Você é meu herói (Parte 2) - Estudos Bíblicos

Por Claudionor - 16 de setembro de 2012 Nenhum comentário

Textos: 'O povo de Israel pecou contra Deus, o Senhor, e por isso ele deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos.' Jz 6:1.

'Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus, o Senhor.' Jz 6:6.

'Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abinezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianias não o encontrassem. Então o Anjo do Senhor apareceu a ele e disse: - Você é corajoso, e o Senhor está com você! Jz 6:11-12.


Queridos, nesta semana continuaremos com o nosso estudo e também prosseguiremos a analisar a vida do nosso personagem da vida real, Gideão.

Na ultima postagem comentamos a respeito do contexto histórico em que o povo de Israel encontrava-se naquele momento, vimos o motivo do levante de Gideão, quem ele era e quem Deus queria que ele fosse; munidos destas podemos prosseguir.

Gideão já sendo um homem com promessa, chamado de corajoso pelo próprio Deus, havia recebido a certeza de esmagar um exército como se fosse um só homem ainda tinha dúvidas em seu coração. A dúvida na qual ele encontrava-se ainda era forte o bastante para ousar em pedir uma 'prova cabal' afim saber se era ou não Deus mesmo quem o chamava ou algo fantasioso e imaginário 'Gideão respondeu: - Se tu estás contente comigo,então dá me uma prova de que és tu mesmo que estás falando' Jz 6:17. Caros leitores, trazendo esta experiência para os nossos dias vemos que o mesmo sentimento de dúvida, incerteza e até mesmo incredulidade está presente na vida de muitos irmãos em Cristo que são chamados mas por medo ou por circunstâncias adversas da vida abandonam o chamado de Deus, enterram seus talentos e vivem uma vida medíocre na presença de Deus por ter ousado em dizer um não ao criador dos céus e da terra, tudo o que Gideão passou a milênios se repete com frequência no século XXI. O incrível em tudo isso é o fato de Deus dá a 'prova' para Gideão (Jz 6:21), analisando a vida de Gideão ele pediu outras provas de Deus e o mesmo respondeu. 

Quando Gideão recebeu a sua confirmação compreendeu tudo o que havia acontecido, o que tinha visto e ouvido e por isso ficou apavorado e disse: " E disse apavorado:- Ai de mim, Senhor meu Deus! Eu vi o Anjo do Senhor face a face! Mas o Senhor respondeu: -Não fique com medo. Tudo está bem. Você não morrerá. Gideão construiu ali um altar para Deus, o Senhor, e o chamou de 'O Senhor é paz' ". Gideão teve uma nova sensação de segurança em seu relacionamento com Deus e construiu um altar para o Senhor e o chamou de ' O Senhor é a Paz ' ou Yahweh Shalom. A palavra shalom significa 'plenitude', 'segurança', 'bem-estar', 'prosperidade', 'paz' e 'amizade'. Gideão descobriu um novo relacionamento com Deus, e o nome do altar refletiu isso. Novamente trazendo para o nosso contexto, existem pessoas que querem viver longe de Deus por não conhecer-lo e quando conhecem ficam maravilhados com ele e descobrem o verdadeiro amor em Deus. Gideão não conhecia Deus em profundidade e teve uma nova percepção pessoal de quem é Deus.

Para chegar ao nível que Deus queria foi necessário que ele passasse por mais testes. O teste da vez foi levar um touro de seu pai e derrubar todos os ídolos que houvessem em sua própria casa ( Jz 6:25 ). Como Gideão estava com medo ele cumpriu a ordem de Deus e fez tudo a noite ( Jz 6:27 ), quando os homens levantaram-se e viram tudo derrubado procuraram saber o culpado e descobriram Gideão, filho de Joás. Disseram para Joás trazer seu filho afim de ser morto (Jz 6:28-31), contudo Joás argumentou pelo filho e disse: '-Vocês estão defendendo Baal? Quem o defender será morto antes do amanhecer. Se Baal é deus, que ele mesmo se defenda. O altar dele é que foi derrubado' (Jz 6:32). Daquele dia em diante, Gideão passou a se chamar Jerubaal,que quer dizer em hebraico 'Que Baal mesmo se defenda'.

Em meio deste processo de lapidação, os Midianitas se levantavam contra Israel novamente, mas Deus tinha planos diferentes dos Midianitas. Gideão novamente com medo pediu mais provas de Deus e ele deu as mesmas novamente (Jz 6: 36-40).

Continua...

@LivresDT - Por Claudionor Filho
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Você é meu herói (Parte 2) - Estudos Bíblicos "