Festival Promessas terá sistema de som semelhante ao do Rock in Rio

Por César Costa da Silva - 9 de dezembro de 2011 Nenhum comentário
Foto: Rodrigo Vianna / G1
Os ensaios para o Festival Promessas, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, seguem a todo vapor na tarde desta sexta-feira (9). Enquanto os cantores passam as músicas, técnicos dão os últimos retoques no palco montado em frente ao Monumento aos Pracinhas. Segundo os organizadores, a estrutura de som do evento gospel é semelhante à do Rock in Rio - no total, serão usados 250 mil watts de som e 500 mil de luz.

O festival acontece no sábado (10) e promete atrair mais de 200 mil pessoas. Ainda de acordo com os organizadores. Além disso, a estrutura conta com 500 metros quadrados de painéis de LED e 150 km de cabos. Quatro telões de alta definição exibirão imagens das oito horas de show.

A tecnologia usada para o festival também permite um consumo de energia menor. Segundo Luiz Gleiser, diretor geral do show, a quantidade de luz equivale a dois milhões de watts: “Hoje em dia existe a preocupação de todo festival de um consumo mínimo de energia, sem prejudicar a qualidade do evento”, explicou ele.

Por volta das 12h, a cantora Damares iniciou o teste de som no palco localizado em frente ao Monumento aos Pracinhas. A cantora Fernanda Brum também não conteve a curiosidade e acompanhou o trabalho de muitos dos 250 profissionais que envolvidos na montagem do palco.

Fernanda foi a terceira das nove atrações previstas para o evento a passar o som nesta sexta-feira (9). Ansiosa, ela adiantou que o seu repertório vai incluir canções que marcaram a sua carreira, como “Cura-me”, “Canta minha alma”, “Pavão-Pavãozinho” e “Nuvem de Glória”, em 45 minutos de show.

“Será um momento de graça e louvor. Nós estamos acostumados a cantar para grandes multidões, mas este festival é como se tivesse inaugurando um novo tempo. As pessoas pararam para ver o nosso ensaio, foi uma grande unção, tocou no coração delas, e é isso que vai acontecer aqui amanhã. Será um momento para celebrar”, disse a cantora.

Fãs acompanham os ensaios

O festival é só no sábado (10), mas um grupo de fãs da banda Diante do Trono já chegou ao local do show e aguarda ansioso o ensaio dos ídolos. O auxiliar administrativo Ricardo Rodrigues, de 20 anos, veio da Bahia só para o evento. Ele contou que conheceu os amigos em redes sociais e que pretende passar a noite em frente ao palco.

“Só saio daqui se chover. Eu sou fã do Diante do Trono há cinco anos e sempre vou a congressos e shows em qualquer lugar do país. Para estar aqui hoje eu tive que fazer hora extra no trabalho. Cheguei ao Rio ontem pela manhã e estou na casa de um amigo. É muita emoção”, disse ele, que revelou estar ansioso para ouvir a música “Me ama”.

De Fortaleza, o também auxiliar administrativo Ulisses Wagner Flores contou que o grupo levou biscoitos, água e lençóis para passar a noite no Aterro do Flamengo. Tudo para ficar mais perto do ídolo: “Daqui a pouco vamos montar a nossa barraca aqui, e ainda temos a esperança de falar com eles e tirar pelo menos uma foto”, contou Ulisses.

Além de Fernanda Brum, Damares e Lou, nomes como Diante do Trono, David Sacer, Fernanda Brum, Fernandinho, Regis Danese, Ludmila e Eyshila vão levar sua música para os milhares de fãs no evento gratuito. O show será exibido como especial de fim de ano da Rede Globo, no dia 18 de dezembro.

Do rock ao hip hop

Durante a canção “Pavão-Pavãozinho” Fernanda vai dividir o palco com Pregador Lou, de São Paulo, que teve suas canções usadas por lutares de UFC em campeonatos mundiais. O resultado é um mistura de clássico com rap, com mensagens de cunho social e religioso.

Lou contou que suas músicas têm o poder de tocar as pessoas com histórias da periferia e unir as classes. Ansioso para o início do show, ele disse que ficou impressionado com a estrutura montada para o espetáculo.

“Não é só música evangélica, é brasileira, ela toca nas almas. É música para todas as classes sociais, não só para a favela, para a periferia. Estou feliz em fazer parte disso”, disse ele.

Com 20 anos de carreira e 14 álbuns lançados, Lou contou que teve a sua primeira música tocada num ringue de UFC em 2004, usada pelo lutador Vitor Belford. Depois disso, segundo ele, surgiram outros convites: “Já fiz música para o Minotouro e Anderson Silva. É uma prova de que a música também é uma motivação”, completou.

Festival terá coral com 4 mil vozes

O "Festival Promessas" é uma realização da TV Globo com o apoio da Prefeitura do Rio e vai reunir grupos e cantores de estilos musicais muito diferentes, desde as 14h de sábado (10). “Vai do hip hop ao rock, à balada - denominação da música mais romântica, mais sertaneja, hoje - à música de louvação. É uma diversidade, é um leque muito abrangente de formas de expressão musical gospel”, explicou Luiz Gleiser.

E o festival não está exigindo ensaios só dos artistas já consagrados. Um coral de 4 mil vozes também já começou a se preparar para a grande noite. Sob a regência do maestro Marcos Lourenço, mais de 100 evangélicos passaram boa parte da noite de quinta-feira (8) revendo cada nota, cada verso das músicas que vão cantar. Assim como grupos de dezenas de igrejas do estado do Rio, que também ensaiaram para que amanhã o espetáculo seja mais do que perfeito.

Para mais informações sobre as atrações e o evento basta acessar o site oficial do festival.

Serviço:
Festival Promessas
Data: 10/12/2011
Local: Monumento aos Pracinhas, localizado no Aterro do Flamengo
Horário: das 14h às 22h
Entrada gratuita

A Yasminne Carmezim (@YCarmezim) da nossa equipe estará amanhã no Aterro do Flamengo para levar até você a melhor cobertura do evento, que será transmitido em TV aberta no próximo dia 18 pela Rede Globo em especial de fim de ano. Siga o @LivresDT e fique ligado na nossa cobertura!

@LivresDT - Por César Costa (Festival Promessas)
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Festival Promessas terá sistema de som semelhante ao do Rock in Rio "