EUA relembram o 11 de Setembro de 2001 no seu 11º aniversário

Por César Costa da Silva - 11 de setembro de 2012 Nenhum comentário
11 de setembro de 2001, o dia que ficou marcado na história mundial pelos ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC) e ao Pentágono, nos Estados Unidos, completa hoje 11 anos e ainda emociona familiares dos inocentes mortos e todos que acompanharam a tragédia naquele dia. Foram momentos cruciais que acabaram com a vida de quase 3.000 pessoas e mudaram a vida de outras milhares em uma única manhã.

Se em 2011 a cerimônia no local onde ficavam as Torres Gêmeas contou com a presença do presidente Barack Obama, em meio ao impacto do décimo aniversário dos ataques e da eliminação de Osama bin Laden em maio daquele ano, nesta ocasião o ato não terá tanto engrandecimento.

O chefe de Estado e sua esposa, Michelle Obama, lembrarão a tragédia em Washington com um minuto de silêncio na Casa Branca e com uma visita ao Pentágono, onde caiu um dos quatro aviões sequestrados por membros da rede terrorista Al-Qaeda, na manhã de 11 de setembro.

Seguindo com as celebrações de terça-feira, o vice-presidente Joe Biden viajará a Shanksville (Pensilvânia, leste) para prestar homenagem às vítimas do voo 93 da United Airlines, que caiu perto dessa localidade depois de os passageiros e a tripulação terem enfrentado os sequestradores. Em Nova York a cerimônia será realizada no National September 11 Memorial Plaza, inaugurado no ano passado no local dos ataques no sul de Manhattan.

Como vem ocorrendo desde o primeiro aniversário, familiares das vítimas lerão em ordem alfabética os nomes das pessoas falecidas nos ataques de 2001 assim como dos seis mortos no atentado contra o WTC em 1993.

Serão respeitados seis minutos de silêncio, dois para marcar os momentos em que os aviões atingiram as torres, dois para lembrar o desabamento destas e outros dois para marcar o momento do ataque ao Pentágono e da queda do voo em Shaksville. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, vai liderar a cerimônia, embora não haja um discurso previsto, indicaram nesta segunda-feira à France Presse fontes da cidade.

À medida que os anos passam as famílias das vítimas veem o memorial de Manhattan como um "lugar sagrado" e o grande público se mostra cada vez mais disposto a virar a página.

Confira fotos dos preparativos para o dia 11 de setembro de 2012:

A australiana Stella Torres, 10, se inclina na piscina sul do Memorial do 11/9

Uma rosa e uma bandeira norte-americana são colocadas em cima dos nomes das vítimas 

Uma flor é colocada em cima de um nome na piscina sul do marco zero em Nova York

Fotos de vítimas dos ataques de 11 de setembro e mensagens de seus parentes

Foto de vítima que compõe o mural com outras vítimas dos atentados de 11 de setembro

@LivresDT - Por César Costa
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " EUA relembram o 11 de Setembro de 2001 no seu 11º aniversário "