Com equipamento de proteção, agente procura sinais de radioatividade em criança.

O acidente nuclear ocorrido neste sábado (12/03) na central de Fukushima 1, no nordeste do Japão, foi avaliado no nível 4 numa escala que vai até 7, anunciou a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão.

A explosão na usina foi decorrência do forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa do país na véspera, gerando um tsunami devastador e mais de cem fortes réplicas. A preocupação em relação à possibilidade de contaminação nuclear persiste apesar de o governo japonês ter tranquilizado a população em relação às consequências do desastre.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, o acidente em Three Mile Island, nos EUA, em 1979, ficou no nível 5, e o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, no grau 7 da INES (Escala Internacional de Eventos Nucleares). Na escala, o nível 0 corresponde à ausência de anomalias, e o 7, a um acidente grave. No nível 4, o evento já pode ser considerado um "acidente".

A explosão que fez com que parte do prédio que comporta o reator número 1 derretesse. No entanto, o governo afirmou que o exterior do reator não foi danificado e pediu que a população local mantivesse a calma.

Ainda assim, as autoridades ordenaram a retirada dos habitantes a um raio de 20 km da usina.
O porta-voz do Estado, Yukio Edano, acrescentou que a radiação no local havia "diminuído bastante" após a explosão.

É o 'César Costa DT' sempre informando a você as principais notícias do mundo.

César Costa DT (Fonte: Globo.com)
(cesarcosta5@yahoo.com.br)

Nenhum comentário para " Acidente nuclear de Fukushima, Japão, está no nível 4 em escala que vai de 1 à 7. O pior acidente nuclear foi em Chernobyl "