Ana Paula Valadão define a missão do Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono em uma só: “Vivenciar e incentivar a adoração a Deus nas nações do mundo, influenciando a sociedade e a nova geração de adoradores com excelência, santidade e amor.” Quem acompanha os 14 anos de trajetória desse grupo sabe que ele realmente preza por viver o que fala.

Praticar na vida o que cantam, tocam e dançam em cada um dos 27 estados brasileiros e pelo mundo afora, tem colocado o Diante do Trono não apenas em posição de destaque, mas também como o de referencial para as outras gerações. Com mais de 40 álbuns lançados e dez milhões de cópias vendidas, o grupo tem inspirado ministérios e contribuído para a expansão do Reino de Deus ministrando a Palavra da Salvação em Jesus.

O Diante do Trono está na segunda fase de votação do Troféu Promessas 2011. A principal indicação do Ministério se deve à canção e álbum “Aleluia”. Por meio desse projeto, lançado em 2010, concorrem como “Melhor DVD”, “Melhor CD” e “Melhor Música”, além de “Melhor Ministério de Louvor”, e “Melhor Clipe”, com a produção de “Eis-me Aqui”. O vídeo clipe conta com a participação de Ana Paula Valadão que divide a cena de uma ministração surpreendente de cura e dependência de Deus com Ludmila Ferber. O testemunho representado no clipe foi experimentado pela líder do Diante do Trono por meio da pastora e amiga, Ludmila.

“A música gospel ganha exposição e mais do que alcançar os crentes, ganha o acesso a pessoas não cristãs que vão ouvir nossa mensagem”, explica Ana Paula Valadão a respeito da iniciativa do Troféu Promessas. Em entrevista, a ministra de louvor fala sobre o Ministério, o último projeto lançado, o CD/DVD “Sol da Justiça”, e abertura para a música evangélica por meio de premiações como esta do Troféu. Confira!

Troféu Promessas: O que representa para o Ministério participar do Troféu Promessas?
Ana Paula Valadão: Penso que o Troféu vem honrar os artistas cristãos que têm buscado fazer suas produções com excelência. Assim como nós que acabamos de gravar nosso CD e DVD “Sol da Justiça”. Foram muitos preparativos, ensaios, investimentos… Sei que nenhuma premiação conseguiria citar todo mundo que está fazendo algo excelente para Deus, mas sei que o Troféu Promessas buscou reunir a maioria dos que tem se destacado. Só de sermos indicados já é uma honra. Fazemos tudo para o Senhor primeiro, mas ficamos felizes em receber o reconhecimento das pessoas, que são o segundo motivo de fazermos o ministério, ou seja, servimos as pessoas.

Troféu Promessas: Já nessa nova fase e formato do DT, que como você mesma chama de “DTeam”, como é ser um referencial na música cristã para as gerações?
APV: Sempre tive uma visão para levantar as gerações que vêm depois de mim e trabalhei para isso. Hoje fico maravilhada em perceber que quase toda a minha equipe é formada por jovens que foram formados no Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT, um seminário de capacitação ministerial missionária). Eu não pensava que estava semeando para minha própria colheita! Cada vez mais me alegro em levantar outros e em perceber que os mais novos estão sedentos por referenciais. Mesmo sendo limitada posso me dispor e servir aos que estão olhando para mim.

Troféu Promessas: Explique a importância de um evento deste porte para os evangélicos, tendo a Rede Globo como apoiadora da premiação.
APV: O Troféu em si não é o mais importante. Tenho a certeza de que todos nós artistas cristãos que estamos concorrendo entendemos que a premiação aqui na Terra não é o nosso alvo, e sim a coroa de vitória que aguarda a todos os fiéis no Céu. Nossa recompensa será ouvir o Senhor nos aprovando como servos fiéis! Mas vejo a iniciativa do Troféu Promessas como uma grande oportunidade para nós cristãos, de chegarmos com nossa mensagem aonde não chegamos ainda. A maior televisão brasileira está abrindo espaço e proporcionando toda estrutura para promover um evento como esse. Sei que algumas pessoas no nosso meio não entendem assim, mas vejo essa oportunidade como algo que devemos valorizar e orar para que muitas vidas sejam alcançadas pelo testemunho do que o evangelho está fazendo no país. Acredito que mesmo os artistas cristãos que não foram indicados podem se alegrar e abençoar esse evento que é uma grande conquista para o Reino de Deus no Brasil.

Troféu Promessas: Como é expressar a vida de Deus em cada composição/ministração e concomitantemente manter um elevado nível de excelência técnica?
APV: Mais do que entretenimento, nossa música deve ser o reflexo de nossa busca pessoal por Deus. Sei que Deus pode usar qualquer um. Na Palavra diz que muitos dirão:“Senhor, em Teu nome curei enfermos, expulsei demônios, profetizei!” Mas Ele dirá:“Apartai-vos de mim, não vos conheço, vós que praticais a iniquidade.” (Mt 7.22.23.) Multidões, sinais e prodígios não são a marca de um ministério aprovado aos olhos de Deus que sonda e conhece nossa vida na intimidade. Quero ser sempre sincera e genuína, expressando por meio das minhas canções e eventos onde canto, a realidade da minha vida e relacionamento com Deus.

Troféu Promessas: Pela sua experiência como ministra de louvor e líder de um grupo, qual é a palavra que você deixa como conselho para outros grupos que estão nos primeiros passos de suas jornadas de serviço ao Senhor por meio da música?
APV: Que seus corações estejam firmados em Deus e na motivação correta de sempre agradá-lo em primeiro lugar. Não busquem grandeza, mas sim o que o Senhor nos ensinou, que o maior entre nós deve ser o que mais serve. Permitam que Deus abra as portas que Ele quer, no seu tempo, ao invés de forçarem as coisas acontecerem. Quando Deus faz é diferente, é sempre melhor. E acreditem sempre nos sonhos que Deus coloca em seus corações. Nada é impossível, ou melhor, tudo é possível ao que crê!

Troféu Promessas: Você tem sido uma das grandes incentivadoras e divulgadoras do Troféu Promessas. Você conhece no Brasil ou no mundo alguma iniciativa parecida? Qual a percepção que você tem de projetos como esse para a divulgação do Reino de Deus?
APV: Não conheço muitos eventos semelhantes, pois outras premiações renomadas que existem por aí têm votação fechada, em que apenas um grupo de pessoas pode indicar e votar. Já o Troféu Promessas tem votação popular e isso é mais justo, reflete a opinião do público que é alcançado por esses artistas. Assim, o evento divulga e promove o que realmente está merecendo destaque, que é o que as pessoas estão aprovando e estão querendo honrar. Meu apoio ao Troféu Promessas se deve mais ainda ao espaço na programação da Rede Globo, que vai ter o Ibope que ela tanto quer, e nos dará a oportunidade de levar nossa mensagem em TV aberta a milhões e milhões de pessoas no Brasil e mundo afora!

Troféu Promessas: O Diante do Trono é um dos pioneiros a adentrar o universo da mídia secular propagando a Palavra de Deus e é também um dos mais bem recebidos, principalmente na Globo. A que se deve essa abertura e como você vê mais esse espaço que Deus tem proporcionado para a difusão de Sua Palavra?
APV: Eu sempre me vi como uma “porteira”, uma abridora de portas no Reino de Deus. Posso dizer que nosso relacionamento com a Som Livre tem sido muito positivo e isso tem aberto portas para que o grupo Globo invista mais em outros artistas cristãos e no nosso meio em geral. Todo o tempo o que vejo não é a divulgação do meu ministério, ou desse ou daquele artista. São conquistas para o Reino de Deus.

Troféu Promessas: Como tem sido conciliar o lançamento do CD/DVD “Sol da Justiça”, viver intensamente em família, as ministrações e desenvolver tantos outros projetos?
APV: É um desafio, mas com sabedoria vou conseguindo conciliar tudo, cada coisa na sua ordem de prioridade. Deus, família e ministério.

Troféu Promessas: Por meio do Diante do Trono, a Igreja Batista da Lagoinha é conhecida como um celeiro da música cristã brasileira. Dentro dessa visão está o aperfeiçoamento dos dons que o Senhor concede. Um dos mais novos projetos, que já estava no seu coração há muito tempo, é a Fábrica de Artes. Como está o desenvolvimento do mesmo?
APV: As obras no prédio estão acontecendo e esta estrutura certamente será referencial não só no meio cristão, mas também secular. É um projeto maravilhoso e esperamos que possa começar a funcionar como Escola de Artes no início de 2012.

Troféu Promessas: Você acredita que de alguma maneira o Troféu Promessas pode incentivar o “aperfeiçoamento dos levitas”?
APV: Espero que sim! Vamos ser incentivados a fazer tudo com mais excelência, entendendo também o tempo em que vivemos. Não iremos alcançar apenas dentro das paredes de nossos templos, onde podíamos nos desculpar por não estarmos tão afinados etc. Nosso alcance vai ser cada vez maior, e nossa busca pela presença de Deus em meio aos nossos louvores e por uma musicalidade que atraia o não crente também será reforçada.

Troféu Promessas: Deixe uma palavra para todos que estão acompanhando a segunda fase de votação do Troféu.
APV: Votem! Participem! Nosso envolvimento pode impactar os não crentes que, pela primeira vez, estão fazendo algo desse tipo e investindo em nosso meio. Vamos mostrar para eles que vale à pena. Vamos mostrar que somos muitos. Vamos conquistar esse espaço e teremos mais e mais espaço na mídia brasileira. Quem sabe estamos começando a salgar esse mundo e a influenciar mudança e transformação no que aparece na telinha brasileira? Vamos lá!

Quartel Design – Assessoria
Por Thalita Daher | Capitã de Comunicação
Twitter: @quarteldesign

@LivresDT - Por César Costa (Troféu Promessas)
(livresdt@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Entrevista - Ana Paula Valadão fala sobre a segunda fase de votação do Troféu Promessas e sobre o CD "Sol da Justiça" - DT 14 "