Debates Evangélicos - 'Universidade também é lugar de ser exemplo'

Por César Costa da Silva - 8 de junho de 2010 1 Comentário
Iremos discutir hoje na Série Debates Evangélicos sobre um tema muito debatido entre os jovens, a universidade.

“O vestibular hoje em dia é temido e aguardado por milhões de jovens no mundo todo. Afinal, cursar o ensino superior abre inúmeras portas de emprego e "garante" uma melhor estabilidade financeira para um futuro mais certo.

Mas o problema é que os jovens ao entrarem na faculdade costumam se desviar dos ensinamentos cristãos em virtude de ensinamentos e contestações acadêmicas científicas que, muitas vezes, fogem da realidade bíblica.

Segundo o site "O Galileo": pesquisa realizada em 2006 por Steve Hernderson, presidente do Instituto Christian Consulting for Colleges and Ministries demonstrou que cerca de 58% dos jovens cristãos nos Estados Unidos se afastaram da Igreja ao ingressar à universidade. A pesquisa foi também aplicada dentro das universidades brasileiras e o resultado foi o mesmo.

Sem dúvida, não é apenas entrar na faculdade o difícil, mas se manter nela. Não falo na questão das notas, mas sim de uma realidade: se não estivermos realmente prontos para ouvir por um ouvido muitas filosofias que ali são ensinadas e as deixar sair pelo nosso outro ouvido, iremos acabar fracassando na nossa vida espiritual, e até morrendo nesse campo da nossa vida. Somos advertidos pelo Senhor em Mateus 5:13 de que devemos ser o sal da terra por onde quer que formos, e isto também inclui na faculdade. Sem dúvida, o campus de uma universidade é um local de aprendizado (seja para coisas boas ou más), e por isso, muitos jovens que não estão preparados espiritualmente, podem se corromper em meio a esse novo universo.

Nosso Mestre Jesus aos 12 anos teve a oportunidade divina de estar junto aos doutores e sábios de Israel “universitários da época” (Lc. 2.46-47), ou seja, estudar é algo bom, pois nos abre a mente e nos abre um campo mais amplo de conhecimento em nossa mente, e isso nos ajuda até mesmo a compreender a palavra de Deus. Mas infelizmente, essa realidade que afronta milhões de jovens cristãos é presente em nosso meio, e nos faz pensar que na verdade, se preferimos acreditar no que dizem os professores e não no que a Bíblia diz, é porque, realmente, nunca tivemos fé antes. Estávamos apenas vivendo de aparências, esperando apenas uma oportunidade (como a entrada na faculdade), para justificar seu desvio dos caminhos do Pai.

Outro fator existente é a discriminação por parte de pastores e lideranças que dizem ser maléfico a entrada dos jovens cristãos na universidade. Na verdade, o que falta mesmo é uma preparação por parte desses líderes e pastores com esses jovens. Assim, quando se depararem com alguma nova filosofia não terão dúvidas de que crer na Palavra de Deus é bem mais produtivo.

A nossa fé deve ser forte para suportar qualquer vento de falsos ensinamentos, porque assim, não seremos levados por eles. Firmar-se no Senhor sempre é a melhor opção, e isso deve ser feito o quanto antes, porque não é só na faculdade que temos a oportunidade de nos desviar do ensinamento verdadeiro, somos bombardeados por mentiras através da Televisão, Rádio, amigos, trabalho e até mesmo dentro das igrejas. Mas a nossa fé deve ser forte, ela é o nosso escudo (Efésios 6:16), e é pela nossa fé que conseguimos suportar qualquer opressão e dúvida.”

Tadeu Ribeiro.

Bibliografia Consultada:
Fonte da mensagem: http://www.portaldt.com/

Um comentário to ''Debates Evangélicos - 'Universidade também é lugar de ser exemplo'"

COMENTAR
  1. Boa reflexão! Sem dúvidas, é possível passar tb pela faculdade sem se "contaminar", a exemplos de Daniel e seus três amigos, q msm numa cultura, numa sociedade, num contexto diferente do original, conseguiram manter-se puros e fieis a Deus, sem se contaminar. Da msm forma, podemos e devemos ser sal e luz, fazer a diferença, influenciar positivamente (em vez de sermos mal influenciados). Graças a Deus, passei pela faculdade e hj faço mestrado, sem esquecer q tudo q somos e temos vem do Senhor. A Ele a glória. Parabéns ao site por boas sementes plantadas. Que em 2012 nossos frutos sejam bons desde as sementes. Amém e abraço a todos os irmãos do site! Marcello.

    ResponderExcluir