Terremoto seguido de tsunami pode ter causado mais de mil mortes e desaparecidos no Japão

Por César Costa da Silva - 11 de março de 2011 Nenhum comentário

O forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, deixou mais de mil mortos ou desaparecidos, além de ter destruído regiões inteiras.

O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado no Japão.

A Polícia Nacional informou que 178 pessoas morreram, 584 estão desaparecidas e ao menos 947 estão feridas. A polícia da província de Miyagi disse que até 300 corpos de vítimas do tsunami foram encontrados na região costeira da cidade de Sendai. As autoridades acreditam que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que atingiu o litoral.

A agência Kyodo e outros veículos estimaram que o número de vítimas pode passar de mil. A maioria deles teria morrido afogada.


O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.


Carros, barcos foram arrastados, casas e outras infraestruturas foram destruídas, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes.

Um vídeo da TV local mostrou a onda gigante arrastando carros em sua chegada à costa.

Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas do tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.

'César Costa DT' mantendo você sempre informado sobre as notícias do Mundo.

César Costa DT (Fonte: Globo.com)
(cesarcosta5@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Terremoto seguido de tsunami pode ter causado mais de mil mortes e desaparecidos no Japão "