enquanto ministério, foi também o próprio tempo e a mão divina que, digamos, conspirou, para que ousasse em se lançar na carreira solo. “Tudo foi acontecendo. Isto é o que mais me motiva. As minhas orações eram para que Deus fizesse tudo conforme a vontade dele, de forma natural, e foi o que aconteceu”, comenta ela. 

Hoje com a Simone estão: Nas guitarras, J.B. Junior (Daniel Christian e Expedito Andrade tiveram participação nas guitarras para o CD); no contrabaixo, Dirliei de Carvalho; na bateria, Cristiano Martins; e nos teclados, Wandinho Nonato (que assina também a produção do disco).

 “A minha equipe é formada por amigos que entenderam e aceitaram a minha missão. Eles são determinados no que se propõe a fazer e comprometidos, e isto tem feito toda a diferença em minha caminhada”, comenta ela sobre a própria equipe. 

Ministerialmente falando, é sua cobertura hoje a Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte (MG), na pessoa do pastor Jorge Linhares. “Ele é um homem de Deus, que tem esta marca em seu ministério. Muito lindo ver sua preocupação com o fim da história de cada ovelha. Enviar, para ele é uma atitude natural, a expansão do que Deus deu a ele. Sou muito grata a Deus por fazer parte do rebanho deste homem e por ter a minha família e meu ministério debaixo desta cobertura.” Sobre o desafios, ela diz: “Não é de uma carreira solo, mas de levantar e permanecer com a bandeira de Cristo de pé. Lidamos diretamente com feridas de alma, pessoas abatidas, desmotivadas, cansadas por estarem com seus focos desajustados e pelos percalços da vida.” 

“Minha música é minha fé” 

De tudo que fora dito acerca da pessoa, música e do ministério Simone Oliveira, uma só palavra traduziria o que representa e está por trás de tudo: fé. “Quero que minha música sirva de inspiração para que as pessoas sigam a Cristo, que ela os motive a prosseguir em fé, crendo nas promessas. Porque a razão do meu chamado é proclamar o meu amor por um Deus presente e vivo. Sou o que sou e faço o que faço hoje pela fé. ” 

Graças a essa fé, que hoje Simone, além de seu próprio Ministério, tem seu próprio disco, pela Canzion Brasil, que leva seu nome: Simone Oliveira. Difícil dizer quem veio primeiro, já que um é produto do outro e vice-versa. As canções mais tocadas e pedidas de seu álbum são “Melhor Tempo” e “Emanuel”.


Gratidão

Se para Simone Oliveira fé é sua marca, gratidão também é sua palavra de ordem para tudo que é, faz e tem. E é assim, nesse tom com o típico sotaque nordestino-“mineirês” que ela encerra tudo o que disse. Sinal de que só ela não está jamais! Ainda que em carreira solo e ministério próprio. Simone por Simone, essa é Simone Oliveira: “Creio que os sonhos de Deus jamais morrem! Sou grata a Deus por me permitir fazer parte de Sua maravilhosa obra. Muitos poderiam estar em meu lugar, gente mais talentosa, mais sábia. Quanto mais sei quem sou, mais sou grata a Ele por me escolher. Estar disponível faz toda a diferença. Disponível para ir, para sacrificar, para ouvir e para obedecer. É um privilégio para mim responder ‘SIM!’ Sou grata por Ele me chamar! Os momentos mais marcantes da minha vida foram aqueles que eu senti a presença do meu Senhor. Como diz uma canção que Ele me deu, vou viver o melhor tempo de Deus, e o melhor tempo é estar no centro de Sua vontade. Desafio a você a se dispor e a deixar Ele te conduzir a viver o melhor tempo de sua vida!” 



Para mais sobre Simone de Oliveira: 
Site: simoneoliviera.com 
Youtube: youtube.com/simanacial 
Facebook:facebook.com/simoneoliveiraoficial 
Twitter: twitter.com/sioliveira_bh
E-mail: contatosimoneoliveira@hotmail.com
Assessoria e Produção: 7Mkt Produções - (21) 7913-5000





_______________________________________________

Por Marcelo Ferreira
escrevaavisao@gmail.com

Nenhum comentário para " Livre como só ela mesma "